sexta-feira, 1 de junho de 2012

PENA DE SI MESMO, um grande PERIGO!


Ter pena de si mesmo é se colocar voluntariamente numa situação de fragilidade e inferioridade, subestimando sua capacidade de realização. Existe um padrão de ‘pena & incapacidade’, que, reforçado, nos estagna e compromete as conquistas importantes. Este padrão gasta um tempo enorme na construção de argumentos e motivos para nos entristecermos e nos sentirmos vítimas de algo absolutamente natural: As dificuldades. Sabemos que muitas vezes elas é que são as molas que nos impulsionam e que certamente valorizam nossas vitórias. Se fosse fácil que graça teria? 

Não digo que receber algo fácil seja ruim a curto prazo, mas o que vemos a longo prazo, e que um ditado popular bem antigo profetiza, é: ‘O que vem fácil, vai fácil’ – já parou para pensar o por que?  


Vejamos alguns pensamentos interno de autopiedade bem conhecidos:
- Estou mal, não tenho forças para reagir.
- Ninguém vê como estou sofrendo?
- Não recebo ajuda de Ninguém! Alguém tem que me ajudar.
- Eu tenho tentado de tudo, mas tem algo me prendendo, me atrapalhando.

Quando temos pena de nós mesmos, de forma inconsciente achamos que teremos atenção e ajuda. Isso vem da infância, nesta fase quando algo ruim acontecia, sempre vinha alguém em nosso socorro. Só que na maturidade isso inverte, nesta fase o “estado de coitadinho” afasta as pessoas, e nos coloca cada vez mais longe de nossos objetivos. Infelizmente muitos não conseguem perceber isso, mantendo-se neste estado criando sua própria solidão e sofrimento.
As pessoas bem sucedidas não vivem a se queixar de suas condições desfavoráveis, elas saem em busca de condições favoráveis, e se não encontram, se esforçam para criá-las. Tornam-se então independentes, que na fase adulta é um grande atrativo pessoal. 
O QUE FAZER? – é necessário ter Pensamos Construtivos de Amor Próprio:
- Algo de ruim aconteceu, como faço para resolver (melhorar)?
- Errei! Tudo bem, sem problemas, o que posso fazer para acertar? (focar na solução ao invés de focar no problema)
- Tá doendo, mas não vou ficar aqui parado. Qual é o remédio para aliviar a dor?
- Não deram muito certo as minhas ideias, mas só erra quem tenta fazer alguma coisa. O que posso fazer diferente para acertar desta vez?

Saber que você pode fazer diferente, e que pode buscar os recursos que te auxiliem, é a solução para nos reerguermos diante das situações difíceis. Tendo consciência da sua capacidade de superação, mantendo a certeza da realização e da concretização dos seus ideais, é o que te ajuda a perseverar. Claro que, às vezes, ficamos estremecidos e fragilizados diante de uma determinada situação. Talvez seja preciso um tempo para se refazer, mas de forma alguma devemos nos entregar e nos apiedar de nós mesmos.

Tem um ditado que se encaixa bem aqui. ‘Você não pode impedir que o urubu passe por cima da sua cabeça de vez em quando, mas pode e deve impedir que ele faça um ninho nela’

Alexandre Maia
Preparo Emocional para Concursos

Alexandre Maia, Psicólogo, com especialização em Psicoterapia Breve, Gestalt Terapia e Terapia Cognitivo Comportamental. Autor, com três livros publicados na áreas de auto-conhecimento “Assim dizia o velho ditado” Editora Lacerda; e “Se conselho fosse bom...” Editora Maud; "Preparo Emocional para passar em provas e concursos" Editora Impetus. Coaching com especialização em Coaching Executivo, live Coaching, Emotion Coaching e criador do Coaching Vital onde aplica tecnicas de Coaching e Terapia Cogniiva Comportamental aliada a práticas de respiração, relaxamento e tecnicas vibracionais exclusivas.

                           Oferecimento:



Um comentário:

  1. Muito bom o texto, realmente afastamos as pessoas com isso. Até porque acredito na lei da atração, pense coisas boas e vai atrair coisas boas, pensamentos negativos vão atrair coisas negativas. Jamais devemos sentir pena de nós mesmos, até porque nesse mundo ninguém é melhor que ninguém, todos erramos e acertamos, todos nós temos tristezas e felicidades e todos temos uma estrela que brilha, basta querer encontra-lá e não ficar sentado reclamando, só quem pode nos ajudar, é nos mesmos. Nós podemos tudo que queremos, basta saber se quer que a estrela brilhe ou continue apagada.

    ResponderExcluir