terça-feira, 31 de julho de 2012

Planejamento autoriza concurso para 83 vagas no Ministério da Cultura


O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou a realização de concurso público no Ministério da Cultura para 83 vagas de técnico de nível superior do Plano Especial de Cargos da Cultura.
De acordo com a portaria nº 314, publicada no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (31), os cargos se destinam à reestruturação dos sistemas de acompanhamento e de prestação de contas dos projetos culturais incentivados no âmbito da Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, em cumprimento à determinação constante do Acórdão nº 1.385/2011 do Tribunal de Contas da União.
O provimento dos cargos deverá ocorrer a partir de dezembro de 2012 e está condicionado à existência de vagas na data da nomeação; à declaração do respectivo ordenador de despesa, quando do provimento dos referidos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.
O prazo para publicação de edital de abertura para realização de concurso público será de até três meses contados da data de publicação da portaria.

 

Câmara dos Deputados abre concurso com 138 vagas e salários de até 14,8 mil


Câmara dos Deputados abre concurso com 138 vagas e salários de até 14,8 milEntre os dias 8 e 28 de agosto Câmara dos Deputados receberá inscrições para o concurso público com 138 vagas para Técnico Legislativo e Analista Legislativo nas funções de Museólogo, Técnica Legislativa, Taquígrafo e Médico.
O certame será organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).
INSCRIÇÕES
Para concorrer basta efetuar a inscrição por meio do endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos, no período entre 10h do dia 8 de agosto até às 23h59 do dia 28 de agosto, observado o horário oficial de Brasília/DF.
Os candidatos deverão pagar a taxa de R$ 90,00 para disputar as vagas para Analista Legislativo e de R$ 70,00 para Técnico Legislativo.
CARGOS E SALÁRIOS
São oferecidas seis vagas para Médicos nas áreas de Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia e Radioimagem. Para preenchê-las o candidato deve ter a formação em curso superior de Medicina, residência na área ou título de especialista e registro no conselho profissional. A remuneração será de R$ 14.825,69 em jornada de 30 horas semanais para atuar no Departamento Médico da Câmara dos Deputados.
Para preencher as duas vagas de Museólogo e garantir o salário de R$ 14.825,69 em regime de 40 horas semanais será necessário ter ensino superior completo na área. Neste caso, os contratados atuarão no Centro de Documentação e Informação ou Espaço Cultural da Câmara dos Deputados.
Já as 14 vagas para Taquígrafo Legislativo e 111 vagas para Analista Legislativo na função de Técnica Administrativa exigem a formação em curso superior de qualquer área. O vencimento mensal para ambas funções será de R$ 14.825,69 em regime de 40 horas semanais.
Os cargos de Técnico em Radiologia e Técnico em Gesso oferecem a remuneração de R$ 7.438,62 em carga horária semanal de 40 horas. Para preencher as cinco vagas o candidato deverá ter o ensino médio completo, curso técnico na área e registro no conselho profissional.
PROVAS
Segundo o edital publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 31 de julho, o concurso será composto de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, prova discursiva para o cargo de Analista Legislativo, exceto para Taquígrafo, além de prova prática de análise textual e prova prática de apanhamento taquigráfico, somente para Taquígrafo, prova prática para Técnico em Radiologia e Técnico em Gesso e avaliação de títulos para Médico e Museólogo.
As datas, os locais e o horário de realização das provas objetivas e das provas discursivas estarão disponíveis para consulta no endereço eletrônico da organizadora a partir da data provável de 24 de setembro de 2012.
Esse concurso terá a validade de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.
FONTE: www.in.gov.br

TJDFT abre 93 vagas para o cargo de Juiz de Direito Substituto


TJDFT abre 93 vagas para o cargo de Juiz de Direito SubstitutoO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT, faz saber que o Órgão Especial do Tribunal - Conselho Especial Administrativo, autorizou a realização de concurso para ingresso na carreira da magistratura (cargo de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal).
O concurso objetiva selecionar candidatos para o provimento de 93 cargos vagos de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal, quantitativo que poderá ser ampliado durante o prazo de validade do concurso, observadas a dotação orçamentária, a reserva de vagas e a necessidade do serviço.
Da Inscrição:
A admissão dos candidatos far-se-á mediante inscrição em duas etapas: preliminar e definitiva.
A inscrição preliminar deverá ser efetuada no período de 2 a 31 de agosto de 2012, das 13h às 18h, observado o horário oficial de Brasília-DF, na Comissão Permanente de Apoio ao Concurso para Juiz de Direito Substituto - CACJ, localizada na Praça Municipal, lote 1, do Fórum Des. Milton Sebastião Barbosa, bloco A, 7º andar, ala C, sala 729, Brasília-DF, CEP 70.094-900.
O pedido de inscrição preliminar será realizado em formulário próprio, disponível no endereço eletrônico www.tjdft.jus.br, dirigido ao Presidente da Comissão de Concurso, e acompanhado de comprovante original do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 210,00; cópia autenticada de documento de identificação, com foto, que comprove nacionalidade brasileira; 2 fotografias coloridas tamanho 3x4 e datadas a menos de 1 ano; e instrumento de mandato com poderes especiais e firma reconhecida no caso de requerimento de inscrição por procurador.
A taxa de inscrição deverá ser paga por intermédio de Guia de Recolhimento da União - GRU, disponível no endereço eletrônico do Tesouro Nacional (www.tesouro.fazenda.gov.br).
O concurso desenvolver-se-á de acordo com as seguintes etapas:
I - Primeira etapa: uma prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;
II - Segunda etapa: duas provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório:
a) prova escrita discursiva;
b) prova prática de sentenças.
III - Terceira etapa: de caráter eliminatório, que abrangerá as seguintes fases:
a) sindicância da vida pregressa e investigação social;
b) exame de sanidade física e mental;
c) exame psicotécnico.
IV - Quarta etapa: uma prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
V - Quinta etapa: avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Todas as etapas serão realizadas em Brasília-DF, em datas e horários constantes do cronograma anexo, admitidas eventuais modificações (antecipação ou adiamento).
O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 30 minutos da hora fixada para seu início.
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, contado da data da homologação do resultado final, e poderá, a critério do TJDFT, ser prorrogado uma vez, por igual período.

Ibama: Assinado contrato com Cespe/UnB. Edital sai até dia 10!


Quem espera ansiosamente pela publicação do edital do concurso público do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), que vai oferecer 300 vagas de técnico administrativo (nível médio), já tem uma boa notícia. A autarquia e o Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UNB) assinaram, na última quinta-feira, dia 26 de julho, o contrato para a realização da seleção. A informação é coordenador de Gestão do Desempenho dos Recursos Humanos, Albert de Jager, que também afirmou que o documento deverá ser publicado até o dia 10 de agosto, perto do prazo final, que é o dia 16.
Está prevista a aplicação de provas objetiva e discursiva. Legislação Ambiental foi confirmada como mais uma disciplina que será cobrada, além das anteriormente confirmadas Língua Portuguesa, Conhecimentos de Informática e Ética. Portanto, os interessados já têm mais uma matéria para começar a preparação antes do edital sair. Haverá vagas para todos os estados e o Distrito Federal, contudo a distribuição ainda não foi divulgada pelo órgão, o que deverá acontecer apenas com a publicação do edital, de acordo com informações de Alberto de Jager. O técnico admnistrativo do Ibama vencimentos de R$2.580,72 (R$1.489,52 de salário-base, R$787,20 de gratificação e R$304 de auxílio-alimentação). A carga de trabalho é de 40 horas semanais, com contratação pelo regime estatutário, garantia de estabilidade.
Analista - Além do concurso público para técnico administrativo, o Ibama promoverá outra seleção ainda este ano, para o cargo de analista ambiental. Serão oferecidas 108 vagas para candidatos de nível superior. Por conta dos preparativos para a realização do primeiro concurso, o grupo de trabalho ainda não foi formado. Com isso, ainda não há uma data prevista para a publicação do edital. Mas o prazo para ser divulgado é o dia 30 de outubro. Quem pretende se inscrever já pode começar os estudos, já que o conteúdo programático do concurso realizado em 2008 pode servir como  base de estudos, segundo informações de Albert.

 
Ética: exercícios ajudam a fixar matéria
Uma das disciplinas já confirmadas pelo coordenador de Gestão do Desempenho dos Recursos Humanos do Ibama, Albert de Jager, do concurso para 300 vagas de técnico administrativo é Ética. Tratando-se de cargos em órgãos públicos, essa é uma das matérias mais importantes. Para dar dicas aos candidatos da futura seleção do órgão, cujo edital será publicado em agosto, a FOLHA DIRIGIDA ouviu a professora Lara Brainer, que leciona na Degrau Cultural. Para ela, alguns tópicos devem ser estudados com atenção por aqueles que têm como meta passar e se tornar um servidor público federal.
"Os candidatos devem estudar tudo, mas principalmente temas recorrentes, como improbidade administrativa e uso da máquina administrativa. São temas obrigatórios em concursos que tenham Ética no conteúdo programático", afirmou. Na opinião da professora, fazer exercícios de concursos anteriores do Cespe/UnB, que organizará a seleção do Ibama, é muito bom, mesmo que essa seja a primeira vez que haverá um concurso para esse cargo. "É fundamental que o candidato resolva questões de concursos antigos. Isso ajuda a fixar a matéria que foi estudada. O ideal é se matricular em um curso preparatório. Uma dica boa para quem estuda por conta própria é, ao menos, entrar em turmas de exercícios", orientou.
Para a semana que antecede a prova, Lara afirmou que o melhor é ficar mesmo na resolução de questões de outros concursos já realizados. "Na última semana, quem se inscreveu só deverá estudar a matéria após ter errado nos exercícios, para acertar no dia que interessa. Na véspera, pode até estudar, mas tem que dormir cedo, pois o corpo precisa se recuperar, para na hora da prova estar relaxado", declarou.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Polícia Federal: AGU tem até 6 de agosto para recorrer da suspensão


A Advocacia-Geral da União (AGU) tem até a próxima segunda-feira, dia 6, para recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o concurso da Polícia Federal (PF) para 600 vagas de escrivão, delegado e perito, por não reservar vagas para pessoas com deficiência. A paralisação foi determinada por meio de liminar concedida pelo ministro Ayres Britto, presidente do STF, a pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do tribunal, o recurso que pode ser impetrado nesse caso é o agravo regimental, cujo prazo para apresentação é de cinco dias corridos. Como a decisão do ministro Ayres Britto foi proferida no último dia 9, portanto, durante o recesso no tribunal, o prazo será contado a partir desta quarta-feira, dia 1º, quando serão retomados os trabalhos. A AGU já informou que irá recorrer da decisão liminar, mas que só poderia fazê-lo após o fim do recesso. Segundo o órgão que representa a União, a contestação demonstrará a compatibilidade constitucional da ausência de reserva de vagas para deficientes nos cargos da PF, devido à natureza das atribuições dos policiais.
Ainda de acordo com a AGU, no retorno do recesso, também deverá ser julgado o recurso da União contra a decisão de março da ministra Cármen Lúcia, nos autos do Recurso Extraordinário 676335, na qual foi apoiada a suspensão do concurso. As provas da seleção estavam previstas para 19 de agosto. A suspensão é válida até que os editais sejam retificados para a inclusão da reserva de vagas para deficientes.

ServiçoResultados: www.cespe.unb.br

Tribunal de Justiça de Rondônia abre concurso para 119 vagas

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia divulgou edital de concurso público para 119 vagas em cargos de nível médio e superior. São 25 vagas para o cargo de técnico judiciário e 94 vagas para analista judiciário. O concurso também formará cadastro de reserva. Do total de vagas oferecidas, três são destinadas aos candidatos portadores de deficiência. Os salários são de R$ 2.599,54 para técnico e de R$ 4.675,45 para analista.

Os cargos de nível superior são para analista judiciário nas especialidades de administrador, analista de sistemas – desenvolvimento, analista de sistemas – suporte, analista processual, arquiteto, assistente social, biblioteconomista, contador, economista, enfermeiro, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, estatístico, fisioterapeuta, matemático, médico cardiologista, médico clínico geral, oficial de justiça, pedagogo, psicólogo e revisor redacional.
A vaga de nível médio é para técnico judiciário.
As vagas são para as cidades de Porto Velho, Presidente Médici, São Francisco do Guaporé, Cerejeiras, Guajará-Mirim, Jaru, Alta Floresta, Alvorada do Oeste, Costa Marques, Machadinho do Oeste, Nova Brasilândia, Santa Luzia do Oeste, São Miguel do Guaporé, Ariquemes, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Vilhena, Ji-Paraná, Buritis e Nova Brasilândia.
As inscrições devem ser feitas no período de 3 a 20 de agosto pelo site www.cespe.unb.br//concursos/tj_ro_2012. A taxa é de R$ 70 para nível médio e R$ 90 para nível superior.
A prova objetiva será aplicada no dia 30 de setembro, no período da manhã para nível superior e da tarde para nível médio. Ainda haverá prova de títulos para os cargos de nível superior. As etapas serão realizadas nas cidades de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé, Porto Velho e Vilhena.

TRT da 18ª Região - GO abre concurso com 11 vagas para Juiz Substituto


TRT da 18ª Região - GO abre concurso com 11 vagas para Juiz SubstitutoA partir dessa quarta-feira, 1º de agosto, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 18ª Região, Goiás, estará com inscrições abertas para o XIII Concurso Público destinado ao preenchimento de 11 vagas para Juiz do Trabalho Substituto.
Segundo o edital publicado no Diário Oficial da União de hoje, 30 de julho, o salário inicial é de R$ 21.766,15.
Os interessados em ocupar o cargo devem atender alguns requisitos como: estar em pleno exercício dos direitos civis e políticos; ter nacionalidade brasileira; estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares; ter três anos de atividade jurídica, exercida após a obtenção do grau de bacharel em Direito; ter bons antecedentes morais e sociais, bem como saúde física e mental e características psicológicas adequadas ao exercício do cargo; não registrar antecedentes criminais; e não estar sendo processado, nem ter sofrido penalidades, por prática de atos desabonadores no exercício profissional.
INSCRIÇÕES
Para se inscrever e participar do certame basta preencher a ficha de inscrição que estará disponível no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br, no período entre às 10h do dia 1º de agosto até às 14h do dia 30 de agosto, e pagar a taxa de R$ 180,00 por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) simples.
Com a inscrição efetivada pela internet, o candidato deverá remeter, durante o período de inscrições preliminares, à Fundação Carlos Chagas (Departamento de Execução de Projetos, avenida Professor Francisco Morato, nº. 1565, Jardim Guedala, São Paulo/SP - CEP: 05.513-900), os seguintes documentos:
  • original ou cópia autenticada em cartório do comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  • cópia autenticada de documento oficial de identidade;
  • duas fotos coloridas tamanho 3X4 e datadas há, no máximo, seis meses da data da postagem;
  • o comprovante de requerimento de Inscrição Preliminar Finalizada;
PROVAS
Ainda de acordo com o edital, o concurso será composto de cinco etapas, sendo a primeira constituída de prova objetiva, a segunda constará de prova escrita discursiva e da elaboração de uma sentença trabalhista, a terceira etapa será composta de inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico, a quarta será uma prova oral e a quinta será a avaliação de títulos.
Todas as provas serão realizadas na cidade de Goiânia, em locais e horários a serem definidos e divulgados com antecedência.
Este concurso terá a validade de dois anos, contados da data da publicação da homologação do resultado final, mas poderá ser prorrogado por igual período a critério do TRT da 18ª Região.
Para conhecer o conteúdo programático das provas e outros detalhes leia o edital completo.

TJ-SP: Edital será divulgado na primeira quinzena de agosto

O juiz João Baptista Galhardo Júnior, assessor da presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), adianta, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, que pretende publicar o edital do concurso para escreventes técnicos judiciários ainda na primeira quinzena de agosto. Para isto, o Tribunal está buscando recursos para ampliar a oferta inicial de mil vagas. "A nossa expectativa é que consigamos o maior número possível", ressaltou. Galhardo justificou a ampliação de vagas devido à grande demanda dos cartórios, principalmente os da 1° região, da Grande São Paulo. "Precisaríamos de aproximadamente 2 mil novos escreventes somente na primeira região,pois a saída de funcionários é maior que a entrada", explica.


Já está definido quando será efetivamente divulgado o edital do aguardado concurso para escrevente técnico judiciário? Já há uma previsão?

Estamos com a expectativa de que o edital seja divulgado ainda na primeira quinzena de agosto. Para isto, estamos buscando suplementação de verba para definir o novo estudo orçamentário do qual depende a definição de vagas do concurso. Podemos confirmar que o Tribunal já está com todos os preparativos prontos para publicar o edital: contratamos a empresa organizadora, analisamos como vai ser o concurso e dividimos os editais por cada uma das dez regiões administrativas, nova proposta visando promover descentralização administrativa. A ideia é abrir um concurso em cada sede das regiões  administrativas, de forma que a seleção aconteça em um mesmo momento, com provas na mesma data e que a quantidade de vagas seja a maior possível.

Em entrevista anterior o senhor havia afirmado que a previsão era de divulgar o edital no final de junho. A questão do orçamento do Tribunal dificultou essa divulgação?

Sem dúvida. Hoje estamos preocupados com a questão orçamentária. Precisamos de uma releitura do orçamento para ampliar a oferta de vagas no concurso. Estamos em tratativas com o Executivo para analisar a melhor forma de fazer esse concurso, principalmente no que diz respeito ao número de vagas a serem oferecidas. Assim que tivermos concluído a verba para realizar a seleção, poderemos definir a quantidade de vagas e em seguida liberamos o edital.

O Tribunal ao menos garante a oferta de mil vagas para escrevente?

É difícil determinar o número exato, mas nossa expectativa é que consigamos o maior número possível. O que temos neste momento é que pretendíamos já ter aberto o concurso e acredito que isso seja feito o mais rápido possível. Assim que tivermos a definição do orçamento para fechar o número de vagas divulgaremos o edital.


O senhor havia dito que haverá uma distribuição diferente em cada uma das dez regiões administrativas distribuídas pelo estado. Já há um balanço da carência de quantos escreventes serão necessários para cada região?

Sim. Já fizemos essa análise e sentimos, por exemplo, que a primeira região, da grande São Paulo, apresenta a maior carência, até por causa do volume de serviços. Depois, temos a região de Campinas, que é bastante considerável, de Ribeirão Preto e Bauru. Na 1° região, alguns cartórios, por exemplo, do fórum João Mendes, apresenta uma enorme necessidade de servidores.


Mas qual seria o número necessário de escreventes na 1° região, da Grande São Paulo, com sede na capital?

Na primeira região precisaríamos de aproximadamente 2 mil novos escreventes. Claro que na medida que vai passando o tempo esse número aumenta, por que, de acordo com o balanço que temos atualmente, a saída de funcionários é maior que a entrada. Anualmente, saem do Tribunal de 700 a 800 servidores por causa de aposentadorias, exonerações, licença saúde, etc. Por outro lado, a entrada é muito pequena, girando em torno de 300 a 350.

O senhor havia dito que as inscrições poderiam começar em agosto e se estender até setembro. O prazo será este mesmo?

Pensamos em um prazo de um a dois meses até para que haja o maior número possível de candidatos. Nas seleções anteriores o prazo foi mais ou menos de 30 a 60 dias. Estamos trabalhando exatamente com essa possibilidade, mas se pudermos enxugar um pouquinho para dar celeridade a este concurso, iremos utilizar um tempo menor.

Dúvida comum de quem pretende prestar o concurso é com relação ao conteúdo programático. A prova será estruturada da mesma forma dos concursos anteriores, com provas de Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Conhecimentos em Direito e Informática?

Exatamente, será nesses moldes. Já fechamos isto com a Fundação Vunesp e o que fizemos foi a atualização do programa, no sentido de contemplar as novas regras de Português que entraram em vigor em razão da nova ortografia. Mas, o concurso será nos mesmos moldes dos anteriores.

Após a divulgação dos aprovados a convocação será feita ainda este ano?

A ideia é chamar o mais rápido possível. Como disse temos unidades, tanto da capital quanto do interior, que estão trabalhando de forma muito precária, com déficit de recursos humanos. As comarcas precisam ser atendidas rapidamente. Terminou o concurso, publicamos a lista de aprovados e foi homologado, no dia seguinte começamos a chamar para a nomeação.

Qual mensagem o sr. poderia deixar para os interessados neste concurso?

Continuem estudando. O concurso terá um nível de dificuldade parecido com os anteriores mas, na medida com que o tempo passa, a procura pelo concurso público aumenta e a disputa será mais acirrada. Trabalhar no Tribunal de Justiça é muito dignificante é traz para o servidor uma condição de aprendizado excelente. Vários escreventes do Tribunal posteriormente bacharelado em Direito e tornaram-se excelentes advogados, promotores e juízes. Espero que os futuros candidatos continuem estudando e se preparando. A nossa expectativa é que o concurso saia o mais rápido possível. Desejo a todos sorte uma boa prova para ingressarem no judiciário paulista.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

OAB divulga resultado preliminar do 7º Exame de Ordem


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou o resultado preliminar do 7º Exame de Ordem Unificado. Após duas fases de provas (objetiva e prático-profissional), os bacharéis e estudantes de Direito podem consultar se foram aprovados no exame obrigatório para obter a carteira de advogado.

Foram aprovados na segunda e última etapa, aplicada em 8 de julho, os candidatos que tiraram a nota mínima 6 na prova composta de uma peça profissional valendo cinco pontos e quatro questões (valendo 1,25 ponto cada) sob a forma de situações-problema, nas seguintes áreas de opção do examinando: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente direito processual.

A partir deste sábado até terça-feira, às 12h, os participantes podem apresentar recursos ao resultado preliminar da segunda fase. Um novo resultado será divulgado após esse período.

MP-PA: Concurso para 283 vagas. 2º e 3º graus

O Ministério Público do Pará (MP-PA) abriu concurso para o provimento de 283 vagas com cargos que exigem níveis médio e superior. O prazo de inscrição começa as 10h do dia 8 de agosto. O vencimento é de R$1,848,38, para cargos de nível médio e de até R$4.751,42 para nível superior, sendo R$2.639,68 de salário base e R$2.111,74 referente à gratificação de 80% sob o salário base. As oportunidades são para diversos cargos. A validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.
As inscrições devem ser feitas no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), organizadora, no período das 10h do dia 8 de agosto até as 23h59 de 17 de setembro. Após preencher a ficha, os interessados devem imprimir o boleto e pagar a taxa, em qualquer agência bancária, de R$40, para nível médio, e R$56, para nível superior. O cartão de confirmação das inscrições estará disponível no período entre os dias 1 e 5 de outubro, no site da Fadesp.
Os portadores de necessidades especiais podem fazer o pedido de isenção entre 8 e 24 de agosto no portal da organizadora. Além disso, devem encaminhar, por meio de carta registrada ou Sedex, à Central de Atendimento da FadespP – Concurso MPPA (Rua Augusto Corrêa, s/n -Campus Universitário da UFPA, Guamá - Belém/PA, CEP:66075-110) a cópia do documento de identidade e da carteirinha ou declaração de cadastramento da instituição à qual pertence por ser deficiente
físico.
A avaliação será feita por meio de uma prova objetiva e redação, marcadas para o dia 21 de outubro. São 70 questões que abordam Conhecimentos Específicos e Língua Portuguesa, dentre outras disciplinas que variam de acordo com o cargo. Os candidatos de nível superior, aprovados na primeira etapa, serão convocados para uma avaliação de títulos. A data para esta convocação e para os demais passos do concurso seirão em edital completar.

SPTrans abre mais de 300 vagas de vários níveis e com salários de até 4,7 mil


SPTrans abre mais de 300 vagas de vários níveis e com salários de até 4,7 milSão 323 vagas de vários níveis de escolaridade, regime estatutário e salários que variam de R$ 846,20 a R$ 4.721,79 em jornada de 120, 180 e 200 horas mensais de trabalho. Estas são as oportunidades ofertadas pela São Paulo Transporte S.A (SPTrans) em processo seletivo que será organizado e executado pela Fundação Vunesp.
Para concorrer basta se inscrever pelo site www.vunesp.com.br, no período entre às 10h do dia 13 de agosto até às 16h do dia 10 de setembro, e pagar a taxa de R$ 30,00 para disputar as vagas de nível fundamental, de R$ 40,00 para médio e de R$ 70,00 para superior.
O candidato que não tem acesso à internet poderá utilizar os computadores dos postos do Programa Acessa São Paulo, em um dos endereços disponíveis no sitewww.acessasaopaulo.sp.gov.br.
De acordo com informações contidas no edital de abertura, todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva com questões equivalentes ao grau de escolaridade exigido por função. Além disso, haverá prova prática para Agente de Serviços Operacionais, Guincheiro, Técnico de Manutenção Elétrica e Técnico de Sistema de Transporte Júnior, prova de redação para Técnico de Processos Administrativos Júnior, Analista de Comunicação Pleno e Analista de Gestão Pleno, avaliação psicológica para Técnico de Sistema de Transporte Júnior e Guincheiro, e prova prático-profissional para Advogado.
A previsão é de que as provas objetiva, de redação e prático-profissional sejam aplicadas no dia 11 de novembro, em locais e horários que serão definidos e divulgados com antecedência.
Este processo seletivo terá a validade de dois anos, contados da data da homologação de cada cargo, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.
Para conhecer as atribuições dos cargos, conteúdo programático das provas e outros detalhes, leia agora mesmo o edital completo disponível aqui em nosso site.
CARGOS
  • Ensino Fundamental - Agente de Serviços Operacionais (Serviços de Manutenção Geral), Ajudante Geral (Manutenção Predial e Serviços Gerais) e Copeiro;
  • Ensino Médio - Agente de Informações, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Guincheiro, Mensageiro, Técnico de Edificações, Técnico de Informática, Técnico de Manutenção Elétrica, Técnico de Medições Rede Elétrica, Técnico de Processos Administrativos Júnior (Administração Geral), Técnico de Sistema de Transporte Júnior e Telefonista;
  • Ensino Superior - Advogado Pleno (Administrativo, Cível, Trabalhista e Tributário), Analista de Comunicação Pleno, Analista de Gestão Pleno (Administração Geral, Cargos, Salários e Carreira, Compras, Contábil, Desenvolvimento de Recursos Humanos, Econômico Financeiro, Financeiro, Folha de Pagamento, Licitações e Contratos, Planejamento Estrutural, Preços e Custos e Transporte), Analista de Informática, Analista de Marketing Pleno, Analista de Marketing Pleno (Web Designer), Arquiteto Pleno, Assistente Social, Auditor Pleno, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrica, Engenheiro Veicular, Médico Auditor e Médico do Trabalho.

Governo - SP autoriza 18 cargos vagos de Oficial Administrativo para o Detran


Governo - SP autoriza 18 cargos vagos de Oficial Administrativo para o DetranDespachos do Governador, de 26 de julho de 2012
No processo SPDR-2.287-12 - vols. I a VII (SGP-46.541-11), sobre autorização para o provimento de cargos:
"Diante dos elementos de instrução do processo, destacando-se a manifestação da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, autorizo a Pasta requerente a adotar as providências necessárias visando ao provimento de 18 cargos vagos de Oficial Administrativo, destinados ao Departamento Estadual de Trânsito - Detran-SP, mediante o aproveitamento de remanescentes de concurso público com prazo de validade em vigor, observadas as disponibilidades orçamentárias e obedecidos os demais preceitos legais e regulamentares atinentes à espécie."

Qualidade de Vida – Um guia para quem se prepara para um Concurso Público.


Muitas pessoas começam sua preparação para concursos imaginando que a aprovação, quando vier, trará toda onda de felicidade, solução financeira para as contas apertadas, carga horária de trabalho leve e com pouca exigência técnica. 
Mas a realidade não é bem essa e um plano mal elaborado de estudos e a escolha errada da carreira podem trazer grandes frustrações e infelicidade. Poucas ou nenhuma pessoa imagina que a aprovação em um concurso da área federal pode representar o início de um “ciclo migratório” que fatalmente começará pelas regiões mais afastadas dos grandes centros, onde a carência do serviço público é enorme.
Em termos práticos, trocar a tranquilidade de uma cidade que oferece serviços como cinema, hospital, padaria, vida noturna ativa – para citar só algumas características que você considera elementares – por um município longínquo, afastado do conforto e da comodidade de casa, muitas vezes com o clima diferente, em que o acesso pode se dar exclusivamente por meio de barco é um ponto que deve pesar na escolha de sua profissão.
Mas para ajudar na sua tomada de decisão e na elaboração de um plano de vida que começa com a preparação para concurso público – e frise-se, não vejo opção melhor de vida que a aprovação em um concurso público, por todos os argumentos que já estão cansados de se repetir (estabilidade, segurança, aposentadoria, plano de carreira) – quinzenalmente trarei algumas dicas e pontos de vista sobre a preparação para concursos públicos com nítido perfil que privilegie a consciência da escolha e a qualidade de vida, não só no processo de preparação mas, principalmente, no exercício de sua profissão.
Penso assim em abordar pontos que vão desde a escolha de sua profissão, a elaboração de um plano de estudos, determinação de metas, planejamento financeiro, como lidar com derrotas (sim, elas farão parte de sua vida por um determinado período), amigos dos quais você precisa tomar distância, família, lazer, hábitos de um concurseiro, indicação de livros e doutrinas específicas, além de falar dos editais que estão abertos e de suas características.
Para começar esse ciclo de conversas, repassaremos a decisão que você está pensando em tomar ou já tomou: a carreira pública. Saiba que de alguns anos para cá, principalmente com a promulgação da Constituição da República de 1988, o perfil dos profissionais que tomam posse mudou muito. Essencialmente, tomou viço a noção do múnus público, ou seja, a necessidade de servir à sociedade realizando um bom papel enquanto servidor público.
O nome já não deveria dar margens às dúvidas: servidor! Mas não foi essa a ideia que por muitos anos carregamos, acompanhando o desserviço que era oferecido pelos operadores dos órgãos públicos. Mas o que hoje percebemos muito com a ajuda da imprensa é a fiscalização dos órgãos com o estabelecimento de metas de produtividade que lembram a governança de empresas privadas. Ainda, a atuação Polícia Federal tem realizado relevante papel no enfrentamento da corrupção dentro de órgãos públicos, o que ainda é visto como um grande mal em nossas instituições.
Estes dois argumentos nos servem para pensar que a decisão pela carreira pública hoje é uma decisão madura, uma decisão que não acompanha o senso de que o “Brasil não é um país sério”, como disse o general e estadista francês, Charles de Gaulle. É certo que ainda não somos tão intolerantes como nossos vizinhos argentinos, mas já estamos no caminho.
Então, para você que está exatamente neste momento de vida, pensando em tomar a decisão de fazer concurso público ou já no caminho dele, saiba que a sociedade espera que você seja um servidor eficiente, respeitoso com o cidadão, correto e que, mais do que isso, que sempre esteja pronto para sugerir mudanças em prol de uma melhor qualidade de vida para aqueles que buscam ajuda ou esperam algum serviço do Estado.
Até nosso próximo encontro!
Leonardo Pereira

Leonardo Pereira, advogado e diretor do Instituto IOB, preparatório para concursos

Oferecimento: 

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MP-MA: Órgão anuncia concurso para 100 vagas. Níveis médio e superior

O Ministério Público do Estado do Maranhão vai realizar concurso, ainda este ano, para preenchimento de 100 vagas, além de formação de cadastro de reserva. Estão confirmadas oportunidades para os cargos de técnico e analista ministeriais para atuar na área de apoio do MPE.
A remuneração dos servidores é de R$2.056,46  para  os técnicos e R$3.919,18 para analistas. No valor, já está incluso o auxílio-alimentação de R$15 por dia (o que dá uma média de R$330 por 22 dias trabalhados), além dos vencimentos de  R$1.726,46 e R$3.589,18, respectivamente. De acordo com o promotor e integrante da comissão do concurso, João Leonardo Pires Leal, os candidatos que desejam participar da seleção precisam ter nível médio ou superior, respectivamente.
Para o cargo de analista, haverá chances para quem tem formação em qualquer área e para determinadas especialidades. “A diferença, no entanto, fica por conta do cargo de analista administrativo. Para se candidatar, basta ter nível superior em qualquer área. No último concurso, por exemplo, tivemos alguns químicos aprovados na seleção. Eles têm correspondido muito bem ao serviço proposto”, destaca o promotor.
Estre as especialidades abrangidas pelo cargo de analista estão a de Engenharia Civil, responsável por um percentual significativo no que diz respeito a carência de pessoal do órgão. O MP ainda pretende investir na criação de novos cargos, conforme adianta o promotor. “Vamos aproveitar este concurso para melhorar o quadro de pessoal do ministério. Para isso, as funções de assistente social, contador, administrador, bibliotecário e médico auditor estão em pauta”, destaca João Leonardo.
Um estudo detalhado sobre as principais carências do setor está sendo realizado. Após o mapeamento, uma solicitação deverá ser encaminhada para a Assembleia Legislativa para ampliar o quadro de pessoal de desses setores. Além da remuneração atrativa, os aprovados no concurso contam com alguns benefícios. O investimento na carreira acadêmica dos servidores é um bom exemplo.
Ainda de acordo com o promotor, uma reunião deverá decidir a organizadora do concurso. “Ainda não decidimos a organizadora, no entanto, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de
Brasília, o Cesp/UNB, é um forte candidato”, declarou João Leonardo. A previsão é que a instituição responsável pela realização do concurso seja decidida até agosto.

Último concurso - O último concurso para o órgão foi realizado em 2005/ 2006, também pelo Cespe/UnB. A oferta foi para os cargos de técnico (nas especialidades Administrativa, de Execução de Mandados, Informática e Saúde) e analista (nas áreas Administrativa, Contábil, Médica, de Arquitetura, Assistência Social, Comunicação Social, Documentação, Ecônomia, Engenharia, Ciências Sociais, Pedagogia, Psicologia, Análise de Sistemas, Direito e Odontológica).
Naquela época, 327 vagas foram ofertadas. A seleção contou com prova objetiva, em comum a todos os cargos, prova prática de digitação, aplicada apenas aos que concorreram ao cargo de técnico ministerial das áreas administrativa e execução de mandados, e avaliação de títulos, para os candidatos ao cargo de analista. Para o cargo de técnico, a avaliação objetiva contou com 60 questões sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades, Legislação, além de Conhecimentos Específicos de cada cargo.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Governo - PR anuncia concurso para contratação de 6.000 policiais militares


Governo - PR anuncia concurso para contratação de 6.000 policiais militaresO governador Beto Richa afirmou nesta quinta-feira (26 de julho de 2012) que até o final deste ano o governo estadual deverá lançar concurso público para a contratação de 6.000 policiais militares. O anúncio foi feito durante a instalação de mais duas Unidades Paraná Seguro (UPS) na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), no conjunto Caiuá e na Vila Nossa Senhora da Luz.
Richa afirmou que o governo está fazendo um grande esforço para recompor os efetivos das forças policiais e modernizar todo o sistema de segurança pública. "Herdamos uma completa situação de desmantelo e com o programa Paraná Seguro colocamos em prática um plano de ações de reestruturação da segurança pública", disse.
De acordo com o governador, o reforço do policiamento na CIC é prioritário porque a região é uma das mais violentas do Estado e tem grande densidade populacional. O bairro conta com 170 mil habitantes e terá quatro UPS e um Batalhão de Polícia Militar. "Cerca de 200 policiais civis e militares trabalharão de forma integrada e permanente na CIC, que é o maior bairro do Paraná", disse Richa.
Das quatro UPS previstas, a primeira foi instalada na semana passada na Vila Sabará. Nos próximos dias será implantada a base da Vila Verde. Outras duas unidades estão em funcionamento na cidade, nos bairros Uberaba e Parolin. "A instalação das UPS reduziu os índices de criminalidade nos bairros o que comprova a eficiência da ação integrada entre as polícias do Paraná, a comunidade e o município", afirmou.
Richa destacou que as experiências com as UPS mostram queda acentuada no número de crimes nas regiões que passam a ter policiamento comunitário. O governador reafirmou que outras quatro unidades serão instaladas em Curitiba até o final do ano. "A partir do ano que vem esta ação vai atender aos municípios do interior do Estado", explicou Richa.
PARANÁ SEGURO - O governador lembrou que já foram adotadas medidas práticas e efetivas para reestruturação do sistema de segurança pública. Ele citou como exemplo mais recente a abertura do Batalhão de Fronteira da Polícia Militar, em Marechal Cândido Rondon, que terá 500 policiais para atender municípios da região Oeste.
O programa Paraná Seguro prevê a contratação de 10,2 mil policiais, compra de 3,2 mil viaturas com tecnologia embarcada, implantação de 400 módulos móveis e construção de 95 delegacias. Além da modernização das estruturas dos demais órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública.
"São ações concretas baseadas em planejamento e utilização coerente do recurso público. O Governo do Paraná passa a dar exemplo aos outros Estados na área de segurança pública", afirmou o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César.
POLICIAMENTO - As unidades Paraná Seguro de Curitiba são coordenadas pelo subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel César Alberto Souza. Segundo ele, há um trabalho muito grande da corporação para capacitar os policiais para esta ação e aproximação com as comunidades atendidas.
O delegado geral da Polícia Civil do Paraná, Marcus Vinícius da Costa Michelotto, disse que na preparação para a ocupação da CIC foram cumpridos 63 mandados de busca e a identificação de 55 pessoas acusadas de homicídio. "A ação resultou na prisão de 37 pessoas acusadas dos crimes de tráfico de drogas e homicídios", afirmou.
Michelotto também ressaltou a participação de diversas unidades da polícia no projeto das USP, entre eles o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria); o Serviço de Investigações de Crianças Desaparecidas (Sicride); Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA); Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde (Nucrisa) e o Instituto de Identificação do Paraná.
Estiveram nas cerimônias de instalação, o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk; os deputados estaduais Mauro Moraes e Rasca Rodrigues.
Também compareceram ao evento os secretários municipais Hamilton Klein (Anti-drogas), Nazir Abdala Chain (Defesa Social); a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli; o administrador regional CIC, José Dirceu de Mattos; o presidente da União das Associações de Moradores do CIC, Iranei Fernandes.

Esaf abre 463 vagas de Assistente Técnico-Administrativo no Ministério da Fazenda


Esaf abre 463 vagas de Assistente Técnico-Administrativo no Ministério da FazendaCom o objetivo de prover 463 vagas de Assistente Técnico-Administrativo junto aos Centros Regionais de Treinamento dos Estados de São Paulo e Distrito Federal, foi lançado nesta quinta-feira, 26, o edital de abertura para o concurso público 028/2012 da Escola de Administração Fazendária (Esaf).
Segundo consta no documento, do total de vagas ofertadas 25 serão para pessoas com deficiência e o salário previsto para o cargo é de R$ 2.800,00.
Os interessados só poderão concorrer caso já tenham concluído o ensino médio.
De acordo com a Esaf, as inscrições poderão ser efetuadas a partir das 10h do dia 13 até as 23h59 de 26 de agosto pelo endereço eletrônico www.esaf.fazenda.gov.br, sob taxa de participação no valor de R$ 62,00. A informação é de que essa taxa deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União, também disponível no site de inscrição. Fica esclarecido que só poderão solicitar isenção total ou parcial do pagamento da taxa candidatos que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que sejam membros de família de baixa renda. Haverá, para quem não dispuser de acesso à internet, computadores disponibilizados nas Diretorias Regionais da Esaf para as quais as vagas serão destinadas.
Conforme cronograma do certame haverá prova objetiva composta por 90 questões na data provável de 28 de outubro, a qual será dividida em duas etapas, sendo a primeira de conhecimentos básicos, com 40 questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-quantitativo e Conhecimentos de Informática; e a segunda de conhecimentos específicos, com 50 questões de Direito Administrativo e Constitucional, Arquivologia e Gestão Pública.
Locais para acesso à internet
  • Esaf Brasília (DF) - Quadra 6, Bloco "O", 8º andar, Edifício Órgãos Centrais do MF. Telefones (61) 3412-5813, (61) 3412-5887 e (61) 3412-5800.
  • São Paulo (SP) - Avenida Prestes Maia, nº. 733, 21º andar, bairro da Luz. Telefones (11) 3376-1500 e (11) 3376-1509.

TRT-RJ: Edital em agosto com oferta inicial de 200 vagas, e previsão de muitas convocações


Até sexta-feira, dia 27, o Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ) deve anunciar a organizadora do novo concurso para técnico judiciário da área administrativa (nível médio - antigo 2º grau) e analista judiciário das seguintes áreas: administrativa (superior em qualquer área), judiciária e execução de mandados (ambas exigindo graduação em Direito). A previsão foi dada à FOLHA DIRIGIDA pelo desembargador César Marques Carvalho, presidente da comissão do concurso, na última quarta-feira, dia 25.
Conforme o magistrado, a divulgação do edital do concurso deve ocorrer na segunda quinzena de agosto ou, no mais tardar, no início de setembro. E também, segundo ele, estão sendo definidas as vagas iniciais (ele prevê algo em torno de 200 vagas, sendo 100 vagas para técnico e 100 vagas para analista), mas as contratações deverão atingir um número maior durante a validade do concurso. Em recente entrevista a FOLHA DIRIGIDA, a presidente do tribunal, Maria de Lourdes Sallaberry, informou que o órgão prevê a contratação de 600 aprovados, durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Historicamente, o tribunal convoca mais aprovados do que o número inicial de vagas. No concurso de 2004, por exemplo, quando a oferta inicial foi de 30 vagas,  o órgão convocou 21 vezes mais aprovados (632 foram chamados). A tradição se manteve em 2008. O tribunal abriu concurso para preencher 84 vagas e, até o momento, convocou 1.261 aprovados, sendo 859 para técnico e 442 para analistas. Os rendimentos iniciais (incluso auxílio-alimentação de R$710) são de R$4.762,96 para técnico judiciário, de R$7.321,39 para analista das áreas administrativa e judiciária e de R$10.195,05 para analista em execução de mandados, cuja remuneração já conta com R$1.344,97  de auxílio-transporte.
O desembargador César Marques Carvalho ainda reiterou que o último concurso do tribunal, em validade até setembro e outubro, dependendo do cargo, não irá atrasar a realização da seleção em pauta, e que o órgão planeja convocar os novos aprovados não muito depois que o processo seletivo anterior não for mais válido. Em relação aos aprovados do concurso de 2008, o TRT-RJ deve convocar ainda 209 aprovados em razão da recente criação de 12 varas para o órgão. O presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, autorizou o preenchimento dos cargos originados pela Lei nº 12.656/2012.
 
Programa anterior será mantido e já pode orientar estudos
Especialistas na área de concursos destacam que os interessados em concorrer a uma vaga de tecnico e analista do TRT-RJ devem iniciar logo a preparação, tomando como base o programa da última seleção, realziada em 2008. Segundo eles, quantos antes o candidato começar a estudar, maiores são as chances de obter a classificação. Em entrevista concedida em junho, o presidente da comissão do concurso, desembargador César Marques Carvalho, destacou que o programa anterior deve ser tomado como base de estudo, pois praticamente não será alterado.
“A única mudança que haverá é a exclusão de noções do programa BrOffice do conteúdo de Informática. O restante está tudo igual. Os futuros candidatos podem estudar tranquilamente pelo edital do concurso anterior, que todos vão se dar bem na hora da prova. Em Língua Portuguesa, fiquem atentos às novas regras”, disse o presidente da comissão do concurso, destacando ainda provavelmente as provas deverão ocorrer em novembro.

Técnico judiciário/área administrativa: confira o programa do último concurso

O cargo de técnico judiciário da área administrativa, que exige apenas o nível médio, promete ser o mais concorrido no concurso que será realizado pelo TRT-RJ. Por isso, os interessados já devem iniciar a preparação, tomando como base no programa da última seleção, realizada em 2008, e que FOLHA DIRIGIDA publica abaixo:

Conhecimentos básicos
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e estruturação de textos. 2 Ortografia oficial. 3 Acentuação gráfica. 4 Flexão nominal e verbal. 5 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 6 Emprego de tempos e modos verbais. 7 Vozes do verbo. 8 Concordância nominal e verbal. 9 Ocorrência de crase. Pontuação. 10 Valor lógico e sintático das preposições e conjunções.

RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Compreensão de estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação; analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Diagramas lógicos. 4 Princípios de contagem e probabilidade.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conhecimentos básicos de computação e microinformática. 2 Noções de trabalho em rede. 3 Conceitos de internet. Intranet. 4 Navegadores de internet. 5 Prevenção de vírus de computador e utilização de correio eletrônico. 6 Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso. 7 Sistema Operacional Windows XP e superiores. 8 Uso de editores de texto, em especial, o BR Office.
Conhecimentos Específicos
NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Constituição da República: conceito. A Constituição da República de 1988: Princípios Fundamentais. Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos. Dos direitos sociais, da nacionalidade, dos direitos políticos. Da organização do Estado: União, Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios. Da Administração Pública: disposições gerais, dos servidores públicos. Da Organização dos Poderes: do Poder Legislativo, do Poder Executivo, do Poder Judiciário. Funções Essenciais à Justiça: do Ministério Público.

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei nº 8.112/1990 e alterações posteriores. Regime Jurídico dos Servidores Públicos. Das Disposições Preliminares; Do Provimento, Da Vacância; Do Vencimento e Da Remuneração; Das Férias; Do Direito de Petição. Da Remoção e da Redistribuição; Da Substituição; Dos Direitos e Vantagens. Dos Deveres e Proibições. Da Acumulação. Das Responsabilidades. Das Penalidades. Do Processo Administrativo. Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999. Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992 e alterações posteriores.

NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO: Aspectos gerais. Conceito de relações de trabalho e relação de emprego. Princípios. Definição e fontes do Direito do Trabalho. Normas gerais de tutela do trabalho: da duração do trabalho, trabalho extraordinário e trabalho noturno. Contrato individual do trabalho: do salário e da remuneração. Da alteração do contrato de trabalho. Suspensão e interrupção. Rescisão do contrato de trabalho. Aviso prévio. Trabalho da mulher, estabilidade da gestante. Do salário do menor e do aprendiz. Direitos Constitucionais dos Trabalhadores. Da Justiça do Trabalho: dos serviços auxiliares da Justiça do Trabalho (da Secretaria da Vara do Trabalho, dos Distribuidores, das Secretarias dos Tribunais Regionais).

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO: Justiça do Trabalho. Organização. Jurisdição e Competência. Processo judiciário do trabalho. Atos, termos e prazos processuais, distribuição, custas e emolumentos. Partes e Procuradores. Nulidades. Contestação. Exceções. Conflitos de jurisdição. Decisão e sua eficácia. Dissídios individuais: procedimento ordinário e sumaríssimo. Forma da reclamação. Forma da notificação. Audiência de conciliação, instrução e julgamento: fases de seu desenvolvimento, finalidade. Provas: noções fundamentais, espécies, testemunhas e peritos, incapacidade, impedimentos, suspeição. Liquidação de Sentença. Execução. Títulos executivos.

Ibama: Edital com 300 vagas para técnico sai em agosto


Apesar dos esforços do grupo de trabalho, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) publicará o edital do concurso para a área de apoio no início de agosto, próximo à data-limite para a publicação (segundo portaria do Ministério do Planejamento que autorizou a seleção), que é dia 16, e não mais em julho. A informação é de Albert de Jager, coordenador de Gestão do Desempenho dos Recursos Humanos. A oferta será de 300 vagas de técnico administrativo, de nível médio, cargo que jamais teve uma seleção na história da autarquia. O Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), que já elabora o edital, organizará a seleção.
Estão previstas avaliações por meio de provas objetiva e discursiva. As disciplinas confirmadas pelo dirigente são Língua Portuguesa, Conhecimentos de Informática e Ética, mas certamente outras deverão ser incluídas. Portanto, especialistas recomendam que os futuros candidatos iniciem os estudos antes do edital sair. Haverá vagas para todos os estados e o Distrito Federal, contudo a distribuição ainda não foi divulgada pelo órgão, o que deverá acontecer apenas próximo à publicação do edital. O técnico administrativo do Ibama tem vencimentos iniciais de R$2.580,72 (R$1.489,52 de salário-base, R$787,20 de gratificação e R$304 de auxílio-alimentação), para carga de trabalho de 40 horas semanais. A contratação ocorrerá pelo regime estatutário, garantia de estabilidade.

Analista - Além do concurso para técnico administrativo, o Ibama promoverá outra seleção ainda este ano, para o cargo de analista ambiental. Serão oferecidas 108 vagas para candidatos de nível superior. Por conta dos preparativos para a realização do primeiro concurso, o grupo de trabalho ainda não foi formado. Com isso, ainda não há uma data prevista para a publicação do edital. No entanto, o prazo para ser divulgado é o dia 30 de outubro, conforme portaria do Ministério do Planejamento que autorizou a seleção. Ainda não foi decidido quais estados receberão esses novos analistas, pois nem todos serão contemplados. A maioria dos aprovados, disse Albert de Jager, deverá ser lotada na área de licenciamento, em Brasília, por conta das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Os vencimentos iniciais são de R$5.441,24, sendo R$3.375,64 de salário, R$1.761,60 de gratificação mensal por desempenho e R$304 de auxílio-alimentação. A carga de trabalho é de 40 horas semanais. Quem pretende se inscrever já pode começar os estudos, já que o conteúdo programático do concurso realizado em 2008 serve como base de estudos, segundo informações de Albert.