terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Guerra do concurso: quem é o inimigo?

Quem realmente quer passar num concurso sabe que entrará numa guerra. Mais ainda: sabe que lutará várias batalhas e que a aprovação pode não vir na primeira delas. Para não desistir nos momentos amargos, o “concurseiro” deve ter a mentalidade, a disciplina e persistência de um soldado. 
E qual é o inimigo nesta guerra? Num primeiro momento, o leitor pode ser levado a pensar no candidato melhor preparado, pois tem boa chance de tomar uma das vagas em disputa. Não, definitivamente não. O inimigo não é este. Identificá-lo e conhecê-lo é essencial para quem almeja a vitória.
No século VI a.C, o filósofo e militar Sun Tzu, autor de “A Arte da Guerra”, já dizia: “Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”. Se o inimigo não é o colega que toma assento ao meu lado durante as aulas, se não é meu vizinho que tenta a mesma vaga, quem é então?
Sente-se, leitor. Sente-se que eu vou responder. O pior inimigo, o primeiro deles a ser vencido é ... é ...
- Diga! Diga! Chega de suspense!
- Você.
- Eu? Como posso ser inimigo de mim mesmo?
- Você é seu pior inimigo quando se acha incapaz de aprender um conteúdo. É seu pior inimigo quando não prioriza os estudos. Por mais atarefado que você esteja, reserve ao menos uma hora do dia para estudar. A propósito, se você associa a aprovação ao esforço de estudar muito, também se torna seu inimigo, pois o segredo do sucesso não consiste na quantidade e sim na qualidade dos estudos.
Para incrementar a qualidade, faça opção por uma boa escola preparatória. Mesmo cansado, desanimado, aborrecido ... vá assistir às aulas mesmo assim. Ao final de cada lição, você poderá se sentir animado e eufórico com o aprendizado de um conteúdo que está no programa do concurso. Agindo assim, chegará o dia em que você, olhando no espelho, terá a sensação de que sua imagem estará dizendo: “Eu era seu pior inimigo. Mas você persistir tanto que decidi ser seu melhor amigo”.


Colaborador: Dr. José Roberto Lima - Professor de Direito, delegado federal e autor do livro “Como passei em 15 concursos”, da Ed. Método.

Oferecimento:


Um comentário:

  1. Ao Dr. Evandro, líder da equipe CONCURSEIRO GUERREIRO
    Muito obrigado por divulgar um dos meus artigos. Ajude-me a divulgar minha página. Ela está repleta de dicas para os concurseiros. Divulgue também minha disponibilidade para palestra em todo o Brasil.

    José Roberto Lima
    Autor de COMO PASSEI EM 15 CONCURSOS.

    Advogado, professor de Direito Penal, palestrante, articulista do Hoje em Dia de BH, delegado federal aposentado e mestre em Educação pela " Universidad del Centro de la Provincia de Buenos Aires ".

    ResponderExcluir