terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Como estudar para concursos nos feriados? Veja dicas

Ainda bem que o carnaval será logo no início de fevereiro. Infelizmente, brasileiro tem a mania de só começar a levar seus projetos a sério depois das festas de Momo. Mas, 40 dias depois teremos os feriados da Semana Santa. E este é o ano das Olimpíadas. E ainda teremos eleições municipais em outubro. E depois, ah, depois vêm as festas de fim de ano.
Enfim, 2016 é um ano que tem o risco de passar sem ninguém ver. O que você pretende fazer em relação a isso?
Se estamos aqui juntos, você tem o desejo de se tornar um servidor público, ou seja, ser aprovado em concurso. Como estão os seus estudos?
Todos temos dificuldades. Na melhor das hipóteses, quem não precisa enfrentar falta de dinheiro e de tempo, tem as distrações. E é a forma como lidamos com isso que define o momento em que começamos, de verdade, a concretizar nossos projetos. Até então, temos apenas desculpas e justificativas para continuar sonhando. Ou para desistir.

Metas diárias
Estabeleça metas diárias, seja de tempo, seja de tarefas. Se você percebe que é uma pessoa produtiva, mantém a concentração durante o estudo, e tem limitação de tempo porque trabalha, definir quantas horas vai estudar por dia é uma ação importante. Até para não invadir horário de sono e de outras atividades obrigatórias.
Se você está apenas estudando, tem todo o tempo do mundo - seja rigoroso com você. Acredito que metas de tarefas podem funcionar melhor, a menos que você seja realmente focado. Sugiro estabelecer um número “x” de páginas ou capítulos a serem estudados, incluindo exercícios e material para revisões posteriores. Isso, porque senão você pode se distrair durante o período de estudo, deixando simplesmente as horas escoarem e, com isso, se iludir de que cumpriu a meta. Na prática, não estaria indo a lugar algum em relação ao seu objetivo. No seu caso, se não cumprir as tarefas propostas, não poderá encerrar o estudo do dia. Pode ser que isso ajude a melhorar o comprometimento, nem que seja para ter algum tempo livre depois.
De todo modo, vale lembrar que os resultados na vida são proporcionais ao empenho, mais do que ao talento e independentemente das dificuldades enfrentadas.
 
Regras gerais
Encontre um lugar silencioso e confortável (sentado à frente de uma mesa), com boa iluminação e temperatura adequada. Se não tiver isso em casa, vá a uma biblioteca. O tempo de deslocamento é amplamente compensado com o ganho de produtividade. Construa uma rotina de estudo.

Deixe o celular em outro ambiente, no modo silencioso, fora do alcance da sua visão (de preferência, em outro cômodo ou dentro da bolsa ou mochila). 
Se precisar de computador para o estudo (vídeoaulas), seja absolutamente inflexível: não abra qualquer outra janela. Evite a tentação. Se alguma matéria estiver particularmente difícil, uma solução é refazer o módulo daquela disciplina a partir de outra fonte de estudo: curso (presencial ou pela internet) ou escolha outro livro e estude-o desde o início. 
O estudo em grupo, com pessoas comprometidas, ajuda a manter a motivação. Pode ser no modelo “irem juntos para a biblioteca e fazerem as refeições e intervalos de lanche juntos, mas cada um estudar sozinho” ou estudarem juntos mesmo, desde que observem sempre se está sendo produtivo ou apenas agradável.
No dia da prova, você não vai lamentar pelo tempo dedicado ao estudo nem achar que poderia ter sido menos. Se estiver bem preparado, vai agradecer por cada minuto de comprometimento. Ao contrário, se não tiver um bom resultado, vai lembrar que poderia ter estudado mais e melhor. Mude de atitude para aproveitar melhor o próximo edital.

Feriados
Dito isso, como agir nos feriados – estudar mais ou aproveitar para descansar? Depende muito da sua situação.
De modo geral, o equilíbrio é a melhor escolha: usar parte dos dias para estudar e tirar um dia a mais de folga e lazer. 
Para quem está trabalhando e estudando, sem edital publicado, os feriados são um momento especial para intensificar os estudos. Se houver alguma matéria mais difícil ou mais atrasada, é uma excelente oportunidade para fazer um período de dedicação exclusiva para sanar o problema.
Mas, se o edital estiver publicado, siga estudando como se não houvesse amanhã. Mantenha apenas o dia livre na semana para recuperar as forças.
Se a família e os amigos viajarem? Melhor ainda: você poderá ficar em casa concentrado, dando largos passos para a conquista do seu sonho.
Se for muito difícil para você resistir, lamento, mas parece que ser aprovado em concurso ainda não é o projeto da sua vida.

Por Lia Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário