sábado, 2 de janeiro de 2016

DIREITO CONSTITUCIONAL – CESPE DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS COMENTÁRIOS – PERISCOPE E YOUTUBE - PROF. MARCO MIGUEL

COMENTÁRIOS NO PERISCOPE:

@profmarcomiguel - 11h:30min - 03/01/2016

Acompanhe também:
  

Acerca dos direitos e das garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os seguintes itens.

01 (Administrador-FUB-Cespe-2015) Em nenhuma circunstância haverá penas cruéis ou de morte, de caráter perpétuo, de trabalhos forçados e de banimento.

02 (Administrador-FUB-Cespe-2015)  É garantida a livre manifestação do pensamento, ainda que na forma anônima.

03 (Administrador-FUB-Cespe-2015) É assegurada a ampla liberdade de associação, independentemente de autorização dos poderes públicos.

Acerca dos princípios fundamentais e dos direitos e deveres individuais e coletivos, julgue os itens a seguir.

04 (Administrador-MP-ENAP-Cespe-2015) O direito do cidadão de receber dos órgãos públicos informações de interesse coletivo inclui também aquelas imprescindíveis à segurança da sociedade.

05 (Administrador-MP-ENAP-Cespe-2015) No âmbito do tribunal do júri, que tem competência para processar e julgar os crimes dolosos contra a vida, são assegurados ao acusado a plenitude de defesa, o sigilo das votações e a soberania dos vereditos.

06 (Administrador-MP-ENAP-Cespe-2015)  Em nenhuma hipótese, o brasileiro nato poderá ser extraditado.

07 (Administrador-MP-ENAP-Cespe-2015) A ação popular deve ser proposta somente por partido político com representação no Congresso Nacional.

De acordo com os dispositivos constitucionais que abordam os direitos humanos e os direitos fundamentais, e considerando os objetivos e as diretrizes dos programas e órgãos acima mencionados, julgue os itens subsequentes.

08 (Agente-DEPEN-Cespe-2015) A inviolabilidade da correspondência e das comunicações, sejam elas telegráficas, de dados ou telefônicas, constitui direito individual fundamental, razão por que o texto constitucional veda o reconhecimento de exceções ao exercício desse direito.

09 (Agente-DEPEN-Cespe-2015) A lei penal somente pode retroagir para que o réu seja beneficiado.

10 (Agente-DEPEN-Cespe-2015) Entre outras, assegura-se aos presos a garantia do respeito à sua integridade moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário