quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

TRF-RJ/ES: Edital para técnico e analista está previsto para março

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2ª), que inclui os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, intensifica os preparativos do concurso para técnicos e analistas judiciários, cujo edital está previsto para março. No momento, o TRF-2ª estuda quais cargos serão oferecidos na disputa. Essa análise é mais criteriosa para funções específicas, pois as tradicionais, como a de técnico judiciário sem especialidade (nível médio), por exemplo, são dadas como certas, pois têm grande necessidade de pessoal. A Assessoria de Imprensa do TRF-2ª informou que é muito provável que as mesmas funções do último concurso, em 2011, sejam contempladas, mas isso ainda precisa ser confirmado. Já está certo que a seleção visará à formação de cadastro de reserva, para ser utilizado durante o seu prazo de validade. Acredita-se que, novamente, o concurso terá duração de dois anos, prorrogável por igual período, o que resultará em um bom número de convocações, assim como aconteceu nas últimas seleções.
Até dezembro de 2015, houve 1.056 convocações, sendo 963 no Rio (406 analistas e 557 técnicos - 486 administrativos e 71 de apoio especializado) e 93 no Espírito Santo (29 analistas e 64 técnicos - 60 administrativos e quatro de apoio especializado). Após finalizar o estudo das carências, será instalada uma comissão, para dar início à elaboração de um projeto básico e ao processo de escolha do organizador. Embora faltem muitas etapas até a divulgação do edital, o órgão segue confirmando para março, pois o prazo de validade da seleção anterior expira em 16 de julho e o TRF-2ª não quer ficar muito tempo sem um cadastro de reserva válido.
A seleção, segundo o presidente do TRF-2ª. desembargador federal, Poul Erik Dyrlund, ainda precisa ser aprovada pelo Conselho da Justiça Federal, encarregado de liberar as verbas para os tribunais. O concurso fez parte da pauta do último encontro, no dia 14, mas acabou não sendo discutida. A nova reunião ocorrerá em 17 de fevereiro, e há grande expectativa pela sua votação. O TRF da 3ª Região, que abrange São Paulo e Mato Grosso do Sul, inclusive já está com inscrições abertas para a área de apoio. Por isso, é muito provável que o TRF-RJ/ES também receba o aval para contratar novos servidores. O destaque da seleção de 2011 (deverá ser novamente contemplado neste novo concurso) foi o o cargo de técnico judiciário sem especialidade, que exige o nível médio e tem remuneração atual é de R$6.224,79. No 2º grau, houve oportunidades também nas áreas Administrativa e de Telecomunicações. Para analista, de nível superior e com rendimento de R$9.662,84, as áreas contempladas foram Administrativa, para qualquer graduação; e Judiciária, para bacharéis em Direito. Houve chances em outras áreas.


Técnico judiciário da área administrativa: veja programa anterior
Para quem pretende sair na frente nos estudos, FOLHA DIRIGIDA publica abaixo o programa do último concurso para técnico judiciário da área administrativa (apenas nível médio), que, segundo especialistas, deve ser tomado como referência neste momento de pré-edital.

CONHECIMENTOS GERAIS
PORTUGUÊS: Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Grafia e emprego dos porquês. Homônimos e parônimos. Emprego do hífen. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Advérbios. Conjunções coordenativas e subordinativas. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência da crase. Pontuação. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto.

MATEMÁTICA e RACIOCÍNIO LÓGICO: Matemática: Conjuntos numéricos: racionais e reais - operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal. Conjuntos numéricos complexos. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três (simples e composta). Porcentagem. Juros simples e compostos. Raciocínio lógico-matemático: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Noções de Direito Administrativo: Princípios básicos da Administração Pública. Administração direta e indireta. Órgãos públicos. Agentes Públicos. Ato administrativo: requisitos, atributos, classificação, espécies, revogação, invalidação e convalidação do ato administrativo. Poderes e deveres dos administradores públicos: uso e abuso do poder, poderes vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar e regulamentar, poder de polícia, deveres dos administradores públicos. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais: Lei nº 8.112/90 com suas posteriores modificações (atualizada). Provimento. Vacância. Direitos e Vantagens. Dos deveres. Das proibições. Da acumulação. Das responsabilidades. Das penalidades. Do processo administrativo disciplinar e sua revisão. Licitação e contratos administrativos: Lei nº8.666/93 com suas posteriores modificações (atualizada): Dos princípios. Das modalidades. Dos contratos. Da execução. Da inexecução e da rescisão. Das sanções. Lei nº 10.520/02: Do pregão. Do processo administrativo (Lei n° 9.784/99). Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92).

Noções de Direito Constitucional: Princípios fundamentais. Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos, dos direitos sociais, da nacionalidade, dos direitos políticos. Da Administração Pública: disposições gerais, dos servidores públicos. Da Organização dos Poderes: do Poder Legislativo, Do Poder Executivo. Do Poder Judiciário. Funções Essenciais à Justiça.

Noções de Direito Processual Civil: Das partes e dos procuradores. Dos órgãos judiciários e dos auxiliares da justiça. Dos atos processuais: forma, tempo e lugar. Dos prazos: Disposições gerais. Verificação e penalidades. Da comunicação dos atos processuais: cartas, citação e intimação. De outros atos processuais: distribuição e registro. Juizado Especial Federal: princípios e competência.

Noções de Direito Processual Penal: Do inquérito policial. Da ação penal: denúncia, representação, queixa, renúncia e perdão. Do juiz, do Ministério Público, do acusado e defensor, dos assistentes e auxiliares da justiça. Competência penal do STF, do STJ, dos TRFs, dos Juízes Federais e dos Juizados Especiais Federais. 

2 comentários:

  1. Ai foi passado matérias pra estudar nível Técnico. No caso quais a matérias que posso ir estudando para cargo de Analista pro TRF/RJ/ES? Me ajuda?

    ResponderExcluir
  2. Ai foi passado matérias pra estudar nível Técnico. No caso quais a matérias que posso ir estudando para cargo de Analista pro TRF/RJ/ES? Me ajuda?

    ResponderExcluir