O presidente do Senado, José Sarney, autorizou nesta quarta-feira (16) a realização de um concurso público para preencher 246 vagas em cargos do quadro de pessoal da instituição. Um ato publicado nesta quarta indica que a previsão é de preencher 104 vagas para técnico, 133 para analista e 9 para consultor. Ainda não foi definida uma data para realização do concurso.
O ato prevê que o Senado poderá convocar mais aprovados, durante o prazo de validade do concurso, na hipótese de surgimento de vaga no quadro de pessoal. Segundo um comunicado divulgado pelo Senado, o preenchimento de vagas, nesse caso, atenderá a ordem de classificação, a existência de dotação orçamentária e a conveniência administrativa.
A Diretoria Geral do Senado divulgou ainda uma nota explicativa defendendo a realização do exame. "O crescimento exponencial da demanda por serviços, aliado ao número crescente de aposentadorias de servidores do Senado - 652 desde 2008, 317 só este ano -, torna essencial a realização de concurso público para provimento de cargos no quadro de pessoal do Senado da República", diz o texto.
O último concurso para o Senado foi realizado em 2008. Na ocasião, foram cobradas as disciplinas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, para todos os cargos, e Língua Inglesa, Língua Espanhola e Informática, para áreas específicas.
FONTE: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário