sábado, 20 de setembro de 2014

Polícia Civil-DF: Divulgada a regulamentação para os concursos da Polícia Civíl

Foram divulgadas nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial da União (DOU), a regulamentação dos concursos para delegado e para os cargos de agente de polícia, agente penitenciário, escrivão, papiloscopista, perito criminal e perito médico-legista da Polícia Civil do Distrito Federal. A expectativa agora é de que organizadoras sejam definidas e os editais sejam divulgados em breve.
Os concurso para delegado, papiloscopista e perito médico foram autorizados no ano passado  A previsão é de que sejam oferecidas 300 vagas para delegado, sendo 100 imediatas, 157 para papiloscopista, com 50 vagas imediatas e 107 para reserva, e 40 para perito. Os três cargos exigem nível superior.
De acordo com os documentos, os concursos para esses cargos contarão com duas etapas, sendo a primeira dividida em 8 fases e a segunda composta pelo curso de formação profissional.
O concurso de delegado terá as seguintes etapas:  prova objetiva de Conhecimentos Gerais e Específicos; Discursiva; Exame Oral; Exames Biométricos e Avaliação médica; Teste Físico; Avaliação Psicológica; Sindicância de vida pregressa e investigação social e Prova de Títulos.
A prova objetiva tera questões de Direito Administrativo e Legislação Complementar, Direito Constitucional e Legislação Complementar, Direito Penal e Legislação Complementar, Direito Processual Penal, e Legislação Complementar, Direito Tributário e Legislação Complementar, Direito Civil/Empresarial e Legislação Complementar e Direito Ambiental e Legislação Complementar. Já a prova oral irá avaliar conhecimentos de Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal
Já o concurso para os cargos agente de polícia, agente penitenciário, escrivão, papiloscopista, perito criminal e perito médico-legista, as etapas consistem de prova objetiva de Conhecimentos Gerais e Específicos;Redação; Prova Prática de Digitação (apenas para o cargo de escrivão); Exames Biométricos e Avaliação Médica; Prova de Capacidade Física;  Avaliação Psicológica, Sindicância de vida pregressa e investigação social e Prova de títulos.
A prova objetiva será questões de Língua Portuguesa Conhecimentos Gerais e Específicos onde serão cobrados conhecimentos de assuntos ligados ao serviço de Polícia Judiciária, organização geopolítica do Distrito Federal e organização e manutenção da Polícia Civil do DF., entre outros.
Para a função de papiloscopista, é admitida graduação em qualquer área, enquanto a de delegado exige formação em Direito e perito-médico, em Medicina. Além do diploma, os interessados terão que possuir carteira de habilitação na categoria 'B'. Segundo a tabela de remuneração do governo do DF, os vencimentos iniciais de delegado e perito equivalem a R$14.037,11 e os de papiloscopista, a R$7.890,05.
O último concurso para delegado foi realizado em 2009, com oferta de 57 vagas, entre imediatas e em cadastro. Papiloscoista e perito tiveram suas últimas seleções em 2007. Foram oferecidas 36 vagas para papiloscopista e 11 para perito-médico, além de oportunidades em caráter de reserva. Nos três casos, a organização foi da Fundação Universa.

Anexos

TítuloDataTipo
18/09/2014PDF
FONTE: FOLHA DIRIGIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário