Quem busca uma vaga no serviço público estadual deve iniciar os estudos para o concurso do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ). Segundo o órgão, o pedido para a abertura da seleção em 2015 está sob a análise da Secretaria de Planejamento (Seplag), podendo receber logo a autorização. Embora não tenha informado os cargos e o quantitativo de vagas, é possível que as mesmas funções de nível superior (ou parte delas) sejam oferecidas, já que a validade do concurso de 2011 expirou este ano, e uma seleção para o nível médio encontra-se em vigor. Segundo uma fonte ligada ao Detran, o edital já estaria sendo elaborado para sair em março, com cerca de 750 vagas de analista de gestão e Trânsito (superior). No entanto, procurado pela FOLHA DIRIGIDA, o órgão não confirmou a informação.
Último concurso - Em 2011, 21.447 pessoas se inscreveram no concurso para 96 vagas de administrador, analista contábil, analista de documentação, analista de gestão e planejamento, analista de gestão e trânsito, analista de identificação civil e analista de tecnologia da informação. A seleção teve 50 questões, dez de Português, cinco de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), cinco de Matemática, dez de Legislação do Trânsito e 20 de Conhecimentos Específicos. Para aprovação, o candidato deveria acertar, no mínimo, 50% no total da prova e, pelo menos, 50% na parte específica.
Legislação de Trânsito - Assim como no último concurso para cargos de nível superior, a disciplina de Legislação de Trânsito deverá receber atenção especial por parte do candidato. De acordo com o professor Leandro Macedo, será preciso estar atento às modificações ocorridas na legislação. "As mudanças foram muitas, mas as principais são as Leis 1.2760/12 (que trata da Lei Seca) e Lei nº 1.2971/14 (que modifica o Código de Trânsito Brasileiro)". Ele diz ainda que o concorrente deve se preparar para uma prova difícil. "Acredito que o programa anterior seja mantido, já que tem se repetido nos dois últimos concursos. No entanto, a seleção é muito atraente e a prova é bem diferente da prova de habilitação. Nessa, o aprendiz deve ter conhecimento de uns 50 artigos do CTB, que possui 341. Além disso, no concurso exige-se ainda conhecimento de Resoluções do Contran e Portarias do Denatran", ressalta.
FONTE: FOLHA DIRIGIDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário