A língua portuguesa é uma matéria peso para muitos concurseiros, pois é uma disciplina que cai em praticamente todos os concursos. Por isso, o seu estudo é fundamental e engana-se quem pensa que já sabe tudo sobre a matéria e que não precisa estudá-la, pois ela é bastante rica em detalhes e requer um estudo contínuo por parte daqueles que querem se tornar servidores públicos.
Conforme o novo acordo ortográfico acentuam-se as palavras monossílabas que são terminadas em A(S), E(S) e O(S). Se, porventura a palavra monossílaba não terminar em algumas dessas letras, a palavra não será acentuada.
Em seguida, temos as palavras oxítonas, as quais se acentuam aquelas que são terminadas em A(S), E(S), O(S), EM e ENS. É importante que você não confunda estas palavras com as monossílabas, pois isso é muito frequente entre concurseiros. Monossílabas são aquelas que possuem apenas uma única sílaba. Neste caso, tônica, enquanto as oxítonas são aquelas palavras que possuem a última sílaba tônica. Nos referimos a parte tônica como a sílaba mais forte da palavra, lembrando que em cada palavra existe apenas uma sílaba tônica e o restante são considerados átonos que é a parte mais fraca.
Diante disso, temos as palavras que mais são acentuadas na língua portuguesa que são as paroxítonas, palavras que têm a penúltima sílaba tônica e assim, se acentuam as terminadas em: L, I(S), N, U(S), R, X, Ã(S), ÃO(S), UM, UNS, PS, DITONGO (S).
Por fim, temos as proparoxítonas que são aquelas palavras que possuem a antepenúltima sílaba tônica e, portanto, são todas acentuadas. São consideradas a parte mais fácil no que se refere às regras de acentuação da língua portuguesa.
FONTE: CONCURSOS ATUAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário