domingo, 25 de maio de 2014

Dicas para memorizar o conteúdo que foi estudado

Hodiernamente, estudar para concursos públicos não é tarefa fácil, uma vez que existe uma vasta quantidade de matérias a serem apreendidas e aplicadas no momento da prova. Diante disso, é necessário que se aplique algumas técnicas a fim de aprender mais rápido e evitar alguns erros. Por isso, vamos abordar algumas técnicas de memorização juntamente com alguns erros o qual precisam ser evitados.
A princípio é bom que o estudante aprenda algumas estratégias mnemônicas para conseguir gravar o conteúdo por aquele momento ou até mesmo, pelo resto de sua vida. Desta forma, as melhores coisas a se fazer para guardar um conteúdo na memória são:
Perguntar ao professor, sempre que surgir dúvidas e ser curioso, para sair da aula sabendo o conteúdo; reler e pesquisar o conteúdo no mesmo dia em que foi transmitido em sala de aula; usar vários mecanismos de aprendizado, como ler, assistir vídeo aulas, transmitir o conteúdo. Isso automaticamente irá submeter o conteúdo às nossas três memórias, que são: visual, auditiva e sinestésica; ler e reler o conteúdo.
Não basta apenas uma leitura, é importante que o candidato faça algumas releituras, pois é nesse momento que conseguimos fixar o conteúdo; manter-se concentrado durante todo o processo de aprendizado, isso estimula o aluno; evitar estudar cansado, pois atrasa os estudos; alimentar-se a cada três horas para conseguir acelerar o metabolismo; evitar as inúmeras marcações de texto que fazemos durante os estudos. Primeiramente, tente explicar a si próprio o que conseguiu aprender; elaborar resumos e fichamentos; responder milhares de questões, juntamente com simulados; estudar por mais tempo a matéria que se sabe menos; jamais deixe uma dúvida passar em branco, pois isso pode trazer sérios problemas; não tente ingerir comidas diferentes no dia da prova, isso pode causar alguns desconfortos; por fim, sempre dê intervalos após estudar por um determinado período de tempo. Isso o ajudará a reter mais a matéria estudada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário