domingo, 30 de outubro de 2011

Especialista dá dicas de como se preparar para concursos


Uma das principais dúvidas dos concurseiros é como se preparar, o que estudar, quanto tempo dedicar a cada disciplina. Para responder a essas dúvidas, o diretor pedagógico do curso preparatório Academia do Concurso, Paulo Estrella, esteve no segundo dia da 2ª Feira da Carreira Pública, e prendeu a atenção dos presentes que encheram sua palestra.
"Não tem nenhuma mágica para estudar. A pessoa só deve ter consciência de que é preciso agregar conhecimento, de forma inteligente e racional, mas com muito esforço", ressaltou Estrella. Para ele, a melhor maneira não é estudar muito, e sim estudar o necessário, pesquisando as disciplinas, como são cobradas e quais temas são exigidos.
Durante a palestra, ele dividiu dois possíveis tipos de candidatos: os que não sabem muitos detalhes de determinada matéria, e os que têm conhecimento da disciplina. Segundo o diretor, os primeiros devem conhecer a teoria para, a partir daí, fazer questões de provas anteriores. Enquanto que os outros, precisam fazer o inverso.
Em relação a todo o conteúdo programático divulgado no edital, que muitas vezes é grande demais, o palestrante aconselha que o foco seja nos itens que já foram cobrados anteriormente. "É humanamente impossível saber todo o conteúdo que está no edital. Por isso, antes de tudo, é preciso ter ideia do que caiu nos últimos concursos da organizadora", explicou. Estrella ainda lembra que a demora da definição de quem irá organizar a seleção tem como solução o candidato se basear no último edital da instituição, para depois dar enfoque nas questões da banca escolhida.
Estrella completa dizendo que o candidato deve construir o hábito de estudar, sendo honesto consigo mesmo e nas metas, montar uma planilha com os horários dos dias dedicados ao estudo e aproveitar todo o tempo disponível. Além disso, ele acredita que o erro é fundamental. "Quando a pessoa erra, ela fixa o conteúdo. Errar faz parte do processo. É importante voltar às questões que o candidato não sabe", afirmou.

Fonte: Feira da Carreira Pública-RJ/Folha Dirigida

Paulo Estrella, da Academia dos Concursos, fala o que estudar e como dividir o tempo disponível

Nenhum comentário:

Postar um comentário