Depois de um período de indefinições, o edital do concurso para 100 vagas de papiloscopista da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro já tem previsão para ser divulgado: será no dia 15 de maio, de acordo com informação passada, na última quarta-feira, 16, pela diretora da Academia de Polícia (Acadepol), delegada Jéssica Almeida. Segundo ela, falta apenas que o documento, que já foi finalizado pelo IBFC (organizador), seja aprovado pela assessoria jurídica da corporação. A diretora da Acadepol ainda disse que as inscrições deverão abrir logo após a divulgação do edital, estendendo-se até a segunda quinzena de junho. Já as provas objetivas, primeira etapa da seleção, deverão ser aplicadas em 20 ou 27 de julho, data que ainda será confirmada.
As 100 vagas do concurso poderão ser disputadas por candidatos que tenham nível superior em qualquer área e carteira de motorista do tipo B. Os vencimentos atuais do cargo são de R$4.995,32. Os selecionados são contratados sob o regime estatutário, que garante estabilidade. Agora com a previsão do edital sair daqui a menos de um mês, quem pretende participar da seleção deve focar na preparação e intensificar os estudos. A recomendação da diretora da Acadepol é para que os interessados tomem como base o concurso para oficial de cartório, porque é o que tem o conteúdo programático mais atualizado, principalmente na parte de Direito.
O último concurso para papiloscopista foi realizado em 2002. Na ocasião, os candidatos passaram por prova objetiva, que contou com questões de Língua Portuguesa, Noções de Direito Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional e Noções de Informática). Depois, ainda houve teste de capacidade física, exame psicotécnico, exame médico, prova de investigação social e curso de formação.
FONTE: FOLHA DIRIGIDA
O CONCURSO DE PAPILOSCOPISTA É DE NÍVEL MÉDIO ?
ResponderExcluirABRAÇO
Não, nível superior em qualquer área.
ResponderExcluir