Feito essa identificação da proposta de redação, em seguida o candidato jamais poderá fugir do tema proposto para não ser eliminado. Cabe lembrar que nos últimos editais, muitas provas têm cobrado diversos tipos de temas, o que é chamado de “injunção”. Porém, nem sempre isso vem com clareza nos editais e é necessário que o candidato esteja bastante atento a isso.
Quando a organizadora é a Fundação Carlos Chagas na grande maioria das vezes ela costuma cobrar temas de abordagem filosófica, na qual são tratados sob forma de “Dissertação Argumentativa”, o que exige uma estrutura mais formal: introdução, desenvolvimento e uma breve conclusão. Por fim, é bom lembrar que dificilmente essa banca solicita um tema específico, com a exceção da Redação Oficial.
Porém, quando a banca examinadora for o Cespe/UnB, a redação costuma ser uma “Dissertação de Caráter expositivo” e o candidato precisa abordar dois ou três aspectos sobre o tema específico do concurso, previsto no edital. Esse tipo de prova exige uma atenção redobrada por parte do candidato, pois ele precisa decifrar o assunto e estruturar muito bem os parágrafos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário