segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ANSIEDADE - Um Fantasma que você pode e deve se livrar


A ansiedade ou nervosismo é a combinação de sentimentos de apreensão, medo e preocupação. É um estado emocional caracterizado por um conjunto de reações psicológicas e fisiológicas relacionadas a situações de perigo real ou imaginário, ou pela pressa em ter ou fazer algo. Em excesso provoca sensações físicas desagradáveis e provoca uma desordem cerebral gerando pensamentos negativos e catastróficos. 
Um pouco de ansiedade é natural nestes momentos de decisões, mas em excesso desequilibra e prejudica o bom desempenho do candidato, tanto no decorrer do ano de estudo, na preparação para o concurso quanto na hora da prova. Certamente é melhor prevenir, e isto deve começar o mais cedo possível. 
Infelizmente com a vida atribulada de hoje, a ansiedade acaba tornando-se constante. Em níveis muito altos, a ansiedade impede o desenvolvimento intelectual, pois o aprendizado e a memória são bloqueados. 
A ansiedade está ligada ao medo, e isso derruba a auto-estima do candidato. A pessoa ansiosa se julga incapaz de realizar as coisas, e passa a ter um grande medo de errar, este comportamento nas provas é fatal.

Sintomas da ansiedade mais prejudiciais para o candidato:
• Fadiga e insônia
• Irritabilidade e instabilidade
• Tensão e dificuldades para relaxar
• Pensamentos negativos e catastróficos 
• Sensação de impotência


COMO CUIDAR DA ANSIEDADE


Terapias comportamentais e cognitivas são as formas de psicoterapia eficientes para tratar a ansiedade, assim como atividades físicas, práticas de relaxamento, e, principalmente, técnicas respiratórias. Pois uns dos principais sintomas físicos da ansiedade é a aceleração do ritmo cardíaco e respiratório. Exatamente onde as técnicas de respirações mais atuam, no equilíbrio do ritmo cardíaco e respiratório.
Alguns alimentos também ajudam na redução da ansiedade, como o alface que acalma e é ótimo para amenizar a irritação. A banana diminui a ansiedade e ajuda a ter um sono tranqüilo por ser rica em magnésio. Uma banana por dia é o ideal. A carne possui aminoácidos que melhoram o funcionamento do cérebro e também no combate a ansiedade. A laranja, rica em vitamina C, é energética, previne a fadiga e ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. Tem bastante cálcio que é relaxante muscular e ajuda a reduzir tanto ansiedade como o estresse. 
As atividades físicas como caminhada, natação, hidroginástica, pilates, ciclismo, aeróbica, yoga, entre outras também são excelentes para diminuir a ansiedade, estresse, depressão e cansaço, elas proporcionam energia e disposição, acalmam a mente e produzem serotonina que é o hormônio que dá a sensação de prazer. Dançar é uma das atividades que mais gosto de recomendar, principalmente para as mulheres, porque além dos benefícios do exercício é bastante divertida.

No treinamento e no livro Preparo Emocional para Passar em Provas e Concursos, ensino e indico um exercício bem simples que funciona como uma ginástica e necessitam de apenas 10 minutos diários de prática. É o Yoga Vital que proporciona os benefícios da atividade física, e também ativa os centros energéticos do corpo, trazendo vitalidade, muita energia e disposição para todo o organismo. Esta receita é um antídoto para ansiedade.
Alexandre Maia
Preparo emocional para concursos

Alexandre Maia, Psicólogo, com especialização em Psicoterapia Breve, Gestalt Terapia e Terapia Cognitivo Comportamental. Autor, com três livros publicados na áreas de auto-conhecimento “Assim dizia o velho ditado” Editora Lacerda; e “Se conselho fosse bom...” Editora Maud; "Preparo Emocional para passar em provas e concursos" Editora Impetus. Coaching com especialização em Coaching Executivo, live Coaching, Emotion Coaching e criador do Coaching Vital onde aplica tecnicas de Coaching e Terapia Cogniiva Comportamental aliada a práticas de respiração, relaxamento e tecnicas vibracionais exclusivas.

                           Oferecimento:





                                                                






Nenhum comentário:

Postar um comentário