quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PARA CONCURSO NÃO SE ESTUDA, SE PREPARA


A grande maioria dos candidatos a concurso público, principalmente os iniciantes, se preocupam apenas em estudar muito e não dão a devida atenção ao COMO estudar. Há um conjunto de técnicas, de conhecimento e de dicas excelentes para uma boa preparação e essencial para a aprovação em concursos. Infelizmente, ainda hoje, muitos concurseiros ainda acham que, se ater a tais detalhes, é perda de tempo. 

A pressa é uma fonte de problemas para a maioria dos concurseiros. Porque eles simplesmente param tudo, e estudam de forma obsessiva. Sofrem um enorme desgaste emocional, por sacrificarem demais as suas vidas, o que faz com que muitos desistam de seus sonhos.

Estudar para concurso não basta simplesmente estudar, estudar e estudar e são muitos os candidatos que estudam bastante. Mas qual é a diferença entre os aprovados e os reprovados? 
Para o concurseiro não basta ‘estudar para concurso’, ele precisa é ‘se Preparar para o Concurso’. Neste preparo, o estudar bastante é básico e fundamental, e também uma das partes do preparo. Não é o todo e nem o bastante para vencer a disputa cerrada dos concursos.

Além do bom e intenso estudo, alguns temas são fundamentais para o bom preparo. Conhecer o Caminho do Concurseiro - saber as dificuldades que todos enfrentam: como a falta de concentração, a falta de tempo, a falta de disciplina, a falta de auto-estima e a falta de motivação. É necessário saber porque estas faltas acontecem, e o que fazer para solucioná-las. E quando bate o desânimo e a vontade de desistir, que atitudes vencem estes poderosos obstáculos? E o que fazer quando dá aquele medo danado de não passar, ou aquela baita preocupação de que a prova é muito difícil, ou que tem muitos candidatos para pouca vaga? Como agir para não desequilibrar, não se desesperar e acabar perdendo o foco? E nos momentos de apatia, que não dá vontade de fazer nada! Mesmo forçando, não conseguimos ânimo para fazer o que precisa ser feito. E o hábito, infelizmente bastante comum de procrastinar, e ir deixando tudo para depois, empurrando com a barriga, deixando tudo para última hora. Como é que se acaba com isso?

Fora aquelas dúvidas comuns, tipo ‘tenho que estudar quantas horas por dia para passar?’ ‘Aonde é melhor estudar?’ ‘É preciso largar tudo e só estudar, ou equilibrar as coisas é melhor?’ ‘E se é melhor equilibrar, como se faz?’ ‘Como consigo ter disciplina, me organizar, e ainda levar minha vida com um mínimo de normalidade?’

Tudo isso passa pela cabeça dos concurseiros, e saber responder cada uma destas dúvidas e desafios é parte fundamental do Preparo Emocional necessário para se preparar e passar em provas e concursos.

O concurseiro ainda precisa aprender a fazer um plano de estudo, definindo horários, matérias e material de estudo, mas, para isso, é preciso saber o que é um plano de estudo, o que deve ser feito e como deve ser feito. Contar com técnicas de estudo que tornam a aprendizagem mais rápida e melhoram a memorização é válido. O concurseiro precisa delas, pois os editais estão cada vez maiores. Outra parte fundamental é SABER FAZER PROVA. Muitos bons candidatos perecem neste quesito. Aprender como se começa a prova, quais questões responder primeiro, conhecer o estilo da banca examinadora, conhecer o edital - muitos fazem concursos sem terem lido o edital, isso quer dizer que entram no jogo sem saber as regras. 

E por fim, e não menos importante, o concurseiro precisa de Autoconhecimento. Precisa aprender como funciona principalmente seu cérebro e sua memória; a melhor e mais interessante forma de estudo que o fará aprender melhor e mais rápido; a tornar sua forma de estudo agradável; conhecer e ressignificar seus medos e crenças negativas e, finalmente, fazer seus acordos internos para atingir suas metas.

Bom, dá para perceber que não é à toa que se chama Maratona dos Concursos. É uma maratona sim e, apresentada desta forma, até assusta, mas conforme você vai conhecendo, amadurecendo, eliminando as dúvidas e ganhado ritmo, muitas destas questões vão se resolvendo sem que você perceba. Outra coisa, que é uma grande vantagem, ao se preparar bem, seu estudo e seu nível de entendimento, de aprendizagem e de memorização vão crescendo bastante junto com seu bem-estar, sua autoestima e sua segurança, e você vai se sentindo cada vez mais motivado por perceber que sua aprovação e seu sonho estão cada vez mais próximos.
Nas próximas semanas escreverei aqui no Blog do Concurseiro Guerreiro sobre estes temas que mencionei, tirando muitas destas dúvidas e dando alguns bons atalhos para ajudar a facilitar cada vez mais o seu caminho na maratona dos concursos. 

Um grande abraço a todos.

Alexandre Maia, Psicólogo, com especialização em Psicoterapia Breve, Gestalt Terapia e Terapia Cognitivo Comportamental. Autor, com três livros publicados na áreas de auto-conhecimento “Assim dizia o velho ditado” Editora Lacerda; e “Se conselho fosse bom...” Editora Maud; "Preparo Emocional para passar em provas e concursos" Editora Impetus. Coaching com especialização em Coaching Executivo, live Coaching, Emotion Coaching e criador do Coaching Vital onde aplica tecnicas de Coaching e Terapia Cogniiva Comportamental aliada a práticas de respiração, relaxamento e tecnicas vibracionais exclusivas.

                         Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário