Em
mais de uma década de magistério, perdi a conta dos alunos que me agradeceram
por terem passado num concurso ou vestibular. Geralmente, eles não se
manifestam pelo aprendizado jurídico, e sim pelas dicas de como estudar.
Minha
primeira preocupação de professor não é lecionar os conteúdos do Direito. Antes
disso, os alunos precisam aprender a aprender. Para tal fim, precisamos ser
criteriosos nas anotações e revisões. Também precisamos resgatar o valor da
audição, um pouco desprezada nestes tempos modernos.
A
imagem, na maioria das vezes, é apenas um formato bonito de um conteúdo que só
se revela no texto ou no áudio (no texto porque é um meio de registro para
consulta; no áudio porque permite ao ouvinte construir suas imagens pessoais,
em vez de receber tudo mastigado, privando-lhe da construção do seu
próprio conhecimento).
Um
professor pode fazer uso de mapas, tabelas etc. Contudo, na essência, uma aula
é composta de áudio, isto é, uso da palavra. A exceção é para os alunos com
deficiência auditiva. Nesse caso, é óbvio que a linguagem de sinais é composta
de imagens. Entretanto elas têm significados gramaticais, tratando-se, pois, de
mensagens que podem ser anotadas para revisão. Fora esse caso, a maioria das
imagens serve apenas para nossa orientação e deslocamento no espaço, sendo
descartadas em seguida.
Estima-se
que, ao longo da vida, memorizamos apenas três por cento do que vemos. Por
outro lado, gravamos cinquenta por cento do que ouvimos. Se fizermos anotações,
saltamos para noventa por cento. Depois de três dias, caso não consultemos as
anotações, esse percentual despenca
para três por cento, o mesmo índice da visão. Fazendo uma revisão no prazo de
três dias, gravamos, para o resto da vida, setenta por cento do que ouvimos.
Essa
técnica de ouvir, anotar e revisar me é muito útil na condição de mestrando e
também de professor. Foi assim que aprendi
a aprender. Foi assim que aprendi a
ensinar. E é assim que ensino a meus alunos para que eles aprendam a aprender. Se você quer seguir este caminho, ouça, anote e revise.
Colaborador: Dr. José Roberto Lima - Professor de Direito, delegado federal e autor do livro “Como passei em 15 concursos”, da Ed. Método.
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