Nos últimos anos a necessidade crescente de uma gestão mais eficiente e em consonância com as aspirações da sociedade pelo oferecimento de bens públicos de qualidade, tem demandado uma crescente renovação do funcionalismo público, o que por sua vez remete a concursos concorridos e com candidatos sempre bem preparados.
Nesta seara, contudo, muitos concurseiros insistem em focar apenas nas disciplinas consideradas “principais” para seu certame, e descuidam-se daquelas consideradas “acessórias”, mas que podem - e tem assim se mostrado – muitas vezes significar a diferença entre o êxito ou a reprovação.
Uma destas disciplinas trata justamente dos conteúdos de atualidades, que para muito além de sua utilização quando presente como disciplina isolada é referência para a resolução de uma série de questões de outras matérias e, sobretudo, fundamental para qualquer boa redação.
Como sabemos, redação tem tido um peso crescente nas últimas avaliações, versando - em grande parte delas - sobre temas do mundo contemporâneo, o que envolve uma vastidão de assuntos, que com certeza não podem ser adequadamente compreendidos num curto espaço de tempo. Daí a necessidade de se estudar com constância e seriedade aquilo que faz parte de nossa realidade nacional e internacional, em campos tão diversos como economia, cultura, política, meio ambiente, etc.
Uma boa “bagagem” de conteúdos de atualidades facilita o desenrolar dos argumentos na redação; fornece “insumos” para a introdução e fechamento; tranquiliza o candidato quanto ao que escreve e assim permite que a boa técnica redacional aflore, tornando a redação mais uma porta para a aprovação.
Mas se é assim, onde buscar estas informações?
Temos uma vastidão de fontes, e por isso mesmo muitos alunos se “perdem” neste campo vasto, desperdiçando um tempo importante para a sua preparação.
Por isso sugerimos algumas mídias que podem leva-lo a uma melhor relação tempo-conhecimento adquirido; vamos lá:
- Revista semanal (IstoÉ, Carta Capital, Veja, Época), com linhas editoriais diferentes, mas inegável qualidade de publicação.
- Sites como o da bbcbrasil.com.br; g1.com.br; veja.com.br. O cuidado aqui deve estar em se escolher apenas um site e segui-lo. Lembre-se: navegar a esmo na net significa preciosos minutos (ou horas) perdidas de estudo.
- Guia de atualidades abril vestibular: embora feito para o público vestibulando, tem baixo custo, excelente conteúdo e atende em “cheio” as necessidades de nossos editais.
Por todo o exposto acima, a experiência tem nos mostrado que uma preparação eficiente e focada, não pode em qualquer hipótese, descurar de qualquer ferramenta que nos permita alçar uma pontuação mais elevada, afim de que nossos sonhos não fiquem apenas no reino dos desejos, mas se concretizem com a tão desejada APROVAÇÃO!
Alex Mendes:
- Bacharel em Filosofia pela UFRJ e em Geografia; Pós Graduado em Geopolítica e Mestrando em Economia; Professor há 15 anos ministrando aulas em vários estados, tais como: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas e São Paulo.
- É colaborador da Folha Dirigida e do Jornal dos Concursos. Ministra aulas de atualidades e conhecimentos gerais e economia em cursos preparatórios para concursos em locais como Academia do Concurso Público, Maxx, Ícone Concursos, Ápice, PLA Concursos, LFG, Cejjuf.
- Autor (no prelo) do livro de Geografia da Coleção Conceito - para admissão à Carreira Diplomática e de provas comentadas de atualidades, este pela Editora Litera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário