Olá, pessoal!
Hoje, vou tratar da prova discursiva de Técnico Administrativo do concurso do Ministério Público da União (MPU/2010), que ficou conhecida como “a prova da discórdia”. Pelo menos oito em cada dez candidatos que tiveram suas provas discursivas corrigidas receberam nota inferior a 5,0 pontos. Entre esses alunos, a maioria obteve nota entre 1,0 e 3,0 pontos. Resumo da brincadeira: centenas de recursos contra as correções realizadas pelo CESPE (banca realizadora do concurso), irrisórios deferimentos de pontos capazes de alterar, significativamente, o cenário pré-recursal e, claro, muita gente competente eliminada do concurso em virtude da prova discursiva.
Indignados por considerarem que o tema da prova extrapolava o conteúdo programático estabelecido pelo edital (ou seja, atualidades), os candidatos tentaram cancelá-la. Naquele momento, lembrei-me das aulas que havia ministrado para os candidatos ao MPU. Certamente os havia orientado a respeito da sistemática que o CESPE vem adotando: ainda que o edital informe que o conteúdo será atualidades, esta banca tende a estabelecer paralelos entre um assunto da atualidade e um ou mais aspectos do conteúdo programático para o cargo sob avaliação. E foi, justamente, isso que ocorreu no concurso do MPU/2010 para o cargo de Técnico Administrativo.
1. Analisando o enunciado da questão.
Não vamos nos debruçar sobre as controvérsias em relação à extrapolação, que foi alegada pelos candidatos. Não vamos porque não há controvérsia a ser esclarecida. No conteúdo programático para a prova objetiva, consta o estudo do planejamento. A cobrança, na prova discursiva, desse conteúdo da prova objetiva coordenado com um tema da atualidade (preparativos para a Copa do Mundo da FIFA de 2014) é plenamente aceitável, pois essa sistemática já está consolidada em exames anteriores realizados pelo CESPE. O objetivo da banca em realizar provas discursivas com essa organização sistêmica é (a) evitar “achismos” na confecção de um texto de caráter argumentativo e (b) checar se o candidato tem a capacidade intelectual para relacionar os conteúdos teóricos com situações práticas.
A prova discursiva para o cargo de Técnico Administrativo do MPU/2010 tinha o seguinte enunciado:
Os atrasos na criação e na aprovação de projetos de infraestrutura e a falta de planejamento para a Copa do Mundo de 2014 estão preocupando os membros do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva. Segundo um dos representantes regionais dessa organização, esses atrasos podem gerar prejuízos de tempo e de dinheiro, visto que as obras e os serviços tenderão a ficar mais caros.Internet:<www.atarde.com.br> (com adaptações).Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO (ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL) PARA O SUCESSO DA REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL
A primeira coisa que você tem de fazer ao decidir escrever um texto é ter a certeza de que ele é parte de um processo de comunicação estabelecido entre você e a banca. Nesse processo, é necessário compreender exatamente o que a banca “diz” a você no enunciado, ou seja, você deve construir o sentido do texto dela para que consiga, na produção do seu texto, responder à comunicação. Como se faz isso? Bom, eu diria que lendo criticamente a proposta. E como se lê criticamente? Buscando alcançar o conhecimento que deve ser partilhado por meio de um processo constante “ativação” e “costura” de conhecimentos científico, acadêmico, linguístico, de mundo, de costumes etc.
Vejamos os conhecimentos que deveriam ter sido ativados pelos candidatos ao cargo para escrever a redação.
A) No texto motivador, o autor afirma “esses atrasos podem gerar prejuízos de tempo e de dinheiro”.
Conhecimento ativado de Administração Geral. O candidato deveria ter ativado esse conhecimento sob a forma de implícito, lembrando-se dos princípios de eficácia(economia racional [tempo, mão de obra, material]), de eficiência (alcance das metas estabelecidas) e de efetividade (transformação da realidade). Evidentemente, o autor do texto motivador está chamando a atenção para a não observância do princípio da eficácia pelos organizadores/realizadores brasileiros da Copa da FIFA de 2014. É possível não haver uma economia racional dos recursos produtivos e, ainda assim, observar os princípios de eficiência e de efetividade? Eu creio que sim. Claro que haverá um custo extra para cumprir as metas e, eventualmente, transformar a realidade.
B) No tema, a banca insere o segmento: “sucesso da realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil”.
Você concorda que esse segmento gera certa dúvida a respeito do que exatamente a banca está falando? Mas não é tão complicado assim! Alcançar o sucesso, em se tratando de atividade do Estado, significa observância ao princípio de administração geral da eficácia de gestão e ao princípio de Direito Administrativo da eficiência da administração pública.
Conhecimento ativado de Direito Administrativo e/ou Administração Pública. Outro conteúdo que deveria ter sido ativado pelo candidato é o princípio da eficiência da administração pública, segundo o artigo 37 da Constituição Federal. Maria Sylvia Zanella Di Pietro (Direito Administrativo. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2008. p. 79) ensina que esse princípio, advindo com a Reforma Administrativa Federal, “submete toda atividade do Executivo [gestão da coisa pública] ao controle de resultado”. Assim, o Estado deve, além de observar o princípio da eficácia (principalmente, poupando dinheiro público), submeter-se ao princípio constitucionalmente imposto da eficiência. Alguns especialistas advogam a tese de que o Estado deveria mirar seus projetos sob a égide do princípio da efetividade, ou seja, buscando em todas as suas ações transformar a realidade do país. Isso se aplicaria, por exemplo, no projeto Copa da FIFA de 2014, pelo qual todas as obras deveriam tornar-se benefícios para a população e não apenas servir aos propósitos do evento. No caso específico da nossa redação, fiquemos apenas com os princípios da eficácia e da eficiência para inferir o valor do termo “sucesso”.
C) No tema, a banca insere o segmento: “importância do planejamento (estratégico, tático e operacional)” para o evento Copa do Mundo de 2014.
Conhecimento ativado de Administração Geral e Pública. É, neste ponto, que centenas de candidatos comprometeram seu texto e, por conseguinte, reprovaram no concurso. Podemos dizer que, neste segmento linguístico, estava a chave para resolver a questão. A banca desejava que o candidato estabelecesse um paralelo argumentativo de como os três níveis de planejamento, se realizados de maneira correta, podem contribuir para evitar gastos desnecessários ao erário e para garantir que todos os preparativos para a realização do evento sejam realizados.
2. A estratégia de construção do texto.
Ativando os conhecimentos acima descritos, o candidato preparado observava que a banca NÃO desejava que ele conceituasse ou descrevesse os três níveis do planejamento. Ao contrário, a banca pressupunha que o candidato dominasse tal teoria eesperava que ele relacionasse esse conhecimento teórico com uma circunstância real atual, ou seja, a Copa do Mundo de 2014. Os guias do planejamento de um evento como a Copa do Mundo devem ser, conforme indicação indireta presente no enunciado, os princípios da eficácia (racionalidade econômica) e da eficiência (cumprimento de prazos e metas).
A única estratégia viável, neste caso, é defender a tese de que o planejamento é responsável pelo sucesso do projeto público Copa do Mundo de 2014. Defendendo essa tese, o candidato precisaria demonstrar COMO cada um dos níveis do planejamento (estratégico, tático e operacional) deveria ser empregado no caso concreto.
Abaixo, vejamos quatro exemplos de textos originais de candidatos que concorreram ao cargo de Técnico Administrativo do MPU/2010. Nos dois primeiros exemplos, os textos foramconstruídos de acordo com o solicitado pela banca (ambos os candidatos obtiveram nota 9,87) e, nos dois últimos exemplos, os textos não foram elaborados de acordo com o solicitado (um candidato recebeu nota 2,1 e o outro, 4,08).
TEXTO 1
Redação de ex-aluno da Profa. Vivian Müller. A nota atribuída ao candidato foi de 9,87 pontos, sendo que a nota de conteúdo (organização e estrutura geral do texto) foi de 10,0 pontos.
TEXTO 2
Redação de candidato disponível na internet. A nota atribuída ao candidato foi de 9,87, sendo que a nota de conteúdo (organização e estrutura geral do texto) foi de 10,0 pontos.
TEXTO 3
Redação de candidato que solicitou recurso à Profa. Vivian Müller. A nota atribuída ao candidato foi de 2,1 pontos, sendo que a nota de conteúdo (organização e estrutura geral do texto) foi de 2,3 pontos.
TEXTO 4
Redação de candidato que solicitou recurso à Profa. Vivian Müller. A nota atribuída ao candidato foi de 4,08 pontos, sendo que a nota de conteúdo (organização e estrutura geral do texto) foi de 4,6 pontos.
3. Apresentando um texto nota máxima.
A seguir, um exemplo de texto que elaborei para que vocês vejam como deve ser estruturado um texto nota máxima em termos de conteúdo, de organização e estrutura das ideias e de domínio da norma culta da Língua Portuguesa.
Como acontece com todos os projetos de grande vulto, a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, deverá ser resultado de um rigoroso planejamento, efetivado nos três níveis de organização. A observação constante dos objetivos nos níveis estratégico, tático e operacional conferirá, ao longo do projeto, a certeza de que o evento alcançará êxito.
O planejamento estratégico para a Copa de 2014 já foi consolidado no Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a realização da Copa de 2014. Tal plano, baseado nas garantias que o Governo brasileiro ofereceu à FIFA quando se candidatou a país-sede da Copa de 2014, estabeleceu os objetivos e as metas gerais para a realização do evento, como, por exemplo, a classificação das ações e projetos (governamentais e não governamentais) de acordo com a prioridade de suas realizações.
Com base nas informações e orientações do Plano Estratégico, atuarão, em nível tático, os órgãos responsáveis pela governança da gestão, que são o Comitê Gestor da Copa (CG-COPA), o Comitê Executivo da Copa (CE-COPA), o Comitê Organizador Local (COL) e as Câmaras Temáticas Nacionais (CTNs). Essas entidades têm, conjuntamente, como objetivo coordenar e consolidar as ações e projetos (governamentais e não governamentais), estabelecer metas e monitorar resultados de implementação e execução do Plano Estratégico.
Também é competência dos membros da governança para a Copa de 2014 realizar o planejamento operacional. Essa atividade deverá ser desempenhada em grupos de trabalho internos específicos para cada ciclo de gestão delimitado pelo Plano Estratégico. Esses ciclos são: primeiro, os projetos de infraestrutura (mobilidade urbana, estádios, aeroportos e portos); segundo, os projetos complementares de infraestrutura de suporte e serviços (segurança, infraestrutura turística, energia, telecomunicações) e terceiro, operações e ações específicas (saúde e prevenção, fornecimento de energia).
Dessa forma, o rigor na elaboração, implementação e execução do planejamento da Copa do Mundo de 2014 será decisivo para o sucesso do evento, em termos de eficácia e eficiência de gestão. Com todos os níveis de planejamento já definidos e estruturados, o Governo brasileiro, em parceria com a iniciativa privada, deve empenhar-se em fazer com que o evento se torne um marco na história das Copas e no desenvolvimento do Brasil.
SE QUISER, BAIXE O ARQUIVO COMPLETO DESTE COMENTÁRIO E RESOLUÇÃO EM PDF CLICANDO NO ARQUIVO: COMENTÁRIO E RESOLUÇÃO DE PROVAS – Ministério Público da União 2010 – Profa Vivian Müller
Espero que essa nossa “conversa” tenha sido útil aos seus estudos!
Até a próxima.
Profa. Vivian Müller.
Vivian Müller - Professora de Língua Portuguesa (Produção e Análise Textual), Direito (Administrativo, Constitucional e Internacional) e Comércio Internacional. Bacharel em Direito. Atualmente, cursa Mestrado em Linguística pela UnB. Nessa mesma instituição, também cursou Mestrado em Relações Internacionais. Leciona há quatro anos em cursos preparatórios para concursos.
Site: www.profa-vivianmuller.com.
E-mail: profa.vivianmuller@gmail.com.
Twitter: @Vivian_Muller.
Contato profissional: (61) 3201.8857.
Este artigo é um máximo. Adoreiiiii... Esta de parabéns a Professora Vivian! Parabéns também ao Evandro, pelo seu trabalho feito aqui no blog (está ficando cada vez melhor)... Sou sua fã Guerreiro! Beijosss...
ResponderExcluirCarla Tavares - Recife/PE
Obrigado Guerreira Carla! A Profª. Vivian Müller, é uma ótima profissional! Estou batalhando para trazer mais novidades para todos vocês Guerreiros! Em breve teremos surpresas legais! Avante Guerreira!
ResponderExcluirOlá! Vivian Muller.
ResponderExcluirA sua explanação caiu do céu nas mnhas mãos,justamente, o que precisava para continuar o treinamento do concurso do cespe. Polícia Cívil da Bahia. OBS são duas provas discursivas (questçoes), com trinta linhas cada. Se possível colabore com seus palpites, ok!
Grato,
Antonisio - Santo Estevçao - BA
Olá bom dia gostaria de saber onde consigo o gabarito da prova discursiva , a marinha não divulga?
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