sexta-feira, 27 de junho de 2014

Técnicas de estudo para concurseiros

O processo de preparação e estudo para um concurso  público não é algo fácil, exige comprometimento, disciplina e principalmente persistência. Existem, porém, técnicas de estudo que facilitam o aprendizado e a fixação do conteúdo mais facilmente aos concurseiros de plantão, é o caso da técnica de formulação de perguntas e auto-explicação.
Procure estabelecer e sistematizar todo o conteúdo de estudo em forma deperguntas e respostas, elabore as perguntas referentes a esse conteúdo, as respostas e inicie um processo de auto-explicação.
A auto-explicação é uma das estratégias de aprendizagem mais eficazes e implica em fazer o aprendiz explicar algum aspecto do seu processo de pensamento durante a aprendizagem. É interessante que as perguntas estabelecidas juntamente com as respostas sejam repetidas várias vezes durante um dia pelo candidato a si mesmo, para que a fixação do conteúdo na memória do concurseiro seja bastante eficaz. É um processo demorado, mas implica em reeducar o seu cérebro para uma nova forma de estudos, que traz resultados mais significativos quando falamos de uma fixação sistêmica de conteúdo.
A ideia não é simplesmente decorar o conteúdo, mas usando essa plataforma de perguntas e resposta o cérebro humano é levado a pensar sobre o que está sendo dito e a entender o conteúdo exposto, ou seja, é decorar aprendendo.
Se auto-avalie, de maneira que solucione os problemas educacionais encontrados nesse processo, algumas vezes só faça a pergunta e tente responder de forma pensante e não decorada para a avaliação da eficiência de seu processo de fixação.
Estudiosos afirmam que essa técnica pode aumentar em 30% a capacidade de captação e fixação de conteúdos sendo a mais eficiente técnica quando se fala em estudar para concursos públicos.

É importante salientar que acima de qualquer técnica, a disciplina e oempenho  têm que ser levados a sério para que se tenha um êxito próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário