NA MÍDIA

BLOG CONCURSEIRO GUERREIRO - na lista dos 21 sites para estudar de graça para concursos públicos - pesquisa feita pelo site COUTOLEX

A equipe do BLOG CONCURSEIRO GUERREIRO, agradece ao SITE COUTOLEX, pelo reconhecimento ao nosso trabalho perante os Concurseiros, estudantes e OABeiros de todo o Brasil. Ficamos honrados por ter o nosso nome mencionado na lista dos "21 sites para estudar de graça para concursos públicos" - segue a matéria na íntegra: 

Para os Concurseiros de plantão, algumas matérias são consideradas arroz com feijão do Concurseiros, são as disciplinas básicas exigidas na maior parte dos concursos públicos.
O Blog Couto Lex’s selecionou abaixo uma lista com 20 sites com material gratuito para estudar de graça para concursos públicos, como vídeo aulas e simulados, para estudar direito administrativo, informática, inglês, matemática e português.


  1. Site Concurso Solução www.concursosolucao.com.br/simulado – Simulados de Direito Administrativo, Civil, Constitucional, do Trabalho, Penal, Processual Penal e Tributário com questões de concursos públicos para testar os conhecimentos na área, mas sem comentários das provas.
  2. Site Jurisway www.jurisway.org.br/videos – A página faz uma seleção com mais de 4 mil video aulas postadas no YouTube que tratam de Direito Constitucional, Civil, Penal, Administrativo e Previdenciário, entre outros. Também há aulas de língua portuguesa e informática.
  3. Site Fernando Nishimura de Aragão www.scribd.com/FernandoNishimura/documents  – O Concurseiro tem a sua disposição uma biblioteca online com 185 documentos no total. Cada um deles reproduz as provas de concursos públicos anteriores – alguns deles vêm com até cem questões. O material pode ser baixado para o seu computador para estudo.
  4. Site Academia Geral do Direito www.academiageraldodireito.blogspot.com.br – O Blog é uma página que armazena links com livros, apostilas com conteúdos jurídicos.
  5. Site Entendeu Direito Ou Quer Que Desenhe? www.entendeudireito.blogspot.com.br – é um blog de Cláudia Franco Lopes. O blog compartilhar os esquemas, organogramas, desenhos e mapas mentais da área jurídica.  Os esquemas, organogramas, desenhos e mapas mentais são feitos pela administradora da pagina Cláudia Franco Lopes. O blog são para aqueles concurseiros que tem memoria visual, possam absorver o conhecimento de maneira mais prazerosa.
  6. Site Concurseiro Guerreiro www.blogconcurseiroguerreiro.blogspot.com.br – O Blog Concurseiro Guerreiro compartilhar informações, dicas e motivações com os concurseiros na preparação para concursos públicos. O blog disponibiliza Fórum de discussão sobre Concursos Públicos e Exame da OAB e também tem uma área com links de provas de concursos anteriores.
  7. Site advogadoR www.advogador.com  – O Blog advogadoR apresenta notícias jurídicas semanais, explicando e abrindo espaço para discussão. Para ajudar aqueles que iniciam na carreira, há modelos de peças jurídicas também disponibiliza resumos e mapas para OAB e Concursos Públicos.
  8. Site Daniel Fuman  www.danielfuman.com – O site é um espaço destinado exclusivamente para atender os candidatos a cargos de técnico e analista de tribunais (TRT, TRF, TRE, Tribunais Superiores e, ainda, o MPU), concentrando informações que interessam a estes candidatos, auxiliando-os em sua preparação com dicas de estudo, fórum de discussão, indicação de livros e cursos, além de postar notícias atualizadas sobre concursos públicos.
  9. Site Resultado Concursos www.resultadoconcursos.net/video-aulas-gratuitas-sobre-concursos  – O site reúne vídeo aulas de Direito Constitucional, Administrativo, do Trabalho, Penal, Processual Penal, Previdenciário e Civil. O conteúdo pode ser localizado por meio de busca.
  10. Site PCI Concursos www.pciconcursos.com.br/simulados/informatica/coxvE – O site oferece exercícios de informática de múltipla escolha, mais as respostas corrigidas. O usuário também pode postar comentários em cada uma das questões. Ao terminar o teste, outro pode ser automaticamente gerado para dar continuidade ao seu teste de conhecimentos.
  11. Site Informática e Concursos Públicos www.informatica-concursos.blogspot.com.br – O blog disponibiliza uma boa quantidade de simulados com questões que podem cair em concursos públicos. O blog aborda temas de informática como sistema Linux, BrOffice, Word, Windows, Excel, PowerPoint, internet e redes, hardware e gerais.
  12. Site Questões de Concursos www.questoesdeconcursos.com.br/home/public – O nome é autoexplicativo, o site fornece conteúdo das mais variadas matérias que caem em concursos públicos. Há uma considerável quantidade de provas em inglês que caíram em outros exames e gabaritos que acompanham os testes. Para baixar o material gratuito, é preciso fazer um cadastro simples no site.
  13. Site OK Concursos www.okconcursos.com.br/informacao/view/Apostilas/Lingua-Estrangeira/Provas-e-exercicios-de-Ingles/$escape.getHash().UZ9u1Nhz6p0  – São 11 provas com questões de inglês que já caíram em concursos públicos realizados anteriormente. O material pode ser baixado gratuitamente pelo estudante e é uma forma de se preparar para os testes futuros. O site também disponibiliza conteúdo de outras disciplinas, visando concursos de cargos de nível fundamental, médio e superior.
  14. Site Calcule Mais www.calculemais.com.br – A “especialidade” do site são questões de matemática retiradas de concursos públicos, vestibulares e Enem. São mais de 760 vídeo aulas explicadas com simplicidade e dicas para os Concurseiros.
  15. Site Matemática Muito Fácil  www.matematicamuitofacil.com – Além do conteúdo teórico de matemática, há uma seleção de exercícios propostos e resolvidos. Entre eles, o “desafio” apresenta questões de álgebra e o de “concurso”, questões que já caíram em concursos públicos já realizados. O estudante também pode acompanhar o material com video aulas disponíveis pagina oficial do site no Youtube.
  16. Site Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br/tutoriais/default.asp?cat=0009*=0070 – O site não tem uma oferta vasta no aprendizado de matemática, mas traz 23 conceitos que caem com frequência em concursos públicos, afirma o idealizador. Além de explicar cada um deles, traz exercícios resolvidos e comentados.
  17. Site Só Matemática www.somatematica.com.br/financeira.php  – Conteúdo sobre matemática financeira pode ser acessado gratuitamente depois de um cadastro como usuário. Concurseiro (a) conta com a parte conceitual e depois pode praticar o que aprendeu com exercícios propostos. Há ainda questões de vestibulares e provas online para testar os conhecimentos adquiridos.
  18. Site UOL Educação www.educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues – A página do UOL reúne material didático de português. Há, entre outras coisas, explicações sobre as principais dúvidas de gramática, ortografia e pontuação. Concurseiro (a) encontra também simulados, quizzes e provas online para testar seu conhecimento.
  19. Site Só Português www.soportugues.com.br  – O site aborda estruturas gramaticais (morfologia, sintaxe, fonologia, semântica, estilística), redação, reforma ortográfica e erros mais comuns em português, entre outros assuntos. Há provas online, exercícios resolvidos e questões que caíram em vestibulares. Uma ferramenta interessante é o “conjugador de verbos”, que esclarece as principais dúvidas sobre verbos complicados e suas conjugações.
  20. Site Colégio Web www.colegioweb.com.br/portugues – Figuras de linguagem, ortografia, preposições de uso obrigatório e agente da passiva são alguns dos temas gramaticais que integram o conteúdo do site, que é bem fácil de consultar. Concurseiro (a) também pode esclarecer dúvidas sobre a ortografia de palavras que costumam gerar confusões ao serem escritas com s, “ss” e “ç”, entre outros.
  21. Site Gramática Online www.gramaticaonline.com.br – O concurseiro (a) 0 terá facilidade para encontrar seus objetos de estudo (acentuação, concordância verbal e nominal, formação das palavras e pontuação, entre outros assuntos), pois o site é bem organizado visualmente. Há explicações detalhadas para o uso da crase, a partir de exemplos, e análise de texto com questões de vestibulares. Há testes que são acompanhados por comentários que apontam onde se encontram os erros.
Extra
Não podia de deixa de falar do nosso site Portal Couto Lex’s www.hgcoutoconsultoria.com.br/concurseiro-vencedor.php - O Blog Concurseiro Vencedor - Vida de concurseiro (a) não é nada fácil… Aqui você encontra motivação, algumas informações e dicas importantes e necessárias para essa longa e muitas vezes árdua caminhada, rumo a sua VITÓRIA!!
Autor: Hemerson Gomes Couto - Bacharel em Direito pela Faculdade Integrada de Cacoal – UNESC, Pós-graduado em Direito Constitucional pela Faculdade Integrada de Cacoal – UNESC. É especialista em direito da criança e do adolescente, Escritor, Blogueiro.

FONTE: COUTOLEX

Nota de Agradecimento:
O BLOG CONCURSEIRO GUERREIRO agradece a todos os nossos seguidores, e parceiros que sempre acreditaram em nosso Projeto... Estamos na batalha para aperfeiçoar ainda mais o BLOG CONCURSEIRO GUERREIRO, através de novas ferramentas, utilidades e novos parceiros! Assim como nos Concursos Públicos, busco sempre meu "último limite"! #BLOGCONCURSEIROGUERREIRO #AVANTEGUERREIROS!

________________________________________________________________________

ARTIGO NO JORNAL IMPRENSA BRASIL - Concurseiro Guerreiro: enfrentando a batalha da preparação dos Concursos Públicos






______________________________________________________________ ENTREVISTA DO EVANDRO CONCURSEIRO À COLUNA DIÁRIO DO CONCURSEIRO DO JC CONCURSOS:



Republicação da Matéria à Coluna Diário do Concurseiro do JC CONCURSOS :


DIÁRIO DE UM CONCURSEIRO POR EVANDRO CONCURSEIRO

Delegando sonhos e objetivos
Prestar concursos públicos pode ser uma jornada de autoconhecimento. Pode, também, ser a abertura para descobertas mais insidiosas sobre a vida. Evandro Concurseiro, 28 anos, fala à coluna Diário do Concurseiro sobre como assumiu essa “faceta concurseira”: o sonho de ser delegado, como pretende realizá-lo e os projetos paralelos que toca enquanto não vive tal sonho.

O revés como meio do caminho
Quando iniciei a minha jornada como concurseiro, ainda não tinha uma preparação específica, mas com o tempo fui me aprimorando. A faculdade de direito ajudou-me na preparação e assimilação nas questões de cunho jurídico e as demais - português, matemática e informática - fui sempre procurando aprofundar-me através de diversos materiais (livros, vídeos, aulas). A avaliação que faço é que a reprovação deve ser vista, então, como um momento de reflexão e amadurecimento, no qual o candidato deve avaliar suas falhas e focar cada vez mais naqueles conteúdos em que há mais dificuldade.

De grão em grão...
Em minha fase “100% concurseiro”, já foram 19 concursos: delegado da Polícia Civil/SP, analista da SAP/SP, oficial de Justiça do TJ/SP, oficial do TJM/SP, agente de tributos de Diadema/SP, fiscal de postura de Barra Bonita/SP, entre outras seleções municipais.

Ser delegado...
Por ser uma carreira dinâmica, envolve pesquisas, paciência, estratégias e ações visando à descoberta dos verdadeiros autores da infração penal. Ou seja, não somente no saber jurídico, mas também em técnicas de investigação, rotina policial, etc.
A minha preparação começou em 2011. Hoje estudo em torno de quatro horas. 
A minha organização é baseada em estudar várias matérias ao mesmo tempo, o que exige uma maior produção cerebral e consequentemente estimulando-o para diversas situações.
A minha metodologia é baseada na organização e dedicação que tenho desde a época da graduação, principalmente em questões constitucionais e criminais, sempre pesquisando e lendo bastante, tanto doutrina quanto jurisprudência, e aplicando ao final em resoluções de questões.

Os dias “D”
Hoje procuro chegar bem relaxado. Durmo bem nos dias que antecedem a prova e faço uma boa alimentação.
Acredito que o candidato deve realizar aquilo que lhe transmita maior tranquilidade, que lhe estabilize emocionalmente, evitando o nervosismo.

Guerra concurseira
Quando eu resolvi criar o Blog Concurseiro Guerreiro, foi com a intenção de poder compartilhar informações, dicas e motivações com todos os demais concurseiros.
Podendo unir todos no estudo e poder humildemente deixar uma pequena contribuição na preparação de concursos públicos, mostrando a todos que quando se acredita em um sonho, devemos batalhar rumo a sua concretização.
Hoje, os concurseiros blogueiros vêm contribuindo em muito para com os demais, facilitando a preparação com seus compartilhamentos de informações e estimulando a interatividade com todos. Os fóruns são uma forma de o candidato trocar experiências e de participação com demais.
Assim, há contribuição na preparação com trocas de materiais, provas etc.

Concursando Brasil afora
Você conhece várias pessoas e cada qual com uma história peculiar, assim, procuro estimular a vontade de estudar com essas experiências.
Todas foram sensacionais!

*em depoimento ao jornalista Reinaldo Matheus Glioche

FONTE: JC CONCURSOS

________________________________________________________________________


Entrevista do Evandro Concurseiro, na TvJur.com - Falando de Direito: TEMA: CONCURSOS PÚBLICOS - BLOG CONCURSEIRO GUERREIRO:


FONTE: TVJUR.COM

Feira atrai visitante ilustre do interior de São Paulo

João Evandro, mais conhecido como Evandro Concurseiro, veio a Rio especialmente para acompanhar as atividades do evento
Para quem acha que a Feira atraiu apenas os cariocas, é hora de rever os conceitos. João Evandro, mais conhecido como Evandro Concurseiro, veio diretamente de Santa Cruz do Rio Pardo, cidade localizada no interior de São Paulo, para visitar o maior evento de concursos do Brasil. Formado em Direito, Evandro é um velho conhecido dos candidatos a uma vaga no serviço público graças ao blog concurseiroguerreiro.blogspot.com, o qual administra. O jovem de apenas 28 anos já tem futuro garantido.
“Fui habilitado em 12 concursos, sendo dez municipais e dois estaduais. Acho que a FOLHA DIRIGIDA é uma grande fonte de informação para aqueles que querem garantir uma vaga em um órgão público. Procuro sempre motivar meus leitores e a Feira também é um incentivo extra. Sempre compartilho as informações do site no meu blog”, conta o rapaz. Apesar de ter sido classificado em alguns concursos, Evandro garante que não vai abandonar o blog, mesmo depois de alcançar seu maior objetivo. “Tenho um sonho de ingressar na carreira de delegado. Vou continuar estudando para isso com a certeza de que vou chegar lá”, destaca.
Evandro Concurseiro ressaltou ainda a importância do evento. “Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de estar aqui hoje, pois nunca tinha me imaginado nesta situação. Trabalhei no campo até meus 17 anos. Estou maravilhado com a estrutura e com o conteúdo oferecido através das palestras”, finaliza.

_________________________________________________________________________________

Entrevista Evandro Concurseiro (Concurseiro Guerreiro)

 
João Evandro

Avante Guerreiros!


Se você estiver entre os 117.000 navegantes que acessam a página dele na internet, saberá quem é o nosso entrevistado da semana pelo título desta matéria - utilizamos o jargão que  ele assina as mensagens que posta na rede. 
Aos 28 anos, funcionário público municipal, da Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo-SP, ele, assim como Rafael Daher e Monique Muniz, vem cooperando com os concuseiros de todo Brasil para que atinjam suas metas. Ele é o nosso parceiro, Evandro Concurseiro, o blogueiro Concurseiro Guerreiro. 

 


Evandro, esta pergunta é clássica e não temos como fugir dela. Conte-nos quando determinou para si ser servidor público.



 
Venho de família humilde e a motivação para estudar surgiu através de meus pais, que sempre me mostraram a necessidade e a importância de se buscar através dos estudos, uma perspectiva melhor de vida.
O setor público, além das perspectivas salariais, da segurança e estabilidade, e ainda das boas condições de trabalho, vejo como grande atrativo a possibilidade de você poder ganhar notoriedade pública através de um excelente e desempenhado em sua função. Fui aprovado no primeiro concurso, para Prefeitura, enquanto cursava o segundo período de Direito, em 2006, na Faculdade Estácio de Sá, de Ourinhos, em São Paulo.


 


Quantos concursos já fez e quais foram suas colocações?




 
Foram 18 concursos, desde janeiro de 2011, sendo que fui habilitado em 12 destes, inclusive estou para ser convocado para um concurso na grande São Paulo a qualquer momento e existem grandes possibilidades de ser convocado para trabalhar em outros dois estaduais já no início de 2013. Mas o meu objetivo atualmente é ser aprovado em um concurso para Delegado da Polícia



 

Em algum momento de sua maratona em busca de aprovação você foi sabotado pelo seu lado emocional?




 

Sim, quando iniciei a maratona de concursos públicos sentia muita insegurança, medo da reprovação e de não ser capaz de conseguir a tão sonhada aprovação e, de certa forma, isto me bloqueou interiormente, bloqueou o meu emocional.






 


Como você administrou o problema?





 
Espelhando-me nos exemplos de superação de outros Concurseiros e procurando apegar-me na minha capacidade e naquilo que sempre desejei. Prestar vários concursos consecutivamente me ajudou em muito, pois foi com a prática que comecei a me familiarizar com as tensões e pressões dos concursos públicos. Outro fator de suma importância que me fez seguir em frente foi o apoio da família e dos amigos de verdade. Isto faz com que você fique mais fortalecido nesta batalha que é a busca pela tão sonhada aprovação.



 



Hoje você senti falta necessidade de trabalhar seu emocional?






 
Creio que hoje os concurseiros são muito mais privilegiados, pois podem contar com o auxílio do Portal Preparo Emocional do renomado especialista em preparação para Concursos, Alexandre Maia, de quem sou suspeito para falar pois sou fã. Ele, na minha humilde concepção, é um dos maiores especialistas em concursos públicos do nosso país e o melhor no que se refere à Preparação Emocional. Sem dúvida, hoje se preparar para concursos públicos ou outras provas com tendo o respaldo do Portal Preparo Emocional tornou nossa jornada muito mais produtiva.

 


Como faz para administrar seu tempo e todas as tarefas que se predispõem a cumprir?




 
Confesso que não é uma tarefa fácil, pois além de Concurseiro, administrador do BLOG CONCURSEIRO GUERREIRO e do meu perfil e página nas redes sociais, também sou funcionário público municipal e membro de alguns projetos de âmbito social; mas enfim, tenho um quadro horário de estudo e tento me organizar da melhor forma possível na minha preparação para os concursos, assim como procuro ir à academia pelos menos 3 vezes por semana, visando a preparação física. Também gosto de ler jornais, revistas e livros.


 


Como surgiu a ideia do blog?





 
O BLOG CONCURSEIRO GUERREIRO foi criado depois de uma conversa com um amigo que eu não via há tempos, antes de uma prova para concurso no início de julho de 2011. Eu já tinha Facebook (Evandro Concurseiro) e o Twitter (Evandro Concursos) e ambos já tinham uma grande aceitação dos Concurseiros. Este meu amigo me seguia no Twitter e acompanhava meu Facebook, e na conversa ele sugeriu que eu criasse um blog para Concursos. Ao término da prova, quando cheguei a minha casa, fui direto ao computador criar um blog; sendo que, logo de início, foi muito difícil, pois não tinha muito conhecimento sobre criação de blog e websites.

E na criação tive que averiguar o nome para o blog, e por coincidência estava ouvindo uma música gospel, “Acontece”, do cantor André Valadão. Na letra ele citava a palavra “Guerreiro”, e assim veio o nome “CONCURSEIRO GUERREIRO”. No início, o blog foi apenas criado para complementar as minhas redes sociais. A conotação do blog mudou após eu receber uma proposta de uma empresa para uma parceria. Quando eles se interessaram pelo blog, confesso que fiquei sem entender, pois o mesmo não tinha atingido nem 5.000 acessos - eu não fazia atualização com frequência - mas resolvi aceitar e comecei a me dedicar um pouco mais ao blog, fazendo com que os acessos dobrassem em três meses. 

No início de 2012, os acessos aumentavam ainda mais e consequentemente consegui fechar mais parcerias com empresas e colunistas (especialistas em concursos). No mês de fevereiro tive que fazer uma alteração no endereço do blog, pois o mesmo estava em meu nome (evandroconcurseiroguerreiro) e resolvi apenas deixar o nome do blog (blogconcurseiroguerreiro), o que é atualmente. Hoje, conto, em média, com uma visitação entre 800 – 1200 acessos diários, sendo que o total até este momento ultrapassam os 117.000 acessos.

Confesso que além de administrar o blog, tenho que consolidar o meu trabalho (Funcionário Público Municipal, da Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo-SP) e os estudos para concursos, sendo meu foco principal concursos para Delegado. Mas me sinto muito orgulhoso por poder ajudar dentro do possível os milhares de concurseiros, que assim como eu buscam informações, dicas e motivações para a tão sonhada aprovação em um Concurso Público.

Me sinto honrado também de ter como colunistas vários especialistas e “ídolos” neste Universo dos Concursos Públicos:  Além do Alexandre Maia, temos o Edivanio Leite,  Joselias da Silva, Lina Fernandes, Lia Salgado, Marco Miguel, Rogério Neiva, William Douglas e outros nomes que estou em fase de conversação para trazer ao blog.

Além dos meus diversos parceiros comerciais, os quais acreditam no projeto do BLOG CONCURSEIRO GUERREIRO, minha intenção no futuro é a criação de um site para que se obtenha mais recursos para esse objetivo. Sem dúvida, a união de blogs do mesmo seguimento é de suma importância, hoje conto com parcerias como: Portal de Preparo Emocional (Alexandre Maia), ASSIM PASSEI (Lucas Rodrigues Ávilla), ENTENDEU DIREITO OU QUER QUE DESENHE? (Cláudia Rocha Franco Lopes), DIFUSÃO DE MATÉRIA JURÍDICA e outras em fase de negociação.

O BLOG CONCURSEIRO GUERREIRO sempre realiza sorteios de apostilas, livros e até cursos, sendo uma forma de retribuir o carinho e a força dada por esse imenso exército (Concurseiros). Sem dúvida, a maior motivação para continuar com o projeto é saber que posso contribuir com os Concurseiros. Realmente não tem preço que pague isto!

"Agradeço ao Senhor Jesus, por esta entrevista e a minha estrela chamada João Paula Ribeiro, onde você estiver eu te agradeço!"



 






Se você quiser conhecer pessoalmente este Concurseiro Guerreiro, visite a Feira da Carreira Pública, nos dias 27 e 28 de setembro da 13h às 21h e no dia 29, das 10h às 18h,  e dê um pulo no estande do Alexandre Maia e da Quileditora.



_________________________________________________________________________________

Concursados estudam por salário melhor

28/02/2012 - 07h03

CAMILA RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Por oferecer salários mais baixos, concursos públicos para a esfera municipal são os que têm menor quantidade de candidatos por vaga.
"Na área federal, os salários são maiores do que na estadual. Na área municipal, paga-se muito pouco", assinala Maria Thereza Sombra, diretora-executiva da Anpac (Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos).
Para ganhar experiência em concursos e pleitear cargos de outras esferas com melhores salários, candidatos começam em municípios e, quando empregados, retomam as provas para concursos em outras instituições.
Essa foi a tática de João Evandro Ribeiro, 27, funcionário Público da Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo (a 347 km de São Paulo). A meta do concurseiro é ser delegado da Polícia Federal.
"Prestei alguns concursos com salários maiores do que o que tenho hoje. A ideia é ganhar experiência até alcançar meu objetivo", diz ele, que participou de 12 seleções e foi aprovado em seis delas.
O fato de passar em concursos mais fáceis também serve como estímulo para a caminhada. "Você obtém resultados menores, médios e, depois, mais expressivos", diz o administrador Leonardo Vitieli Nogueira, 31.
O profissional, que passou para o cargo de técnico da Fazenda Estadual, mantém a rotina de estudos.
O objetivo é chegar ao Banco Central. Em 2010, na prova para a instituição, acertou 64% do teste para analista de supervisão bancária.

MIGRAÇÃO
Segundo Paulo Estrella, da Academia do Concurso, aumentou muito o número de pessoas que pulam de concurso em concurso.
"Depois que o candidato está empregado e tem como pagar as contas, pode preparar-se para o concurso dos sonhos. A ansiedade diminui muito", assinala Estrella.
Para ele, há também um perfil de pessoas que estuda para concurso estando na iniciativa privada. Mas, segundo ele, os concurseiros levam vantagens por saber o que esperar de todo o processo seletivo -e, por isso, estão melhor preparados.
O engenheiro elétrico Maurício Bortolato Fugita, 27, que atua na Secretaria da Fazenda, no entanto, lembra que estar fora do mercado tem vantagens. Para uma prova do Banco Central, pôde estudar em tempo integral e conseguiu pontuação suficiente para classificar-se.