quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Dicas para se tornar um concurseiro

Milhões de brasileiros sonham em deixar o emprego na iniciativa privada para assumir um cargo público. Porém, para isso, é preciso passar pelos temidos concursos, que selecionam os melhores candidatos do país para ocupar as milhares de vagas que são abertas todos os anos. E você, essa é a sua praia? Confira a seguir o que é preciso saber para tornar-se um concurseiro.
- VANTAGENS DA CARREIRA PÚBLICA:
Os altos salários pagos pelo Poder Público motivam muita gente a tentar a sorte nos concursos. Além disso, há benefícios como gratificações, licença-prêmio, aumentos salariais periódicos, estabilidade no emprego e aposentadoria. Já quem trabalha como autônomo quer garantir férias, 13º, plano de saúde e a certeza de um bom salário no final do mês.
- IGUALDADE DE ACESSO:
Engana-se quem pensa que os concursos são sempre com “cartas marcadas” e só passa quem conhece alguém importante. Claro que existem exceções, que são investigadas e punidas. Mas a principal vantagem do concurso público é a liberdade de acesso a todos os interessados, sem nenhum tipo de discriminação: basta ter as qualificações que o cargo exige para candidatar-se a uma vaga.
- VOCAÇÃO:
Passar em um concurso público exige muito tempo de estudo e também investimento financeiro. Portanto, antes de decidir dedicar-se aos estudos, pesquise sobre as carreiras disponíveis e escolha as que mais se adaptam ao seu perfil. Por exemplo, se você detesta cálculos, burocracia e papelada, trabalhar como fiscal tributário é o caminho para a frustração. Escolha um trabalho que você pode desempenhar com prazer e eficiência.
- DEDICAÇÃO E DISCIPLINA:
Se você realmente quer passar, a palavra-chave é dedicação. É preciso estudar, e muito. Tenha em mente que será necessário abrir mão de prazeres do dia a dia para alcançar seu objetivo; portanto, esqueça a novela, as redes sociais e as horas de fofoca no celular. Reserve algumas horas na semana para praticar um esporte, curtir a família, os amigos, ler um livro, mas fuja de qualquer atividade que não acrescente nada de positivo.
- ESTUDAR ATÉ PASSAR:
Não existe um tempo definido de estudo para conseguir uma vaga. O certo é que quanto mais tempo você estudar, mais depressa terá sucesso. Portanto, dedique o máximo possível de horas por dia (sim, é preciso estudar diariamente!). Com certeza seus primeiros resultados serão ruins, mas não desanime, continue estudando e fazendo as provas, pois a prática leva à perfeição; quem desiste no meio do caminho deixa a vaga para os persistentes.

E aí, vai encarar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário