terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Exame da OAB: Inscrições abertas para o XIX exame de ordem unificado

A Ordem dos Advogados do Brasil publicou no último domingo, dia 31, o edital de abertura do 19ª Exame Unificado. A prova é pré-requisito para o exercício da advocacia e podem participar os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.  O prazo para inscrições começou nesta segunda-feira, dia 1º, às 16h e vai até 15 de fevereiro, pela internet, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), entidade organizadora do processo.
A taxa é de R$240 e deve ser paga via boleto, em qualquer agência bancária. Todos os examinandos inscritos poderão reimprimir seu boleto bancário, caso necessário, no máximo até as 23h59min do dia 2 de março, quando este recurso será retirado da internet. O examinando portador de deficiência que necessitar de prova especial ou atendimento especial para a realização das provas deverá indicar, no formulário de solicitação de inscrição, sua condição. Além disso, será preciso enviar, por Sedex, até o dia 15 de fevereiro, um laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório) que justifique o atendimento especial solicitado.
O examinando travesti ou transexual (pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, em consonância com sua identidade de gênero) que desejar atendimento pelo nome social poderá solicitá-lo pelo e-mail examedeordem@fgv.br até as 23h59min do dia 15 de fevereiro. Será solicitado o preenchimento e envio, até o dia 10 do mesmo mês, de requerimento, que será fornecido por via eletrônica, o qual deverá ser assinado e encaminhado, juntamente com cópia simples do documento oficial de identidade do examinando, por SEDEX com Aviso de Recebimento para a FGV.

PROVAS
A seleção é composta por duas etapas. A primeira etapa, marcada para o dia 3 de abril, será constituída por prova objetiva, com 80 questões múltipla escolha. O conteúdo é relativo às disciplinas obrigatórias do bacharelado em Direito: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tribunal. Além disso, também são cobrados conhecimentos de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, e sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB, seu regulamento geral e o Código de Ética e disciplina da Ordem. Já a segunda etapa, que conta com a prova prático-profissional, está marcada para o dia 29 de maio. Além de uma peça prática, o candidato terá que responder a quatro questões discursivas nesta fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário