Afirmar que para passar em concurso público é preciso ter disciplina consiste num grande clichê, revestido de uma obviedade que torna a colocação dispensável. Porém, a grande questão é como ter disciplina. E uma das formas para alcançar esta condição consiste no estabelecimento e monitoramento de metas de estudo.
A compreensão da importância da disciplina na preparação para concursos públicos, inegavelmente, trata-se de uma unanimidade. Apesar desta compreensão, nem todos os candidatos enxergam meios para ter esta condição fundamental.
O estabelecimento de metas em termos de estudos pode ser um importante meio para ter disciplina. Os candidatos que não contam com metas, em termos do que estudar, perdem a oportunidade de ter um grande aliado na busca de disciplina, além da falta de parâmetros de resultados a serem alcançados, bem como indicativos do esforço empreendido na execução.
Mas não apenas o estabelecimento de metas é importante, como também meios para monitoramento destas metas. E estes meios podem acabar por consistir em mecanismos de cobrança.
Conforme matéria publicada na Revista HSM, focada na área de gestão, “…o cofrinho é um exemplo de um dispositivo de compromisso: uma forma de assumir uma opção (poupar) que você normalmente recusaria…Todos procuramos a maneira de escapar de nossas fraquezas….” (Ano 13, Vol 1, no. 78, pág. 12). OU seja, precisamos trabalhar com mecanismos de cobrança, para termos algo concreto sobre o que deve ser feito.
Adotando as premissas colocadas acerca da importância do estabelecimento de metas, enquanto meio para se ter disciplina nos estudos, bem como dispor de mecanismos de cobrança, a grande questão que se coloca é: como construir e cobrar metas?
Uma possibilidade de estratégia consiste na adoção da metodologia do Sistema Tuctor, com a qual o candidato passa a trabalhar com metas relacionadas às Unidades de Estudo e às Unidades de Conteúdos. Já a cobrança fica a cargo do Extrato da Conta de Estudos (clique aqui para mais informações).
Mas ainda que não se adote esta proposta, é importante que se reflita sobre como estabelecer metas de estudo, bem como monitorar o seu cumprimento.
Vale destacar que estas considerações envolvem o plano gerencial da preparação para o concurso, ou seja, da gestão e da execução do planejamento de estudos. Do ponto de vista emocional, o que não é objeto de abordagem no presente o estabelecimento de metas também é importante (para saber mais sobre as Metas e as Condições Emocionas da Preparação Clique Aqui).
Portanto, não basta ter consciência da importância da disciplina. É preciso criar meios para manter esta condição. E um dos meios de maior importância e eficácia consiste no estabelecimento e monitoramento de metas de estudo. Isto também contribui com a reiterada ideia que tenho sustentado do Foco no Processo, a qual alivia as tensões e angústias do foco no resultado.
Bom cumprimento de metas!
FONTE: www.concursospublicos.pro.br
Prof. Rogerio Neiva:
- Juiz do Trabalho desde 2002
- Procurador de Estado de junho de 1999 a agosto de 2000
- Advogado da União (AGU) de março de 2001 a agosto de 2002
- Professor Universitário (graduação) – desde de 2000
- Professor de Cursos Preparatórios para Concursos – desde 2000
- Pisocopedagogo com pós graduação latu sensu em psicopedagogia clínica e institucional
- Pós Graduado latu sensu em Direito Público – UDF
- Pós Graduado em Administração Financeira – FGV
- Pós Graduando em Neuroaprendizagem
- Desenvolve orientação voltada à preparação para concursos públicos, a partir de abordagem empírica e científica, trabalhando com três eixos conceituais: Planejamento, Aprendizagem e Gestão Emocional
- Vice-Coordenador da Escola da Magistratura do Trabalho da 10ª Região – Gestão 2005/2007 e 2009/2011
- Membro da Comissão do Conselho Nacional de Justiça instituída para estudos sobre a Emenda Constitucional 62
- Criador do SISTEMA TUCTOR
Autor dos Livros:
- “Como se preparar para Concursos Públicos com Alto Rendimento “; Ed Método; 2010;
- “Concursos Públicos e Exames Oficiais: Preparação Estratégica, Eficiente e Racional”; Ed Atlas; 2009;
- “Temas de Direito do Trabalho aplicado à Administração Pública e a Fazenda Pública no Processo do Trabalho”; Ed Fortium, 2005;
Oferecimento:
Os nobres Guerreiros, poderão deixar perguntas em comentários aqui no "BLOG CONCURSEIRO GUERREIRO" ou se preferirem podem envia-las para o e-mail: concurseiroguerreiro@hotmail.com - destas selecionaremos uma para produção de um texto escrito pelo próprio Dr. Rogerio Neiva. Avante Guerreiros! DEUS É GRANDE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário