sexta-feira, 4 de julho de 2014

Polícia Civil-CE: Cargo de escrivão exigirá nível superior

Diferente da última seleção para a carreira de escrivão, realizada em 2006, a Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do estado (SSPDS-CE), afirmou que, desta vez, o cargo terá a exigência de graduação entre seus pré-requisitos, e não apenas a de nível médio, como vinha sendo noticiado. O concurso também contemplará oportunidades para inspetores e delegados.Tal mudança pode impactar no número de concorrentes, visto que o nível médio era determinante para que o cargo de escrivão fosse o mais procurado da corporação. Sobre a construção do edital, ainda de acordo com a assessoria, "a Polícia Civil do Ceará está escolhendo a empresa que organizará o concurso, e somente a partir da definição, é que será elaborado o documento", sem estipular o prazo. No entanto, conforme anunciado no último mês de maio, a meta é do órgão é realizar a seleção ainda em 2014. Serão 763 vagas, sendo 336 escrivães, 259 inspetores e 168 delegados.
Os futuros inspetores e delegados também precisarão de formação em nível superior, sendo o segundo, especificamente na área do Direito. Os vencimentos atuais das carreiras correspondem a R$2.946,19 para os escrivães e os inspetores, e R$14.592,39 para os delegados. Na seleção de 2006, destinada aos escrivães, e executada nas quatro primeiras fases pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), houve provas objetivas e de digitação, avaliação psicológica, oral, exame de capacidade física, além do Curso de Formação e Treinamento Profissional. À época, os mesmos estágios foram aplicados aos delegados, exceto a prova de digitação, substituída por uma redação.
Já para os inspetores, houve uma última seleção em 2011, realizada pelo Cespe/UnB. As etapas foram divididas da seguinte forma: provas objetivas; Curso de Formação Profissional; exame de capacidade física; avaliação psicológica; e investigação social. Com o novo concurso para essas carreiras, o Estado do Ceará pretende ampliar a atuação das Delegacias 24 horas, tanto na Grande Fortaleza quanto no interior. Os policiais civis são contratados sob o regime estatutário, ou seja, com garantia de estabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário