terça-feira, 5 de maio de 2015

Diferenças entre Concurso Público e Processo Seletivo – Qual é Melhor?

Com a instabilidade da economia, a cada ano que passa mais pessoas optam por tentar um emprego através dos concursos. Com isso, algumas pessoas ficam na dúvida sobre a diferença entre Concursos Públicos e Processos Seletivos. Se você é uma destas pessoas, fique atento, pois nesta matéria iremos explicar quais são as diferenças entre estes dois tipos de seleção.
O Concurso Público é realizado com o objetivo de preencher vagas públicas efetivas. Vale lembrar que neste tipo de seleção, após três anos de estágio probatório o servidor garante estabilidade.
Já o Processo Seletivo é realizado com o objetivo de preencher vagas públicas em caráter temporário ou excepcional. Neste tipo de seleção, ao contrário dos Concursos Públicos, não há estabilidade após três anos.
Mas quem pensa que a diferença entre os dois tipos de seleção termina aí está completamente enganado. Isso porque também existem outras vantagens fornecidas pelos Concursos Públicos. Um exemplo disso é em relação ao cargo de professor, que neste caso pode se ausentar e participar de congressos. Já no caso dos professores contratados através de Processo Seletivo isso não pode ocorrer, uma vez que o profissional foi contratado por um período determinado e possui um contrato misto, que se assemelha em alguns pontos com empresas privadas e em outros com instituições públicas.
Como já dissemos anteriormente, os Processo Seletivos são realizados quando se tem uma situação de urgência, enquanto que os Concursos Públicos são feitos quando o objetivo é criar estabilidade para os funcionários.
Por exemplo, quando um professor efetivo precisa se ausentar por um período de tempo, é preciso realizar um Processo Seletivo para que um professor substituto ou temporário entre e dê aula no lugar do professor efetivo que irá se ausentar. Devido a isso, os professores temporários ou substitutos possuem um contrato com vínculo máximo de dois anos.
Outro exemplo que podemos citar é quando um profissional concursado irá se aposentar. Neste caso, para selecionar um novo profissional para o lugar que ficará vago é necessário à realização de um concurso público, já que esta vaga será efetiva. Vale lembrar que este mesmo procedimento ocorre quando o profissional concursado falece ou é exonerado.
Com relação às formas de seleção, elas também se diferem nos Concursos Públicos e Processos Seletivos. Nos Concursos temos a realização de provas escritas e didáticas, que possuem caráter eliminatório e classificatório. Além disso, nos concursos também pode haver a realização de provas práticas, entrevistas e provas de títulos. Já quanto aos Processos Seletivos, a seleção é bem mais rápida e simplificada, podendo ser feita apenas com a análise curricular, por exemplo.
Comentando agora sobre a quantidade de Concursos Públicos e Processos Seletivos, a tendência é que sempre haja mais Concursos do que Processos Seletivos, isso porque o principal objetivo do Governo é ocupar as vagas efetivas e diminuir cada vez mais as vagas temporárias. 

Portanto, ao pensar em fazer o próximo Concurso Público ou Processo Seletivo, tenha em mente as diferenças entre os dois e escolha apenas aquele que se adequada mais com os seus objetivos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário