sábado, 13 de agosto de 2011

Afinal, como estudar para concursos públicos?

Olá Concurseiros,
Você realmente sabe como estudar para concursos públicos? Hoje vamos comentar sobre métodos e processos de estudos para tratar algumas questões levantadas por concurseiros do AtéPassar. Muitos comentam a necessidade de bons livros para direcionamento nos estudos, mas afinal qual o melhor método de estudo? Como estudar para concursos? Se você também é um concurseiro na batalha dos concursos e depois de muitas provas ainda não conquistou sua vaga, confira nossas dicas de como aperfeiçoar seu processo de estudos.
Quando falamos em bons livros para concurseiros, muitos estão pensando em livros como o do William Douglas, Lia Salgado e Alex Viegas, e podemos dizer que indiscutivelmente são os melhores livros voltados para motivação e orientação de estudos e que de fato realmente funcionam, mas será que funcionam para todos?
Encontrar bons livros motivacionais e com dicas de estudos é muito importante para termos um guia de apoio na caminhada dos concursos, mas precisamos mudar alguma coisa quando percebemos que nada está dando certo, principalmente quando dicas de estudos aparentemente funcionam para todos os colegas, mas infelizmente não estão funcionando com você, e a dúvida que temos é sempre aquela que os livros já não conseguem responder: por que não passo em nenhum concurso se sigo todas as dicas?
Mas serão os livros, ou somos nós que não os entendemos, e aplicamos erroneamente os métodos de estudos por eles indicados? Para entender o processo de aprendizado eficiente, aquele que é único e individual, leia atentamente os 6 tópicos de avaliação pessoal para auxiliar e aperfeiçoar seu processo de estudos.
  • Necessidades: Você sabe quais são suas necessidades? Elas não são seus desejos ou sonhos. Coloque-se diante delas para que seja maior sua ação de busca e recompensa por algo imediato. Por meio dessas necessidades você poderá traçar suas metas, isso o auxiliará em suas escolhas e em suas adaptações de estudos.
  • Metas: Sem ter aonde chegar você sequer precisa ir. As metas são fundamentais para suas escolhas e para seu planejamento estratégico, pois não basta tentar chegar lá, tem que saber como ir, e ir da melhor forma possível para que finalmente você alcance sua meta. Assim que conquistar a primeira delas, lembre-se dos seus desejos e sonhos, torne-os sua próxima necessidade.
  • Escolhas: Não nos referimos à escolha única, mas momentânea, a escolha que será mais conveniente para aquele determinado momento. Seja a escolha de um concurso, do local, horário ou método de estudo, mas qualquer que seja sua escolha, a melhor delas será aquela que melhor corresponde as suas necessidades.
  • Adaptação: Adaptar-se aos métodos de estudos que trazem melhores resultados em seu desempenho é uma dica valiosa. Os métodos tratados por escritores especialistas na área de concursos, revelam as melhores formas de estudos para diferentes tipos de pessoas, mas utilizá-las corretamente na verdade é adapta-las às suas necessidades e metas, dando forma ao seu método pessoal de estudo,e ninguém melhor do que você para saber de suas dificuldades e facilidades de estudo. Adaptação você não encontrará nos livros, mas estudando todos os dias.
  • Planejamento: Assim como um filme que possui começo, meio e fim, você também precisa planejar seu roteiro de atividades ao longo do dia, semana, mês ou até ano. Faça um planejamento de estudo completo, assim suas adaptações de metodologia se transformarão na melhor escolha para cada minuto de estudo. O planejamento de estudo será seu contrato de compromisso com seu futuro, e instintivamente você conhece a recompensa de um bom contrato com seu futuro, não é mesmo?
  • : Independente de qualquer religião, todos precisamos acreditar em nós mesmos, afinal você será vitorioso por sua dedicação e esforço, e isso não dependerá do examinador, muito menos dos seus colegas que disputarão a mesma vaga, mas dependerá unicamente de você. Essa responsabilidade de ser aquele que alcançará seus objetivos deve ser encarada de forma natural, um processo de crescimento e a fé será sua aliada para que em dias de difícil concentração você encontre a clareza das ideias, e que em momentos de desespero perdure a calmaria. Com ela, a confiança em si mesmo será maior do que qualquer dúvida sobre concursos, e obter bons resultados será uma realidade. Nunca se esqueçam: quem acredita sempre alcança!
FONTE: ATÉPASSAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário