quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PF: autorização pode sair já nos próximos dias

Conforme o BLOG CONCURSEIRO GUERREIRO já tinha publicado anteriormente com base nas informações da FOLHA DIRIGIDA: Está cada vez mais próxima a autorização do concurso da Polícia Federal (PF). Após meses estagnado, o processo referente à seleção avançou seguidamente no Ministério do Planejamento, vencendo diversas etapas da tramitação. O protocolo chegou ao gabinete da ministra Miriam Belchior, titular da pasta, na última segunda-feira, dia 5, e a portaria autorizando a seleção pode ser assinada já nos próximos dias.
Conforme a FOLHA DIRIGIDA noticiou no último dia 1º, a PF ampliou para 1.200 vagas, distribuídas pelos cinco cargos policiais existentes no departamento, a previsão de oferta do concurso (eram previstas 1.024 vagas, em quatro cargos e em dois concursos consecutivos, para 512 vagas cada). O protocolo, que abrange todas as solicitações de concurso da PF (inclusive para a área administrativa, cujo concurso, no entanto, deve ser autorizado somente em 2012), foi enviado ao gabinete da ministra após ter passado pela Consultoria Jurídica do Planejamento. Lá o processo foi avaliado pelo advogado responsável pelas questões relativas a recursos humanos.
Na segunda-feira, dia 5, o protocolo já seguiu para o gabinete da Consultoria Jurídica, de onde, segundo fontes, seria enviado para o gabinete da ministra Miriam Belchior, caso o parecer do avaliador tivesse sido favorável. O encaminhamento da processo para o gabinete ministerial é, portanto, um forte indicativo de que a proposta foi aprovada.
Nos últimos dias, um interlocutor do diretor-geral do departamento, Leandro Daiello Coimbra, chegou a informar que a portaria já estaria pronta, restando apenas a assinatura da ministra do Planejamento. A própria Assessoria de Imprensa da PF informou inclusive que, inicialmente, a expectativa era que a autorização fosse publicada no Diário Oficial da União (DOU) até a última sexta-feira, dia 2. Além disso, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já declarou para a imprensa que a seleção está autorizada.
Agora, são esperadas 500 vagas para agente, 350 para escrivão, 150 para delegado, 100 para papiloscopista e 100 para perito. Este último, que não estava incluído na programação inicial, é distribuído no departamento por 17 áreas, sendo exigida formação superior específica para cada uma delas. Entre os cursos aceitos, conforme a área, estão Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia (diversas), Análise de Sistemas, Geologia, Química e outros.
O concurso da PF será fundamental para o cumprimento da meta do governo de dobrar o efetivo nas regiões de fronteira (onde serão lotados os novos policiais) – medida prevista no Plano Estratégico de Fronteiras, lançado em junho -, e para o atendimento adequado às demandas dos grande eventos que o país irá sediar nos próximos anos, entre ele, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Concurso no início do ano que vem

Como já informou o diretor de Gestão de Pessoal da PF, Maurício Leite Valeixo, a comissão do concurso já trabalha na elaboração do edital e na contratação da organizadora. Com isso, a expectativa é que a seleção seja realizada já no início de 2012. Na hipótese de ser mantida a estrutura do último concurso aberto para a área policial (em 2009, para agente e escrivão), a seleção será feita por meio de provas objetivas e discursiva (com as disciplinas variando conforme o cargo), avaliação psicológica, exame médico, exame de aptidão física, prova prática de digitação (apenas escrivão), curso de formação e investigação social.
No concurso anterior, o exame de aptidão física, responsável pela eliminação de um grande número de candidatos, foi composto testes em barra fixa, de impulsão horizontal, de corrida de 12 minutos e de natação (50 metros), com índices diferentes para homens e mulheres. A orientação dos especialistas, já reforçada por Valeixo, é para que os interessados em participar do concurso iniciem o quanto antes a preparação tanto intelectual quanto física. No caso da parte teórica, é aconselhado o estudo a partir do programa anterior para cada cargo.
Para agente, um dos cargos mais concorridos, foram cobrados na última seleção conhecimentos de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Atualidades, Raciocínio Lógico, Noções de Administração, de Microeconomia, de Contabilidade Geral, dos direitos Penal, Processual Penal, Administrativo, Constitucional e Legislação Especial.
Fonte: Folha Dirigida


Nenhum comentário:

Postar um comentário