terça-feira, 9 de setembro de 2014

Dicas de como se preparar para o Teste de Aptidão Física

Ser aprovado em um concurso público é uma tarefa que demanda um investimento muito grande de tempo, dinheiro e aprendizado. No entanto, para quem deseja uma carreira militar (Polícia, Bombeiros, Exército) ou mesmo carreiras que exigem intenso esforço físico (como, por exemplo, Agente de Limpeza Pública), a aprovação na prova objetiva é só o primeiro passo, pois é seguida pelo temido teste de aptidão física (TAF). 
Veja a seguir algumas dicas para tirar de letra esta etapa do concurso:
1.       LEIA O EDITAL:
O edital é a “lei” do concurso. Tudo o que pode ser exigido do candidato está lá, inclusive os exercícios físicos do TAF. Se o edital ainda não saiu, leia os anteriores e comece a treinar todas as modalidades exigidas o quanto antes.
2.       TREINE COM ANTECEDÊNCIA:
Não deixe para treinar depois que sair o edital, nem muito menos depois da aprovação nas provas escritas. Principalmente no caso das carreiras militares, o concurso deve ser um projeto de vida e o treinamento deve ser incluído na rotina diária. Segundo especialistas, é necessário pelo menos três meses de treinamento para se sair bem no TAF, mas isso depende muito do condicionamento físico inicial do candidato.
3.       CUIDE DA SAÚDE:
Faça todos os exames de rotina e um check-up cardiológico para saber se está apto para a carreira, evitando assim sobrecarga e surpresas desagradáveis. Se puder contar com o acompanhamento de um profissional de Educação Física, melhor ainda.
4.       ALIMENTE-SE BEM:
Cuidado com a alimentação é fundamental: pessoas acima do peso têm desempenho pior e maior possibilidade de lesões. Caso necessite perder peso, procure um nutricionista para escolher uma dieta que não prejudique seu desempenho. Jamais faça dietas radicais ou corte totalmente um tipo de alimento (ex.: carboidratos), evite alimentos gordurosos e inclua frutas e vegetais frescos e proteínas no cardápio.
5.       NA SEMANA ANTERIOR:
Evite exagerar nos treinos, o que pode causar lesões graves e até mesmo incapacitar o candidato no dia da prova. No dia anterior, durma bem e evite bebidas alcoólicas.
6.       NO DIA DA PROVA:
Na manhã do teste, faça uma refeição leve, porém energética (frutas, barras de cereal, etc). Não exagere para não sofrer com dores abdominais na hora da prova e lembre-se de manter-se hidratado.
Tomando estes cuidados básicos, com certeza o TAF não irá impedi-lo de conquistar sua tão sonhada carreira pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário