segunda-feira, 9 de março de 2015

PM/MG lançará edital para 3.000 vagas até abril

A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM/MG) deve divulgar até abril o edital seu novo concurso público para soldados, anunciado em 27 de fevereiro, pelo comandante geral da corporação, coronel Marco Antônio Badaró Bianchine. Ao todo serão oferecidas 3.000 vagas e, segundo informações da assessoria da corporação, 10% do total será destinado para mulheres, sendo 2.700 vagas para homens e 300 mulheres.
Ainda segundo a assessoria, a remuneração, atualizada, em abril, será de R$ 4.098. Para concorrer é necessário possuir ensino médio, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,60m.

Atribuições
Cabe ao servidor do cargo promover a segurança pública, através de atividades preventivas e repressivas nos diversos tipos de policiamento, realizar policiamento ostensivo fardado, executar atividades operacionais diversas, atender e solucionar ocorrências policiais, redigir boletins de ocorrência, relatórios e outros documentos administrativos, estabelecer contatos com a comunidade, formular diagnósticos de segurança pública de seu subsetor de responsabilidade, pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais e conduzir viaturas.

Último concurso
A expectativa é de que a seleção seja feita de forma semelhante ao do último concurso para o cargo, realizado em 2012, organizado pela própria corporação. A oferta foi de 1.600 vagas e a seleção contou com quatro fases, com provas objetivas e redação na primeira, exames de saúde na segunda, testes de capacidade física na terceira e exames psicológicos na última. Além disso, os aprovados em todas as etapas são submetidos a um curso de formação profissional, com duração de nove meses.
A prova objetiva contou com 40 questões, sendo 13 de língua portuguesa, incluindo estudo e interpretação de textos, sete de matemática, seis de geografia, seis de história do Brasil, quatro de conhecimentos de informática e quatro de direitos humanos.

Para a aprovação foi necessário atingir um mínimo de 60% do total de pontos da prova objetiva e 70% da redação. Somente foram convocados para as próximas fases, os melhores colocados dentro de um limite de 2,5 vezes o número de vagas, considerando o local de opção da vaga e sexo, também sendo considerados os participantes empatados dentro deste limite.  

FONTE: JCCONCURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário