sábado, 29 de outubro de 2011

Como usar a tecnologia na preparação para um concurso


Professor dá dicas de ferramentas que ajudam na preparação
Uma das últimas palestras frealizadas no primeiro dia da 2ª Feira da Carreira Pública foi com o professor de Direito Constitucional Rodrigo Menezes, que explorou o tema "O uso da tecnologia a favor do concurseiro". Segundo ele, hoje em dia existem diversas ferramentas que auxiliam na preparação para concurso público. "A tecnologia surgiu para resolver problemas. Quem quer fazer concurso deve buscar métodos e tecnologias que possam auxiliar no estudos", lembrou ele.
O especialista ressaltou que o concurseiro, antes de iniciar a preparação, deve resolver alguns problemas tais como: qual concurso eu devo fazer? Como obter o conhecimento necessário para minha aprovação? Como fixar tanto conteúdo para fazer uma boa prova? Como conseguir tempo para me preparar? "Antes é preciso saber qual concurso você quer fazer e a sua área de interesse. É importante levar em consideração o seu grau de instrução. Outra dica é resolver provas de concursos anteriores e fazer um planejamento do que pretende estudar. É preciso saber o que quer, pesquisar sobre o órgão e elaborar o plano de estudo", afirmou.
O professor Rodrigo Menezes explica que o candidato deve usar a internet para pesquisar informações sobre a carreira escolhida. Para ele, o candidato deve "utilizar as ferramentas modernas de contato (email, twitter, facebook) para manter-se atualizado com as notícias dos concursos". Além disso, "adaptar a tecnologia ao perfil de aprendizado, também é importante". Segundo Rodrigo, os três campos de aprendizado são o visual, o auditivo e o anestésico. "Procure identificar o seu e comece a estudar", sinalizou o professor.
Finalizando a palestra, o professor comentou que o candidato pode utilizar, como meio de aprendizado, livros (teoria e questões), apostilas, aulas (presenciais ou online) e provas anteriores. "Para fixar a matéria o candidato pode usar resumos, gravação e mapas mentais, marcação de texto, entre outros. É fundamental rever a matéria de forma didática. Lembre-se que seu material de estudo deve estar sempre debaixo do braço", indicou ele.

Fonte: Feira da Carreira Pública/Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário