sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Atualidades AlfaCon: O que você precisa saber sobre a crise dos refugiados em direção à Europa

A crise da migração em direção ao continente europeu pode ser igualada a momentos pós 2º GM. Os números são assustadores: 400 mil em 2015 e podendo chegar a 450 mil em 2016. A busca por melhores condições de vida em um ambiente de tranquilidade democrática, fazem  da Europa o continente mais atraente nesse contexto. É claro, que viagens mais distantes como EUA, Japão, Austrália e Canadá são inviabilizadas pelo alto custo, que esse deslocamento acabaria implicando.

O que é um refugiado?
É alguém que fugiu de seu país em virtude de um conflito ( guerra, guerra civil) ou de uma perseguição e não pode retornar com segurança.

O que é um asilado?
É um refugiado que pede uma solicitação de asilo. O país que o acolhe pode ou não conceder. Essa definição é particular e cada caso deve ser tratado individualmente. As regras  variam de país para país.
No caso da onda que toma conta da Europa; a ACNUR (  órgão da ONU ) entende que os números já indicam que se trata de uma situação particular e, que portanto, são refugiados que podem ou não serem acolhidos. Há uma outra  etapa. A possível deportação. Nos últimos 4 anos foram deportados cerca 1,5 milhão de pessoas que tentaram uma nova vida na Europa.




O que é um imigrante?
Os imigrantes procuram outros países, em decorrência, principalmente da questão econômica; questão familiar. O que hoje se observa é uma situação complexa, pois há imigrantes e refugiados embarcando em mesmos botes no Mediterrâneo. Isso não  deveria significar tratamento diferenciado, porém na Hungria se observou sinais de intransigência, preconceito e violência.

Qual a rota seguida por esses refugiados?



Fonte: Blog Mundialíssimo; Diogo Bercito.
Resumidamente os que partem da Turquia, fogem da Guerra Civil na Síria e do Afeganistão. São mais de 4 milhões de fugitivos desse conflito, que já matou mais de 250 mil pessoas. Aqueles que partem da Líbia e Tunísia fogem de conflitos no continente africano: Eritreia, Sudão do Sul, Nigéria e a própria Líbia.
O destino mais desejado são as nações ricas da Europa: Alemanha, França e Inglaterra.
A tragédia é a marca dessa viagem. Mais de 2 mil pessoas já morreram nessas travessias, sem é claro pensar nas condições de alimentação, frio e doenças que acabam enfrentando. Um momento histórico e triste.
Diogo Silva é professor de Atualidades, Arquivologia e História do Alfacon.

Oferecimento:


Nenhum comentário:

Postar um comentário