domingo, 23 de agosto de 2015

Concurso do INSS, a bola da vez!

Chegou a hora! Autorizado o concurso para o INSS e inclusive com a Cespe/UnB sendo a possível banca organizadora chegou a hora de acelerar os estudos, e como entendo que a prática é o critério da verdade, e para preparar-se de forma correta para esta forma na informática, devemos entender que: É importante se preparar resolvendo provas anteriores, pois e neste momento existe uma indefinição da banca organizadora, as matérias são em sua estrutura teórica as mesmas, é o foco deve ser as questões da FCC e Cespe/Unb, priorizando provas que ocorreram em 2015 ou 2014.
Geralmente as provas para o INSS tem uma abordagem técnica sobre a informática, com prioridades para temas como Redes de computadores (topologia e escopo), Segurança da informação, além de Internet e Intranet (serviços, protocolos e regras de compartilhamento de dados).
Como se trata de uma autarquia federal, o INSS aborda nas provas de informática tanto softwares proprietários, como o Windows, Word e Excel, quanto softwares livres, como o Linux, Whiter e Calc, portanto os estudos devem ser direcionados para estas duas classificações de softwares.
Temas que estão em destaque recentemente e são alvo de ações governamentais devem ser estudados também de forma diferenciada, como a Lei 12965/14, o chamado Marco Civil da Internet e os conceitos de Cloud Computing e Cloud Storage (computação e armazenagem e dados em “nuvens”, que são os servidores da Internet ou Intranet.

Informática para concursos não tem relação com o uso dos computadores e conhecimento prático, pois a abordagem é teórica e muito particularizada, neste sentido, os alunos que tem conhecimento de usuário ou mesmo acadêmico em informática, devem entender que a abordagem em concursos é muito diferente e se reeducar para a forma em que questões abordam o tema. É desta forma que tenho ajudado os alunos no Alfacon, tanto nos cursos presenciais quanto on-line. Força e honra e bons estudos.

Luiz Rezende (Professor de Informática do Alfacon)


Oferecimento:


Nenhum comentário:

Postar um comentário