sexta-feira, 13 de julho de 2012

O VALOR DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O CONCURSEIRO


Este é um item super importante mas bastante negligenciado por muitos candidatos. Infelizmente a maioria, por preguiça ou por ignorar seus benefícios, considera a prática de atividades físicas uma perda de tempo em relação a enorme quantidade de matérias que precisa estudar. É o velho hábito de só estudar, estudar e estudar. 
Deixar de fazer uma atividade física regular é mais um grande engano dos candidatos despreparados, porque esta  prática coopera muito com o estudo e consecutivamente com a aprovação. Atividades como caminhar, pedalar,  nadar, correr, ginásticas em geral, ou praticar algum esporte de forma moderada, oxigenam e descansam o cérebro, e  relaxam a musculatura em geral o que reduz muito a ansiedade, o nervosismo, o estresse e contribui de forma bastante significativa com a melhora da qualidade do sono, que está diretamente ligada a qualidade da memória. 
Pesquisas atuais comprovam que as atividades físicas regulares também melhoram a atenção, a concentração, a cognição, a aprendizagem, e diminuem o tempo de reação a estímulos e a decisões. O aumento do fluxo sanguíneo cerebral provocado pela atividade física regular, aumentando também a plasticidade neuronal promovendo maior número de sinapses, que quanto maior for, mais veloz é o raciocínio. Aumentam também a captação de glicose, que é o combustível do cérebro, e a produção de endorfinas que melhoram a comunicação entre as células do sistema nervoso, melhoram o humor promovendo estados de espírito agradáveis, e trazem mais disposição física e mental. As principais endorfinas produzidas são:
 - Noradrenalina e a Serotonina – Que melhoram o humor, o sono e reduz ansiedade e depressão;
  - Dopamina – que é estimulante;
  - Acetilcolina – Que atua na memória e na aprendizagem

Estes neurotransmissores trazem relaxamento, bem estar e prazer, e aumentam a resistência ao estresse impedindo o desgaste dos neurônios.

A atividade que gosto de recomendar são:
- Caminhada de 30 a 50 minutos – É fácil de fazer e estimula estados de calma e equilíbrio, de atenção e concentração;
- Dançar - Considero uma das melhores opções de atividade física para o concurseiro e principalmente para ‘a concurseira’, pois além de exercitarem, também são alegres, divertidas e proporcionam grande descontração. Pode ser dança de salão, jazz, samba, sapateado ou mesmo balé, o importante é se exercitar com diversão;
- Corridas Leves – mas só para quem já está acostumado.

Então agora é só tirar o pé do chão!

Alexandre Maia
Preparo Emocional para Concursos






Alexandre Maia, Psicólogo, com especialização em Psicoterapia Breve, Gestalt Terapia e Terapia Cognitivo Comportamental. Autor, com três livros publicados na áreas de auto-conhecimento “Assim dizia o velho ditado” Editora Lacerda; e “Se conselho fosse bom...” Editora Maud; "Preparo Emocional para passar em provas e concursos" Editora Impetus. Coaching com especialização em Coaching Executivo, live Coaching, Emotion Coaching e criador do Coaching Vital onde aplica tecnicas de Coaching e Terapia Cogniiva Comportamental aliada a práticas de respiração, relaxamento e tecnicas vibracionais exclusivas.

                           Oferecimento:


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário