sexta-feira, 27 de julho de 2012

Qualidade de Vida – Um guia para quem se prepara para um Concurso Público.


Muitas pessoas começam sua preparação para concursos imaginando que a aprovação, quando vier, trará toda onda de felicidade, solução financeira para as contas apertadas, carga horária de trabalho leve e com pouca exigência técnica. 
Mas a realidade não é bem essa e um plano mal elaborado de estudos e a escolha errada da carreira podem trazer grandes frustrações e infelicidade. Poucas ou nenhuma pessoa imagina que a aprovação em um concurso da área federal pode representar o início de um “ciclo migratório” que fatalmente começará pelas regiões mais afastadas dos grandes centros, onde a carência do serviço público é enorme.
Em termos práticos, trocar a tranquilidade de uma cidade que oferece serviços como cinema, hospital, padaria, vida noturna ativa – para citar só algumas características que você considera elementares – por um município longínquo, afastado do conforto e da comodidade de casa, muitas vezes com o clima diferente, em que o acesso pode se dar exclusivamente por meio de barco é um ponto que deve pesar na escolha de sua profissão.
Mas para ajudar na sua tomada de decisão e na elaboração de um plano de vida que começa com a preparação para concurso público – e frise-se, não vejo opção melhor de vida que a aprovação em um concurso público, por todos os argumentos que já estão cansados de se repetir (estabilidade, segurança, aposentadoria, plano de carreira) – quinzenalmente trarei algumas dicas e pontos de vista sobre a preparação para concursos públicos com nítido perfil que privilegie a consciência da escolha e a qualidade de vida, não só no processo de preparação mas, principalmente, no exercício de sua profissão.
Penso assim em abordar pontos que vão desde a escolha de sua profissão, a elaboração de um plano de estudos, determinação de metas, planejamento financeiro, como lidar com derrotas (sim, elas farão parte de sua vida por um determinado período), amigos dos quais você precisa tomar distância, família, lazer, hábitos de um concurseiro, indicação de livros e doutrinas específicas, além de falar dos editais que estão abertos e de suas características.
Para começar esse ciclo de conversas, repassaremos a decisão que você está pensando em tomar ou já tomou: a carreira pública. Saiba que de alguns anos para cá, principalmente com a promulgação da Constituição da República de 1988, o perfil dos profissionais que tomam posse mudou muito. Essencialmente, tomou viço a noção do múnus público, ou seja, a necessidade de servir à sociedade realizando um bom papel enquanto servidor público.
O nome já não deveria dar margens às dúvidas: servidor! Mas não foi essa a ideia que por muitos anos carregamos, acompanhando o desserviço que era oferecido pelos operadores dos órgãos públicos. Mas o que hoje percebemos muito com a ajuda da imprensa é a fiscalização dos órgãos com o estabelecimento de metas de produtividade que lembram a governança de empresas privadas. Ainda, a atuação Polícia Federal tem realizado relevante papel no enfrentamento da corrupção dentro de órgãos públicos, o que ainda é visto como um grande mal em nossas instituições.
Estes dois argumentos nos servem para pensar que a decisão pela carreira pública hoje é uma decisão madura, uma decisão que não acompanha o senso de que o “Brasil não é um país sério”, como disse o general e estadista francês, Charles de Gaulle. É certo que ainda não somos tão intolerantes como nossos vizinhos argentinos, mas já estamos no caminho.
Então, para você que está exatamente neste momento de vida, pensando em tomar a decisão de fazer concurso público ou já no caminho dele, saiba que a sociedade espera que você seja um servidor eficiente, respeitoso com o cidadão, correto e que, mais do que isso, que sempre esteja pronto para sugerir mudanças em prol de uma melhor qualidade de vida para aqueles que buscam ajuda ou esperam algum serviço do Estado.
Até nosso próximo encontro!
Leonardo Pereira

Leonardo Pereira, advogado e diretor do Instituto IOB, preparatório para concursos

Oferecimento: 

                              http://www.iob.com.br/ 


Um comentário:

  1. Nossaaaa..... este blog esta ficando cada dia melhor! Parabéns Evandro, por nos manter informados e sempre nos auxiliar na busca pela tão sonhada aprovação. Creio que Deus, tem grandes obras para a sua vida. Obrigada de coração. Bjjsss...

    Aline Fortunato - Salvador-BA

    ResponderExcluir