sábado, 1 de setembro de 2012

Dicas para obter sucesso no Teste de Avaliação Física:


ACABE COM O MEDO DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
Não se intimide com as provas do TAF. Com dedicação ao treinamento e força de vontade você será capaz de superar as limitações e passar por esse temido obstáculo.
A decisão já foi tomada, eu quero me tornar um funcionário público. Sabemos que o caminho é longo, teremos que vencer diversas etapas: escolher uma carreira de acordo com sua aptidão e formação (Poder Legislativo, Executivo ou Judiciário), se inscrever em um curso preparatório, aguardar a publicação do edital, se inscrever no concurso escolhido, continuar estudando muito e iniciar o processo seletivo. Ufa ...!!!! Quanta coisa em que se preocupar, e olha que isso não é tudo, cada uma dessas etapas possui suas peculiaridades, sendo que hoje falaremos especificamente sobre uma etapa que muitos candidatos desavisados deixam sempre para última hora, o TESTE DE APTIDÃO FÍSICA, também conhecido como TAF.
Os candidatos que desejarem se tornar um funcionário público deverão, primeiramente, obter todas as informações a respeito da carreira escolhida. Nós temos diversos meios para obtê-las, através da internet, revistas especializadas, reportagens semanais em jornais, entre outros. É dessa maneira que você iniciará seu planejamento de estudo/treino. Na maioria das vezes não há grandes variações no edital de um determinado órgão público, com isso basta conseguir o edital do concurso anterior para você poder obter informações básicas que te ajudará muito no futuro.
O conhecimento de todas as etapas que compõe o seu concurso é de extrema importância, principalmente se no edital constar o "maldito Teste de Aptidão Física (TAF)". Para muitos candidatos, essa etapa não é considerada importante, e cada um possui uma desculpa para justificar sua decisão: "depois eu penso nisso, eu tenho primeiro é que passar na prova de conhecimentos ...", "cada coisa no seu tempo, primeiro a prova teórica ...", "detesto fazer exercícios, não quero me estressar com isso agora, pois vai me prejudicar na prova teórica ..." . Realmente, o Teste de Aptidão Física não é o primeiro desafio a ser vencido no processo de conquista de uma vaga em um concurso público; entretanto deixar para se preparar no último momento, poderá ser uma estratégia inadequada, resultando em grandes decepções e sentimento de culpa por não ter treinado por um período maior. Então o que fazer? Como mudar esse cenário? Por onde eu começo? Quem eu procuro para me ajudar?
Uma das principais preocupações dos candidatos com relação a inclusão do treinamento físico no seu planejamento de estudos é que isso poderá prejudicá-lo, pois ele ficará muito cansado e atrapalhará seu rendimento no dia da prova teórica - principalmente os que não gostam de praticar atividade física regularmente. Podemos afirmar que esse pensamento não é correto, pois há diversos estudos científicos comprovando que um treinamento físico planejado e executado de forma adequada auxilia no desempenho intelectual. E um outro aspecto que preocupa, é que muitos candidatos preferem iniciar seu "treinamento físico" após o resultado da prova teórica, e o problema maior é que na grande maioria das vezes restam no máximo duas semanas da data da divulgação do resultado da prova teórica até o Teste de Aptidão Física, o que para muitos candidatos é tempo insuficiente para participar de um programa de treinamento físico adequado. Ainda sobre esse assunto, cabe salientar que quanto menor o período do programa de treinamento físico, maior terá que ser a sua intensidade, e consequentemente há um aumento significativo na probabilidade da ocorrência de lesões músculoesqueléticas.
Um outro aspecto extremamente relevante, sobre como treinar para obter sucesso no Teste de Aptidão Física, é a escolha dos profissionais para treiná-lo. Evite procurar "pseudos-treinadores", aquele amigo que gosta de fazer exercícios físicos e disse para você que poderia treiná-lo, ESQUEÇA!!!! O primeiro passo é procurar profissionais de Educação Física com registro no Conselho Regional de Educação Física(CREF) de seu Estado e que tenha experiência com treinamento físico para concursos públicos, ou seja, você quer um serviço específico para obter êxito numa bateria de testes físicos com índices predeterminados. Lembrem-se o Teste de Aptidão Física é a única etapa do processo de seleção, onde o gabarito se encontra publicado no edital. A escolha do profissional é fundamental para o seu rendimento no TAF.
Diversos serão os desafios para um candidato a um cargo público, cabe aos profissionais da área procurar todos meios para facilitar essa longa caminhada, tornando-a menos desgastante possível, através de informações precisas e objetivas. Claro que tudo irá depender do empenho do candidato, pois não basta estar matriculado no melhor curso preparatório ou contratar o melhor "personal trainer" que tudo se resolverá automaticamente. A participação de corpo e alma por parte do candidato é imprescindível para seu sucesso no futuro, não deixe para depois o que você pode iniciar hoje. E claro, boa sorte.
Dicas para obter sucesso no teste de aptidão física:
O Teste de Aptidão Física não deve ser considerado o bicho papão do processo seletivo para um concurso público, uma vez que todos os testes físicos (corrida, abdominal, flexão, barra, salto em altura, entre outros), assim como os índices que deverão ser realizados pelos candidatos fazem parte do edital do concurso. Não existe o fator surpresa.
O Professor da EFFÍSICA - Elon Junior, pioneiro na área de treinamento físico para concurso público, diz que um dos maiores problemas é a procura da maioria dos candidatos, procura o treinamento faltando uma semana para o dia do TAF, e muitos deles deixavam de realizar seu sonho de ser funcionário público em virtude dessa escolha. Por este motivo o especialista ministra palestras em diversos cursos preparatórios.
Anote aí algumas dicas imprescindíveis para que você obtenha sucesso nos próximos testes físicos:
1. É importante estar com a saúde 100%, com isso, realize, pelo menos, os seguintes exames médicos: eletrocardiograma de repouso, teste de esforço e exame de sangue (hemograma completo);
2. Procure o quanto antes um profissional de Educação Física com registro no CREF de seu Estado, com experiência em treinamento físico para concursos públicos, esse detalhe é muito importante, pois muitos candidatos se matriculam em uma academia de ginástica e imaginam que seus problemas estão resolvidos. Ledo engano, um programa de treinamento físico para concurso público deve trabalhar a especificidade, ou seja, trabalhar os gestos esportivos que mais se aproximam do que será realizado no dia do teste físico. O trabalho na academia é um complemento do programa de treinamento físico;
3. Não aceite ajuda de amigos que se dizem "treinadores", a probabilidade de lesão aumenta e o índice de aprovação diminui significativamente;
4. Não deixe para treinar na última hora, inicie seu treinamento físico assim que souber que o concurso está confirmado;
5. O período ideal para realizar um treinamento físico é de 6 meses, e no mínimo 3 meses; entretanto, cabe salientar que "cada caso é um caso", tudo dependerá do perfil do candidato (nível de aptidão física, disponibilidade de tempo, entre outros fatores).





                                        Oferecimento:
                                       
                                            http://www.efisica.com.br

2 comentários:

  1. Com dedicação ao treinamento e força de vontade você será capaz de superar as limitações e passar por esse temido obstáculo. dicas para obter aptidão

    ResponderExcluir
  2. Prepare-se para os testes físicos. Equipe especializada em TAF há mais de 20 anos. Videosaulas. Treinamento online. Planilhas especialmente preparadas para cada concurso específico. www.aprovataf.com.br

    ResponderExcluir