domingo, 25 de março de 2012

COMENTÁRIO E RESOLUÇÃO DE PROVA – prova discursiva de Técnico Administrativo do MPU/2010.


Olá, pessoal!  
Hoje, vou tratar da prova discursiva de Técnico Administrativo do concurso do Ministério Público da União (MPU/2010), que ficou conhecida como “a prova da discórdia”. Pelo menos oito em cada dez candidatos que tiveram suas provas discursivas corrigidas receberam nota inferior a 5,0 pontos. Entre esses alunos, a maioria obteve nota entre 1,0 e 3,0 pontos. Resumo da brincadeira: centenas de recursos contra as correções realizadas pelo CESPE (banca realizadora do concurso), irrisórios deferimentos de pontos capazes de alterar, significativamente, o cenário pré-recursal e, claro, muita gente competente eliminada do concurso em virtude da prova discursiva.
Indignados por considerarem que o tema da prova extrapolava o conteúdo programático estabelecido pelo edital (ou seja, atualidades), os candidatos tentaram cancelá-la. Naquele momento, lembrei-me das aulas que havia ministrado para os candidatos ao MPU. Certamente os havia orientado a respeito da sistemática que o CESPE vem adotando: ainda que o edital informe que o conteúdo será atualidades, esta banca tende a estabelecer paralelos entre um assunto da atualidade e um ou mais aspectos do conteúdo programático para o cargo sob avaliação. E foi, justamente, isso que ocorreu no concurso do MPU/2010 para o cargo de Técnico Administrativo.
1.      Analisando o enunciado da questão.
Não vamos nos debruçar sobre as controvérsias em relação à extrapolação, que foi alegada pelos candidatos. Não vamos porque não há controvérsia a ser esclarecida. No conteúdo programático para a prova objetiva, consta o estudo do planejamento. A cobrança, na prova discursiva, desse conteúdo da prova objetiva coordenado com um tema da atualidade (preparativos para a Copa do Mundo da FIFA de 2014) é plenamente aceitável, pois essa sistemática já está consolidada em exames anteriores realizados pelo CESPE. O objetivo da banca em realizar provas discursivas com essa organização sistêmica é (a) evitar “achismos” na confecção de um texto de caráter argumentativo e (b) checar se o candidato tem a capacidade intelectual para relacionar os conteúdos teóricos com situações práticas.
A prova discursiva para o cargo de Técnico Administrativo do MPU/2010 tinha o seguinte enunciado:
Os atrasos na criação e na aprovação de projetos de infraestrutura e a falta de planejamento para a Copa do Mundo de 2014 estão preocupando os membros do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva. Segundo um dos representantes regionais dessa organização, esses atrasos podem gerar prejuízos de tempo e de dinheiro, visto que as obras e os serviços tenderão a ficar mais caros.
Internet:<www.atarde.com.br> (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO (ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL) PARA O SUCESSO DA REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL
A primeira coisa que você tem de fazer ao decidir escrever um texto é ter a certeza de que ele é parte de um processo de comunicação estabelecido entre você e a banca. Nesse processo, é necessário compreender exatamente o que a banca “diz” a você no enunciado, ou seja, você deve construir o sentido do texto dela para que consiga, na produção do seu texto, responder à comunicação. Como se faz isso? Bom, eu diria que lendo criticamente a proposta. E como se lê criticamente? Buscando alcançar o conhecimento que deve ser partilhado por meio de um processo constante “ativação” e “costura” de conhecimentos científico, acadêmico, linguístico, de mundo, de costumes etc.
Vejamos os conhecimentos que deveriam ter sido ativados pelos candidatos ao cargo para escrever a redação.
A)      No texto motivador, o autor afirma “esses atrasos podem gerar prejuízos de tempo e de dinheiro”.
Conhecimento ativado de Administração Geral. O candidato deveria ter ativado esse conhecimento sob a forma de implícito, lembrando-se dos princípios de eficácia(economia racional [tempo, mão de obra, material]), de eficiência (alcance das metas estabelecidas) e de efetividade (transformação da realidade). Evidentemente, o autor do texto motivador está chamando a atenção para a não observância do princípio da eficácia pelos organizadores/realizadores brasileiros da Copa da FIFA de 2014. É possível não haver uma economia racional dos recursos produtivos e, ainda assim, observar os princípios de eficiência e de efetividade? Eu creio que sim. Claro que haverá um custo extra para cumprir as metas e, eventualmente, transformar a realidade.
B)     No tema, a banca insere o segmento: “sucesso da realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil”.
Você concorda que esse segmento gera certa dúvida a respeito do que exatamente a banca está falando? Mas não é tão complicado assim! Alcançar o sucesso, em se tratando de atividade do Estado, significa observância ao princípio de administração geral da eficácia de gestão e ao princípio de Direito Administrativo da eficiência da administração pública.
Conhecimento ativado de Direito Administrativo e/ou Administração Pública. Outro conteúdo que deveria ter sido ativado pelo candidato é o princípio da eficiência da administração pública, segundo o artigo 37 da Constituição Federal. Maria Sylvia Zanella Di Pietro (Direito Administrativo. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2008. p. 79) ensina que esse princípio, advindo com a Reforma Administrativa Federal, “submete toda atividade do Executivo [gestão da coisa pública] ao controle de resultado”. Assim, o Estado deve, além de observar o princípio da eficácia (principalmente, poupando dinheiro público), submeter-se ao princípio constitucionalmente imposto da eficiência. Alguns especialistas advogam a tese de que o Estado deveria mirar seus projetos sob a égide do princípio da efetividade, ou seja, buscando em todas as suas ações transformar a realidade do país. Isso se aplicaria, por exemplo, no projeto Copa da FIFA de 2014, pelo qual todas as obras deveriam tornar-se benefícios para a população e não apenas servir aos propósitos do evento. No caso específico da nossa redação, fiquemos apenas com os princípios da eficácia e da eficiência para inferir o valor do termo “sucesso”.
C)     No tema, a banca insere o segmento: “importância do planejamento (estratégico, tático e operacional)” para o evento Copa do Mundo de 2014.
Conhecimento ativado de Administração Geral e Pública. É, neste ponto, que centenas de candidatos comprometeram seu texto e, por conseguinte, reprovaram no concurso. Podemos dizer que, neste segmento linguístico, estava a chave para resolver a questão. A banca desejava que o candidato estabelecesse um paralelo argumentativo de como os três níveis de planejamento, se realizados de maneira correta, podem contribuir para evitar gastos desnecessários ao erário e para garantir que todos os preparativos para a realização do evento sejam realizados.

2.       A estratégia de construção do texto.
Ativando os conhecimentos acima descritos, o candidato preparado observava que a banca NÃO desejava que ele conceituasse ou descrevesse os três níveis do planejamento. Ao contrário, a banca pressupunha que o candidato dominasse tal teoria eesperava que ele relacionasse esse conhecimento teórico com uma circunstância real atual, ou seja, a Copa do Mundo de 2014. Os guias do planejamento de um evento como a Copa do Mundo devem ser, conforme indicação indireta presente no enunciado, os princípios da eficácia (racionalidade econômica) e da eficiência (cumprimento de prazos e metas).
A única estratégia viável, neste caso, é defender a tese de que o planejamento é responsável pelo sucesso do projeto público Copa do Mundo de 2014. Defendendo essa tese, o candidato precisaria demonstrar COMO cada um dos níveis do planejamento (estratégico, tático e operacional) deveria ser empregado no caso concreto.
Abaixo, vejamos quatro exemplos de textos originais de candidatos que concorreram ao cargo de Técnico Administrativo do MPU/2010. Nos dois primeiros exemplos, os textos foramconstruídos de acordo com o solicitado pela banca (ambos os candidatos obtiveram nota 9,87) e, nos dois últimos exemplos, os textos não foram elaborados de acordo com o solicitado (um candidato recebeu nota 2,1 e o outro, 4,08).
TEXTO 1
Redação de ex-aluno da Profa. Vivian Müller. A nota atribuída ao candidato foi de 9,87 pontos, sendo que a nota de conteúdo (organização e estrutura geral do texto) foi de 10,0 pontos.
TEXTO 2
Redação de candidato disponível na internet. A nota atribuída ao candidato foi de 9,87, sendo que a nota de conteúdo (organização e estrutura geral do texto) foi de 10,0 pontos.
TEXTO 3
Redação de candidato que solicitou recurso à Profa. Vivian Müller. A nota atribuída ao candidato foi de 2,1 pontos, sendo que a nota de conteúdo (organização e estrutura geral do texto) foi de 2,3 pontos.
 
TEXTO 4
Redação de candidato que solicitou recurso à Profa. Vivian Müller. A nota atribuída ao candidato foi de 4,08 pontos, sendo que a nota de conteúdo (organização e estrutura geral do texto) foi de 4,6 pontos.
3.     Apresentando um texto nota máxima.
A seguir, um exemplo de texto que elaborei para que vocês vejam como deve ser estruturado um texto nota máxima em termos de conteúdo, de organização e estrutura das ideias e de domínio da norma culta da Língua Portuguesa.
Como acontece com todos os projetos de grande vulto, a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, deverá ser resultado de um rigoroso planejamento, efetivado nos três níveis de organização. A observação constante dos objetivos nos níveis estratégico, tático e operacional conferirá, ao longo do projeto, a certeza de que o evento alcançará êxito.
O planejamento estratégico para a Copa de 2014 já foi consolidado no Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a realização da Copa de 2014. Tal plano, baseado nas garantias que o Governo brasileiro ofereceu à FIFA quando se candidatou a país-sede da Copa de 2014, estabeleceu os objetivos e as metas gerais para a realização do evento, como, por exemplo, a classificação das ações e projetos (governamentais e não governamentais) de acordo com a prioridade de suas realizações.
Com base nas informações e orientações do Plano Estratégico, atuarão, em nível tático, os órgãos responsáveis pela governança da gestão, que são o Comitê Gestor da Copa (CG-COPA), o Comitê Executivo da Copa (CE-COPA), o Comitê Organizador Local (COL) e as Câmaras Temáticas Nacionais (CTNs). Essas entidades têm, conjuntamente, como objetivo coordenar e consolidar as ações e projetos (governamentais e não governamentais), estabelecer metas e monitorar resultados de implementação e execução do Plano Estratégico.
Também é competência dos membros da governança para a Copa de 2014 realizar o planejamento operacional. Essa atividade deverá ser desempenhada em grupos de trabalho internos específicos para cada ciclo de gestão delimitado pelo Plano Estratégico. Esses ciclos são: primeiro, os projetos de infraestrutura (mobilidade urbana, estádios, aeroportos e portos); segundo, os projetos complementares de infraestrutura de suporte e serviços (segurança, infraestrutura turística, energia, telecomunicações) e terceiro, operações e ações específicas (saúde e prevenção, fornecimento de energia).
Dessa forma, o rigor na elaboração, implementação e execução do planejamento da Copa do Mundo de 2014 será decisivo para o sucesso do evento, em termos de eficácia e eficiência de gestão. Com todos os níveis de planejamento já definidos e estruturados, o Governo brasileiro, em parceria com a iniciativa privada, deve empenhar-se em fazer com que o evento se torne um marco na história das Copas e no desenvolvimento do Brasil.
SE QUISER, BAIXE O ARQUIVO COMPLETO DESTE COMENTÁRIO E RESOLUÇÃO EM PDF CLICANDO NO ARQUIVO: COMENTÁRIO E RESOLUÇÃO DE PROVAS – Ministério Público da União 2010 – Profa Vivian Müller
Espero que essa nossa “conversa” tenha sido útil aos seus estudos!
Até a próxima.
Profa. Vivian Müller.

Vivian Müller - Professora de Língua Portuguesa (Produção e Análise Textual), Direito (Administrativo, Constitucional e Internacional) e Comércio Internacional. Bacharel em Direito. Atualmente, cursa Mestrado em Linguística pela UnB. Nessa mesma instituição, também cursou Mestrado em Relações Internacionais. Leciona há quatro anos em cursos preparatórios para concursos.
E-mail: profa.vivianmuller@gmail.com.
Twitter: @Vivian_Muller.
Contato profissional: (61) 3201.8857.


4 comentários:

  1. Este artigo é um máximo. Adoreiiiii... Esta de parabéns a Professora Vivian! Parabéns também ao Evandro, pelo seu trabalho feito aqui no blog (está ficando cada vez melhor)... Sou sua fã Guerreiro! Beijosss...

    Carla Tavares - Recife/PE

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Guerreira Carla! A Profª. Vivian Müller, é uma ótima profissional! Estou batalhando para trazer mais novidades para todos vocês Guerreiros! Em breve teremos surpresas legais! Avante Guerreira!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Vivian Muller.
    A sua explanação caiu do céu nas mnhas mãos,justamente, o que precisava para continuar o treinamento do concurso do cespe. Polícia Cívil da Bahia. OBS são duas provas discursivas (questçoes), com trinta linhas cada. Se possível colabore com seus palpites, ok!

    Grato,

    Antonisio - Santo Estevçao - BA

    ResponderExcluir
  4. Olá bom dia gostaria de saber onde consigo o gabarito da prova discursiva , a marinha não divulga?

    ResponderExcluir