segunda-feira, 23 de setembro de 2013

3 DICAS PARA EVITAR IMPREVISTOS AO PRESTAR UM NOVO CONCURSO

Olá, já falei em outro artigo sobre os fatores que entendo essenciais para a aprovação do candidato, quais sejam: o foco, a determinação e a persistência. Embora constituam, juntamente com o estudo, os elementos essenciais da preparação do concurseiro, existem outros itens que irão ajudar o candidato a potencializar seu desempenho. 
Um deles refere-se à administração ou organização do concurso público. Ou melhor, de cada um dos concursos que o candidato está prestando.
Por estarem focados em demasia nos estudos, alguns candidatos acabam esquecendo-se da administração da sua vida de concurseiro. Por isto, listei quatro dicas que auxiliarão o candidato a organizar o material de cada um dos concursos públicos que está prestando:

  1. REGISTRO DOS PRINCIPAIS DADOS DO EDITAL: após a publicação do edital do concurso público, o primeiro passo do candidato é ler atentamente o edital e formar uma pasta onde ficarão armazenados os documentos relativos àquele concurso, como cópia do edital, comprovante de inscrição, voucher, além da própria prova, gabarito e eventual recurso. O candidato também colocará nesta pasta uma folha com o resumo dos principais dados do edital, como banca organizadora, período de inscrição, data da prova e período de validade, dentre outras informações que entender pertinentes. Isto fará com que o candidato tenha acesso rápido às principais informações do concurso, não as misturando com o material de outros concursos;
  2. INSCRIÇÃO E RESERVAS: alguns candidatos efetuam a inscrição do concurso, mas esquecem de realizar o pagamento, fique atento aos prazos do edital! Outro fato que também ocorre é se esquecer de efetuar as reservas de hotel e passagem, em casos de concursos em outros estados. Eu mesmo já tive uma péssima experiência neste sentido quando fui prestar a prova no TRT3, em Belo Horizonte, e não consegui reservar hotel em BH, tendo que ficar hospedado no município de Santa Luzia. Claro que o resultado não foi o esperado, pois houve muito gasto de energia e preocupação em chegar no horário da prova. Portanto, recomendo que o candidato reserve hotel assim que for publicado o edital, caso a data já esteja prevista. Da mesma forma, a reserva de passagem aérea ou de ônibus deverá ser efetuada com antecedência.
  3. CHECK-LIST PARA O DIA DA PROVA: nos dias que antecedem a prova do concurso público, em uma folha o candidato deverá fazer um check-list de alguns materiais que utilizará na prova e em seu deslocamento até ela, como canetas (preta ou azul, conforme o edital), lápis, borracha, documento de identificação com foto, comprovante de local da prova, celular, carregador do celular, carteira com cartão de crédito/débito ou dinheiro em espécie, número do voo, assim como o horário de partida do avião, garrafa de água e alguma fruta ou chocolate para ingerir durante a prova, além de anotar o telefone e endereço do hotel em que está hospedado e telefone de taxista. É muito importante que o candidato combine com um taxista, com antecedência, um horário para leva-lo ao local da prova, caso opte por ir de táxi.
Espero que estas dicas sejam úteis para que o candidato consiga ganhar tempo e otimizar seu estudo, antecipando a aprovação.

Daniel Fuman - funcionário público e formado em Direito. Já prestou mais de 30 concursos públicos e empossou cargos no IBGE e INSS. Atualmente é Analista Judiciário do TRT-RS e criador do blog www.danielfuman.com que traz notícias sobre concursos do TRT, TRE. TRF e MPU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário