sexta-feira, 6 de setembro de 2013

ENTREVISTA DO EVANDRO CONCURSEIRO À COLUNA DIÁRIO DO CONCURSEIRO DO JC CONCURSOS


































Republicação da Matéria à Coluna Diário do Concurseiro do JC CONCURSOS :


DIÁRIO DE UM CONCURSEIRO POR EVANDRO CONCURSEIRO

Delegando sonhos e objetivos
Prestar concursos públicos pode ser uma jornada de autoconhecimento. Pode, também, ser a abertura para descobertas mais insidiosas sobre a vida. Evandro Concurseiro, 28 anos, fala à coluna Diário do Concurseiro sobre como assumiu essa “faceta concurseira”: o sonho de ser delegado, como pretende realizá-lo e os projetos paralelos que toca enquanto não vive tal sonho.

O revés como meio do caminho
Quando iniciei a minha jornada como concurseiro, ainda não tinha uma preparação específica, mas com o tempo fui me aprimorando. A faculdade de direito ajudou-me na preparação e assimilação nas questões de cunho jurídico e as demais - português, matemática e informática - fui sempre procurando aprofundar-me através de diversos materiais (livros, vídeos, aulas). A avaliação que faço é que a reprovação deve ser vista, então, como um momento de reflexão e amadurecimento, no qual o candidato deve avaliar suas falhas e focar cada vez mais naqueles conteúdos em que há mais dificuldade.

De grão em grão...
Em minha fase “100% concurseiro”, já foram 19 concursos: delegado da Polícia Civil/SP, analista da SAP/SP, oficial de Justiça do TJ/SP, oficial do TJM/SP, agente de tributos de Diadema/SP, fiscal de postura de Barra Bonita/SP, entre outras seleções municipais.

Ser delegado...
Por ser uma carreira dinâmica, envolve pesquisas, paciência, estratégias e ações visando à descoberta dos verdadeiros autores da infração penal. Ou seja, não somente no saber jurídico, mas também em técnicas de investigação, rotina policial, etc.
A minha preparação começou em 2011. Hoje estudo em torno de quatro horas. 
A minha organização é baseada em estudar várias matérias ao mesmo tempo, o que exige uma maior produção cerebral e consequentemente estimulando-o para diversas situações.
A minha metodologia é baseada na organização e dedicação que tenho desde a época da graduação, principalmente em questões constitucionais e criminais, sempre pesquisando e lendo bastante, tanto doutrina quanto jurisprudência, e aplicando ao final em resoluções de questões.

Os dias “D”
Hoje procuro chegar bem relaxado. Durmo bem nos dias que antecedem a prova e faço uma boa alimentação.
Acredito que o candidato deve realizar aquilo que lhe transmita maior tranquilidade, que lhe estabilize emocionalmente, evitando o nervosismo.

Guerra concurseira
Quando eu resolvi criar o Blog Concurseiro Guerreiro, foi com a intenção de poder compartilhar informações, dicas e motivações com todos os demais concurseiros.
Podendo unir todos no estudo e poder humildemente deixar uma pequena contribuição na preparação de concursos públicos, mostrando a todos que quando se acredita em um sonho, devemos batalhar rumo a sua concretização.
Hoje, os concurseiros blogueiros vêm contribuindo em muito para com os demais, facilitando a preparação com seus compartilhamentos de informações e estimulando a interatividade com todos. Os fóruns são uma forma de o candidato trocar experiências e de participação com demais.
Assim, há contribuição na preparação com trocas de materiais, provas etc.

Concursando Brasil afora
Você conhece várias pessoas e cada qual com uma história peculiar, assim, procuro estimular a vontade de estudar com essas experiências.
Todas foram sensacionais!

*em depoimento ao jornalista Reinaldo Matheus Glioche

FONTE: JC CONCURSOS

3 comentários:

  1. Que depoimento lindo!
    Parabéns ao Dr. Evandro, por sua história e seu trabalho no meio dos concursos públicos... #EUSOUGUERREIRA

    Aline Sanches/ Ribeirão Preto-SP

    ResponderExcluir
  2. MEUS PARABENS DR. EVANDRO CONCURSEIRO, TIVE O PRIVILEGIO DE CONVIVER COM VC SEI DE SUA GARRA PRA CUMPPRIR SEU OBJETIVO BOA SORTE EM SEUS PROJETOS.

    ARACI NORONHA/ SANTA CRUZ DO RIO PARDO- SP

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Evandro, pelo seu belíssimo exemplo de solidariedade com os milhares de concurseiros espalhados pelo nosso país.

    Adriana G. Marques - São Paulo

    ResponderExcluir