terça-feira, 10 de setembro de 2013

Feira da Carreira Pública & Marcado de Trabalho: Um evento único para a vida profissional

Está de volta o maior evento sobre oportunidades no serviço público e na iniciativa privada do país. Pelo quarto ano consecutivo, a Feira da Carreira Pública & Mercado de Trabalho é realizada no Rio de Janeiro, levando informação e auxiliando aqueles que buscam a aprovação em concursos públicos ou uma colocação no mercado de trabalho. O evento, que vai desta terça, dia 10, até quinta, 12, é uma iniciativa da FOLHA DIRIGIDA e tem o patrocínio do Instituto de Desenvolvimento Educacional da Fundação Getulio Vargas (IDE-FGV).
Este ano, a Feira está de casa nova: o Centro Empresarial Firjan. O prédio fica no coração financeiro e comercial da cidade, proporcionando uma ampla gama de opções de transportes públicos, facilitando o acesso dos visitantes e dando comodidade ao retorno para casa, além de diversos restaurantes e lanchonetes no entorno. O evento ocupa três andares do Centro Empresarial Firjan. No segundo andar, são realizadas as palestras com especialistas e autoridades. Já os estandes dos expositores estão localizados no terceiro e no quarto andares, cada um deles com mais de 600 metros quadrados.
A cada ano que passa, a aprovação em concursos públicos tem se tornado objeto de desejo de um número cada vez maior de brasileiros, que buscam estabilidade e boa remuneração, a fim de concretizarem seus sonhos, como a compra de um imóvel, um carro ou a garantia de melhores condições de vida para si próprio e para a família. Estima-se que, por ano, mais de dez milhões de pessoas se candidatem às vagas abertas pelos órgãos públicos, nas esferas federal, estadual e municipal. No fim do mês passado, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, entregou ao Congresso Nacional a proposta de Orçamento da União para 2014, contendo a previsão de até 66.678 contratações. Muitas delas serão efetuadas por meio de concursos que ainda serão realizados. E o número de oportunidades costuma ser ainda maior no conjunto dos órgãos estaduais e municipais.
Porém, mais do que uma simples classificação de alguém que participa de seleções para cargos públicos, a palavra concurseiro tem se tornado, nos últimos tempos, quase que uma denominação de uma nova profissão, com candidatos cada vez mais bem preparados e dedicados à conquista da vaga almejada. Com uma concorrência tão qualificada, é necessário possuir um algo a mais para aumentar as chances de conquistar a aprovação. E é esse diferencial que a 4ª Feira da Carreira Pública & Mercado de Trabalho pode proporcionar.
“A Feira da Carreira Pública é uma oportunidade única para aqueles que estão na luta por uma vaga no serviço público. O evento propicia uma ampla troca de experiências e conhecimentos entre concurseiros, especialistas, autoridades e servidores públicos, além de proporcionar uma maior interação entre eles por meio de palestras e estandes de cursos preparatórios, unindo o prático ao teórico”, afirma o diretor de Redação da FOLHA DIRIGIDA, Luiz Fernando Caldeira. O mesmo vale para o mercado de trabalho privado, onde o conhecimento é a principal qualificação buscada pelos empregadores nos candidatos às vagas de emprego, trainee e estágio. Portanto, programe-se para aproveitar ao máximo os três dias do evento e encurte o caminho até o seu sucesso profissional.

Diversos estandes com novidades e promoções
Nos diversos estandes espalhados pelos terceiro e quarto andares do evento, os visitantes podem se informar sobre carreiras, encontrar o que há de melhor em material didático destinado à preparação para concursos, além de conhecerem as vantagens e condições oferecidas pelos principais cursos preparatórios do Rio de Janeiro. A procura por uma opção de turma que se encaixe na rotina de estudos desejada e, também, no orçamento pode ser feita nos estandes da Degrau Cultural, Academia do Concurso, Complexo de Ensino Renato Saraiva, LFG, Progressão, Ícone e Plá. Os expositores irão proporcionar diferentes experiências aos visitantes, como simulados, aulas no local e outras formas de atestar a qualidade do ensino oferecido por eles. E quem desejar, poderá sair da Feira com a matrícula garantida no seu curso preferido.
Uma dos grandes destaques do evento são os cursos online, já que têm crescido no mercado e proporcionado praticidade e comodidade aos concurseiros de forma geral. Os lançamentos em livros sobre concurso e os materiais didáticos já consagrados podem ser adquiridos nos espaços da Campus-Elsevier, Livraria Concursar, Editora XYZ e, também, dos próprios cursos preparatórios. Em diversos estandes, os visitantes ainda podem participar de jogos, quizzes e outros desafios e concorrer a brindes, descontos em materiais e cursos, além de bolsas de estudo.
O Sindicato dos Funcionários do Banco Central no Rio de Janeiro  (Sinal-RJ) também está presente, fornecendo informações sobre a carreira no banco, uma das mais cobiçadas do Executivo Federal, enquanto que a União dos Professores Públicos no Estado - Sindicato (Uppes), além de mostrar a importância do magistério na formação cidadã, aproveitará para atrair novos olhares para a carreira docente. O evento conta ainda com os organizadores de concursos públicos Cespe/UnB e Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial (Idecan), além do Centro de Integração Empresa-Escola.


Especialistas e dirigentes marcam presença no evento
Uma das principais atrações da 4ª Feira da Carreira Pública & Mercado de Trabalho é o ciclo de palestras, que movimenta o segundo andar do Centro Empresarial Firjan nos três dias de evento. Especialistas e autoridades públicas se revezam em dois auditórios, com capacidade total para 400 pessoas. Por isso, é importante se antecipar para garantir um lugar e aproveitar todo o conhecimento que é dividido com o público. O credenciamento para cada uma das palestras é aberto com uma hora de antecedência, no quarto andar.
No primeiro dia da Feira, as palestras são ministradas por nomes como Antoine Lousao, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), que aborda o tema “Perspectivas das Carreiras de Professor e da Área de Apoio na Secretaria Estadual de Educação”. Na mesma data, o subsecretário de Carreiras, Remuneração e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Paulo César Medeiros, fala sobre a experiência do governo do estado com o sistema de meritocracia no serviço público.
Para os que participam do concurso do Banco Central ou desejam conhecer o que a autarquia tem a oferecer, a pedida é a apresentação do presidente do sindicato dos funcionários do banco no Rio de Janeiro (Sinal-RJ), Sérgio Belsito. Destaque também para as palestras dos especialistas em concursos públicos Carlos Eduardo Guerra, o Guerrinha, Fábio Gonçalves e Paulo Estrella. Quem comparecer à Feira no segundo dia do evento pode acompanhar as palestras de dirigentes de importantes estatais brasileiras: Carlos Netto, diretor de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil, e Rubens Teixeira, diretor financeiro e administrativo da Transpetro, subsidiária da Petrobrás. Entre outras apresentações, Luiz Mário Couto, do Cespe/UnB, fala sobre a correção da prova objetiva da banca e o juiz federal William Douglas se aprofunda nos ensinamentos reunidos em seu livro campeão de vendas “Como Passar em Provas e Concursos”.
O último dia do evento é marcado pela terceira participação do procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Luís Antônio Camargo, como palestrante da Feira. Também se apresentam no encerramento do evento Salomão Azulay, representente da Diretoria Executiva de Gestão de Pessoas e Gerente Nacional de Remuneração e Benefícios da Caixa, e outros renomados especialistas como Sylvio Motta e Lia Salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário