quinta-feira, 3 de maio de 2012

PRF tem pressa para contratar 1.500 policiais ainda este ano


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem um grande desafio pela frente em 2012. Para cumprir o objetivo de contratar 1.500 policiais ainda este ano, conforme anunciado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o departamento terá que preparar um novo concurso, executá-lo e dar posse aos aprovados em apenas oito meses, além de concluir a atual seleção do departamento, que foi retomada este ano, após dois anos e três meses paralisado em função de fraude (já apurada pelo Ministério Público Federal).
Por meio de seu perfil no site de relacionamentos Facebook, a diretora-geral da PRF, Maria Alice Nascimento, afirmou que o alcance da meta exigirá um trabalho conjunto das diferentes coordenações e superintendências do órgão. "Juntos venceremos o desafio de colocarmos 1.500 (policiais) só neste ano", postou ela, no último dia 28. O cargo de policial rodoviário federal é aberto àqueles que possuem o ensino superior completo em qualquer área e proporciona remuneração inicial de R$6.108.95, já com o auxílio-alimentação de R$304.
A oferta de vagas do novo concurso ainda não foi informada, mas em seu comentário no site de relacionamentos, a inspetora Maria Alice não menciona o aproveitamento de excedentes do atual concurso, referindo-se apenas à formação de 750 novos policiais (com início previsto para junho), o que corresponde à oferta original. Caso não sejam convocados aprovados além do número inicial de vagas, o que depende de aprovação do Ministério do Planejamento, a nova seleção terá que ser para 750 vagas (ou mais, caso haja sobra de vagas no concurso atual), a fim de atingir o quantitativo informado pelo ministro Cardozo.
Procurada pela FOLHA DIRIGIDA, a PRF não informou até o momento em que fase estão os preparativos nem confirmou a oferta de vagas do novo concurso, que ainda depende de autorização formal do Ministério do Planejamento. Segundo o ministro da Justiça, as contratações já foram autorizadas pela presidente Dilma Rousseff.
A PRF já possui um pedido de concursos escalonados, visando à contratação de 4.500 policiais nos próximos três anos, sendo 1.500 a cada ano, a começar de 2012. Em entrevista coletiva no mês de fevereiro, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou que a realização do concurso deste ano já está prevista no orçamento da União. "Teremos concurso exatamente por causa do plano de fronteiras", disse ela, referindo-se ao programa do governo federal destinado à ampliação do combate ao crime organizado nas regiões de fronteira.

FONTE: FOLHA DIRIGIDA


Nenhum comentário:

Postar um comentário