O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM-PA) irá realizar concurso este ano para preencher 464 vagas, sendo 426 no cargo de soldado, que exigirá o primeiro ano do nível médio, e 38 para o de oficial, que exigirá o nível médio completo. A remuneração de soldado será R$2.052,60, e a de oficial será de R$4.083,69. Os aprovados serão contratados pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia.
A realização do concurso foi confirmada em 2012 pela secretária de administração (Sead) Alice Viana. A Assessoria de Imprensa da Sead informou que a previsão é de que a comissão organizadora do concurso seja formada em março deste ano, iniciando-se a partir de então os trâmites de organização do concurso.
Ainda não foram divulgadas quais serão as exigências para inscrição, mas na última seleção, realizada em 2007, foi cobrada altura mínima de 1,65m para homens e de 1,60m para mulheres, além da exigência de ficha limpa na polícia, entre outras.
A última seleção do Corpo de Bombeiros do Pará foi realizada pelo Instituto Movens, tendo ofertado 400 vagas no cargo de soldado, que exigiu o nível fundamental completo, e 30 na função de oficial, que exigiu o nível médio completo. Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, avaliação psicológica, exames médicos, teste de aptidão física e habilitação.
Na prova objetiva do cargo de soldado, as disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia do Pará e Noções de Informática. Já na de oficial, as disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física e Química, História e Geografia do Pará, Noções de Informática e Redação. Para ser aprovado no exame objetivo, foi preciso alcançar no mínimo seis pontos. No teste de aptidão física, cujo conteúdo foi o mesmo para ambos os cargos, os candidatos foram submetidos a flexão de braço no solo, flexão abdominal em decúbito dorsal em 45º, natação e corrida de 12 minutos.
FONTE: FOLHA DIRIGIDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário