terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Força extra pra encarar o Exame da OAB


Está definida a programação das três edições do exame da OAB deste ano e a data da segunda etapa do IX Exame, iniciada em 2012. Os estudantes que acertaram mais de 50% das questões objetivas, cujo gabarito definitivo saiu em 15 de janeiro, estão classificados para encarar a fase prático-profissional, a ser realizada no dia 24 de fevereiro.  Os editais referentes aos três certames de 2013 estarão disponíveis, respectivamente, nos dias 22 de março, 12 de julho e 4 de novembro (veja na tabela abaixo as datas das inscrições e aplicação das provas objetivas e discursivas). 
O professor da Verbo Jurídico, o Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e Ciências Contábeis, Especialista em Direito Tributário, Mestre em Direito Privado e Doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Cristiano Colombo há nove anos leciona na preparação de candidatos para o exame da OAB. Segundo ele, existem dois elementos marcantes que explicam o baixo índice de aprovação, no Exame de Ordem.
O primeiro deles é que, em algumas edições do exame, o grau de exigência foi extremamente elevado, tendo, inclusive, levado à reprovação alunos que nos bancos acadêmicos eram destaque. "Em alguns destes exames, pude identificar que a exigência deu-se ora na primeira fase, e, em outros exames, na segunda fase, com certa alternância."
Como segundo elemento, identifica a insuficiência de preparação de alguns candidatos. Sobretudo nos casos em que o aluno não teve tempo para se dedicar às leituras durante a faculdade, ou mesmo quando, em que pese tenha se dedicado, não se preparou diretamente para as provas, analisando questões ou se familiarizando com as exigências da banca.
Dr. Colombo recomenda buscar um curso preparatório de qualidade que permite, em tempo razoável, o candidato faça uma revisão geral de todos os conteúdos exigidos no edital do exame de Ordem. "Trata-se do estudo focado, partindo da análise de questões para após desenvolver o conteúdo, em um fluxo inverso ao estudo tradicional,  este é o diferencial", opina.
O curso preparatório auxilia o candidato para cada uma das fases. Na primeira, a realização de questões objetivas, verificando a maior incidência de conteúdos nas últimas provas. Na segunda fase, desenvolve-se a redação de peças, a correção das mesmas, e, é claro, o estudo direcionado para as questões discursivas.
O professor da Verbo Jurídico acredita que o exame da OAB é uma garantia para os cidadãos que muitas vezes não têm condições de avaliar a qualidade de um profissional por não serem técnicos da área. Assim, podem estar tranquilos ao encontrarem um advogado com registro e, portanto, habilitado no ordenamento jurídico brasileiro, com conhecimentos postos à prova em uma avaliação que também envolveu preceitos éticos correlatos à profissão.


DICAS DO PROFESSOR CRISTIANO COLOMBO:

- Fazer todas as últimas provas da OAB que estão no site da Ordem dos Advogados, verificando em quais as matérias que tem maior dificuldade;
- Lembre-se: estude o que você precisa, não o que gosta;
- O estudo de códigos comentados auxilia na vitória;
- Livros específicos para concursos ajudam muito;
- Em sendo possível, busque um curso preparatório, inclusive, para dar-lhe maior segurança e disciplina no estudo.


Cristiano Colombo - Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS. Graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS. Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. Professor do Instituto Educacional São Judas Tadeu. Professor de Direito Tributário do Curso Verbo Jurídico. Mestre em Direito pela UFRGS. Doutorando em Direito pela UFRGS. Sócio do Escritório Colombo Advocacia e Consultoria Jurídica.


VEJA AS DATAS DAS PRÓXIMAS EDIÇÕES DO EXAME DE ORDEM UNIFICADO



X EXAME XI EXAME XII EXAME
Publicação do edital
22/03/2013 12/07/2013 04/11/2013
Período de inscrições
22/03 a 09/04/2013 12 a 30/07/2013 04 a 19/11/2013
Prova objetiva (1ª fase)
28/04/2013 18/08/2013 08/12/2013
Prova discursiva (2ª fase)
16/06/2013 06/10/213 02/02/2014


























FONTE: OAB



Oferecimento:

VERBO JURÍDICO - PREPARATÓRIO OAB
Para mais informações ligue (51) 3076-8686 


                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário