sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Governo-MG: Educação prepara concurso para 50 mil vagas

O concurso para a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE- MG), que visa ao preenchimento de 50 mil vagas, está em fase de elaboração e a previsão é de que o edital seja divulgado em novembro. A seleção foi anunciada em julho pela secretária Renata Vilhena, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG).
Embora não tenham sido divulgadas as escolaridades e nem as áreas, a expectativa é de que sejam oferecidas oportunidades para cargos que exijam os níveis médio, médio/técnico e superior. Segundo a secretária da Seplag, a seleção visa à substituição de terceirização.
O concurso é uma das reivindicação da Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG). A coordenadora do sindicato, Beatriz Cerqueira acrescentou que o quantitativo não será suficiente para atender a demanda. "Não, uma vez que o número de vagas está abaixo da quantidade de cargos vagos. A ausência de transparência do governo do estado que não oferece condições de saber quantos exatos cargos vagos existem hoje na rede."
Ela disse ainda que será necessário que o governo apresente corretamente o número de cargos vagos na rede estadual, pois hoje no Estado, existem 73 mil contratos temporários. "O governo sempre divulga um número inferior de vagas ao que é real na rede estadual. Então, a primeira questão é que o governo tenha transparência e divulgue à sociedade o quantitativo vago na rede estadual. Bo último concurso foram oferecidas 21 mil vagas quando tínhamos mais de 60 mil contratos temporários."
Última seleções - No último concurso para a Secretaria de Educação de Minas Gerais, realizado em 2012, foram oferecidas 21.377 vagas, sendo a maioria delas, cerca de 13 mil, para o cargo de professor de Educação Básica (PEB), nas áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. As remunerações iniciais variaram de R$911 a R$3.300, para carga horária de trabalho de até 40 horas semanais. O prazo de validade so concurso  é de até quatro anos. A organizadora foi a Fundação Carlos Chagas.
A seleção foi composta por duas etapas. Na primeira, de caráter eliminatório e classificatório, o candidato realizou prova objetiva, com 60 questões, distribuídas pelas disciplinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. Já na segunda etapa, de caráter classificatório, foi destinada a análise de títulos. As convocações dos aprovados na primeira etapa, para entregar a documentação, foram com no mínimo 20 dias de antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário