quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PM-RJ: Saiu gabarito e resultado da prova objetiva. Confira!

A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ) divulgou nesta terça-feira, dia 7, os gabaritos definitivos e o resultado provisório da prova objetiva do concurso para soldado. Embora cerca de dez questões fossem alvo de questionamentos, tanto por candidatos como por professores, a Exatus (organizadora) anulou apenas quatro: duas de Português, uma de Sociologia e uma de Informática (veja arquivos em anexo).
A listagem divulgada pela Exatus traz as notas de todos os candidatos, inclusive aqueles que foram eliminados por descumprirem as regras do edital. Serão aprovados na prova objetiva os candidatos que não zerarem nenhuma disciplina e alcançarem o mínimo 50% de acertos (20 pontos). Embora a pontuação mínima no exame para ter a redação corrigida seja 20 pontos, não é possível ainda precisar se todos os que obtiveram esse quantitativo foram aprovados na objetiva, já que a listagem não traz as notas por disciplinas, impossibilitando saber quem zerou em alguma matéria.
O prazo de recursos contra o resultado da prova objetiva e para vista do cartão-resposta, que anteriormente era de 1º a 7 de outubro, passou para o período de 8 a 14 deste mês. Os candidtaos deverão acessar  site da organizadora e seguir os procedimentos. O resultado definitivo da prova objetiva será liberado no dia 21 de outubro. Já o resultado provisório da redação será liberado no dia 23, com o definitivo saindo no dia 7 de novembro, bem como a classificação do exame intelectual. Para ser aprovado na redação, que vale dez pontos, também é necessário obter 50% dos pontos. Serão corrigidos os textos dos candidatos aprovados na prova objetiva até o limite de cinco vezes o número de vagas.
Para efeito de desempate entre os candidatos que apresentem igualdade de pontuação, terá vantagem aquele que tiver a maior nota na seguinte ordem: redação, Português, História, Sociologia, Geografia, Informática, Legislação de Trânsito, Direito Humanos e maior idade. A segunda etapa será o exame psicológico, eliminatório, tendo como objetivo aprovar os candidatos que possuem funções mentais e habilidades específicas, além de características de personalidade compatíveis com o cargo.
A terceira fase constará de exame antropométrico, mediante verificação do Índice de Massa Corporal (IMC), de acordo com a tabela no subitem 12.3.2 do edital. Ainda haverá exame físico, teste toxicológico, exame médico e pesquisa social e documental (4ª, 5ª, 6ª e 7ª etapas, respectivamente). A seleção destina-se ao preenchimento de 6 mil vagas, 600 delas para mulheres.

Concurso marcado por polêmicas

A seleção para a PM-RJ vem sendo marcada por uma série de polêmicas, que começou no dia da aplicação da prova objetiva, 31 de agosto. Na ocasião, alguns candidatos denunciaram que teria ocorrido quebra de sigilo do concurso, após terem sido publicadas fotos em redes sociais do cartão resposta e de parte do caderno de questões. Além disso, um grupo de candidatos reclama do nível de dificuldade das provas e de que muitas questões também estariam fora do programa oficial. Frente a todas essas polêmicas, foi gerado um abaixo-assinado na internet pedindo a anulação do concurso.
Vários parlamentares também manifestaram insatisfação com os rumos da seleção e, por isso, foi pedida uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para investigar as supostas irregulares, mas a data da sua instalação ainda não foi decidida. A deputada estadual Janira Rocha (Psol), por exemplo, deu entrada na última sexta-feira, dia 3, em ação popular pedindo anulação do concurso, por conta do que considera omissão do governo ao não anular a seleção, "apesar das várias e comprovadas irregularidades".

Anexos

TítuloDataTipo
07/10/2014PDF
07/10/2014PDF
07/10/2014PDF
07/10/2014PDF
FONTE: FOLHA DIRIGIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário