segunda-feira, 11 de junho de 2012

Educação-SP: Governador confirma abertura de concurso para PEB II

O governador Geraldo Alckmin, reiterou, no último dia 4, a intenção de realizar concurso público para professores de educação básica II (PEB II) para a rede estadual de ensino. "Temos expectativa  no segundo semestre de um novo concurso na rede estadual. O número de vagas será divulgado oportunamente", explicou Alckmin, após a cerimônia de inauguração do Edifício Cidade IV, no centro de São Paulo. A intenção de realizar o concurso já havia sido anunciada recentemente pelo secretário Herman Voorwald, durante visita à Assembleia Legislativa, em 21 de maio. Para concorrer é necessário possuir licenciatura plena ou formação superior na disciplina. Atualmente, o salário de um docente que trabalha 40 horas semanais é de R$1.988,63.
O número de vagas depende de levantamento a ser feito pela Secretaria da Educação, após concurso de remoção, realizado em maio. Atualmente, existem mais de 93.150 vagas em aberto, sendo 13 mil oriundas de exonerações e aposentadorias e  outras 80 mil criadas pela Lei Complementar 1.094/2009. No último concurso, realizado em 2010, foram registrados 261.489 inscritos, para a oferta de 10.083 vagas, dos quais 56 mil foram aprovados. Até o momento, foram nomeados 23.777 professores, sendo que mais 9 mil serão convocados em julho. Isso quer dizer que ao final do processo serão nomeados três vezes mais servidores do que o número expresso no edital. Atualmente, a rede estadual conta com 152.438 professores de PEB II na ativa (sem contar os afastados) e 3.520 escolas de ensino fundamental e médio.
Em 2010, as vagas contemplaram 91 diretorias de ensino para as disciplinas de Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e Educação Especial (deficiências física, auditiva, mental e visual). Para ser aprovado no exame, o candidato foi submetido à prova objetiva, avaliação de títulos e teste de aptidão, que acontece após o curso de formação.

FONTE: FOLHA DIRIGIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário