quinta-feira, 14 de junho de 2012

A Reta Final


Agora é a hora dos suspiros e dos temores. Publicado o edital para a Polícia Federal para os cargos de Escrivão, Perito e Delegado de Polícia, começa a correria em busca de uma das vagas, representada nitidamente por dois grupos muito distintos: os que já vinham estudando e os que acreditam que um superesforço solucionará a questão da aprovação.
É importante destacar que pelo menos os futuros Delegados terão que se empenhar tanto quanto os neófitos que não estavam estudando, considerando as poucas mas profundas alterações que o edital trouxe, passando a exigir disciplinas como Direito Internacional Público e Direito Financeiro, além é claro de integrar ao plano de aprovação a prova oral, temida por muitos.
Aos escrivães e Peritos de plantão, boas foram as notícias no sentido das poucas alterações em relação aos últimos editais, o que dá aos planejados parcela de vantagem em relação aos que iniciam hoje seus estudos.
Mas de volta aos grupos de estudos, eles assim podem ser vistos. Os que já vinham estudando, estão agora aflitos por nivelar o conteúdo já estudado com as novidades que o edital passou a exigir. Para este grupo só passa a ser interessante o estudo destes pontos, reservando às disciplinas tradicionais pequenas revisões e testes de provas simuladas. Mas não dispensarão as salas de aulas que ofereçam somente as disciplinas inovadoras.
O grupo que não estava estudando tem um só objetivo: escolher o melhor curso preparatório que atenda ao maior volume de disciplinas do edital no tempo que tem até a prova. É nítido aqui que a busca pelo curso com os professores que consigam trazer as informações mais atualizadas e oportunas, fará com que o candidato consiga melhores resultados. Perder tempo seguindo a letra do edital sem atentar para os pontos que vem sendo mais requisitados nas provas da examinadora é burrice. É claro que não terão tempo para ver todo o edital mas não impor ciência no que pode ser visto é negligência!
Em ambos os casos, as revisões irão imperar. Chances e condições não são aferíveis com tanta clareza, já que alguns candidatos tem a conhecida clareza solar para alguns conteúdos, facilitando sua aprovação ao passo que outros candidatos podem levar anos para entender o que um ponto quer dizer.
Então o que vai mesmo fazer a diferença nesta reta final é o tipo de conteúdo que você está absorvendo em sua memória rápida (a sua memória RAM), refletindo em pontos que aparecerão em sua prova em agosto.
Bons estudos, boa leitura do edital e....boa posse!

Leonardo Pereira, advogado e diretor do Instituto IOB, preparatório para concursos

Oferecimento: 

                              http://www.iob.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário