A Secretaria da Cultura do Distrito Federal (Secult-DF) prepara junto à Secretaria de Administração Pública (Seap-DF) novo concurso, após quase 28 anos sem realizá-lo. A seleção foi autorizada em 2012, em caráter de urgência, com o edital previsto, inicialmente, para abril deste ano. Porém, após meses de atraso, o documento deve ser publicado ainda em 2013, ou seja, até o final do mês que vem.
A afirmação é do subsecretário da Unidade Administrativa da Secretaria da Cultura, Alexandre Rangel, em entrevista exclusiva a FOLHA DIRIGIDA. A divulgação do documento depende da finalização do processo de escolha da empresa que irá organizar o concurso, etapa pela qual a Seap-DF é a responsável. "Recebemos a previsão de publicação do edital ainda em 2013. Assim que o documento for divulgado, as provas terão o prazo entre 45 a 60 dias para serem realizadas."
A oferta total será de 100 vagas: 50 para técnico de atividades culturais (nível médio), na especialidade de agente administrativo e outras 50 para o cargo de analista de atividades culturais (nível superior), nas áreas de Arqueologia, Artes Cênicas e Plásticas, Administrador, Arquiteto, Bibliotecário, Contador, Engenheiro Civil e Elétrico, Direito, Economista, Estatístico Jornalismo e Museologia.
O subsecretário informou que o déficit do quadro de funcionários tem provocado inúmeros transtornos no atendimento e na gestão das políticas públicas de cultura. Segundo Alexandre Rangel, a secretaria hoje não possui profissionais nas áreas de arquitetura, engenharia, museologia entre outras funções fundamentais.
"Com o concurso vamos responder a demanda imediata de profissionais para poder melhorar o atendimento nas áreas de preservação e conservação do patrimônio, implementar um sistema de museus, fortalecer as políticas de livro e leitura, implementar a lei de incentivo e fortalecer a rádio cultura, sem as seleções essas políticas culturais continuam com avanços limitados", reconhece.
E, em decorrência da grande carência de pessoal - resultado de tanto tempo sem concurso - mais convocados, além daqueles dentro do número de vagas, serão chamados. "O concurso é para 100 vagas, porém a necessidade urgente é de 300. Por isso, pretendemos chamar até o final de 2014, 300 novos servidores, além de abrir o processo de licitação para as funções que são terceirizáveis", antecipou.
Os atrativos do concurso são vários: o regime de trabalho é de 40 horas semanais, com remuneração inicial de R$6 mil para o nível superior e R$4.160 para o nível médio, valores que incluem vencimento e Gratificação de Atividades Culturais. Os habilitados serão contratados pelo regime estatutário, que garante estabilidade empregatícia. Além disso, na Secretaria de Cultura há um plano de carreira com progressão funcional e salarial.
"Este concurso é muito importante para as politicas públicas de cultura, aguardamos que os interessados se preparem e venha para um órgãos que possui servidores que se envolvem e acreditam no órgão, sobretudo, pela agilidade e a visibilidade das ações implementadas e pelo prazer de trabalhar com a criatividade, arte, leitura, áreas tão importante para a saúde mental do ser humano", finaliza.
Anexos
Título | Data | Tipo |
06/11/2013 | ||
06/11/2013 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário