O Ministério da Fazenda abrirá em dezembro uma grande oportunidade para aqueles que desejam ingressar no serviço público federal, garantindo estabilidade e boa remuneração. De acordo com o ministério, até o fim do próximo mês, será divulgado o edital do concurso para 1.026 vagas de assistente técnico-administrativo, cargo de nível médio, com remuneração inicial de R$3.175,82, incluindo o auxílio-alimentação, que é de R$373. As chances serão distribuídas por Rio de Janeiro e outros 24 estados. Além da Receita Federal, como já era esperado, as vagas deverão ser para atuação na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e nas Superintendências de Administração do Ministério da Fazenda (SAMFs). Segundo o ministério, arranjos internos irão determinar a necessidade nas localidades de cada um deles. Consultado na última quarta-feira, dia 27, o órgão afirmou não ter ainda outras informações sobre a divisão das vagas.
A expectativa é de que haja um grande quantitativo para o Rio de Janeiro, com o estado podendo até contar com o maior número de vagas entre os 25 que serão contemplados. O motivo é que São Paulo e Distrito Federal, que costumam concentrar a maioria das vagas, não farão parte do concurso, pois possuem seleção vigente até novembro do ano que vem. E na primeira seleção para o cargo, em 2009 (a atual, aberta no ano passado, foi a segunda), o Rio só recebeu menos vagas do que São Paulo (226 de um total de 2 mil, contra 368).
A organizadora do concurso será a Esaf, com os novos assistentes sendo selecionados exclusivamente por meio de provas objetivas, caso seja mantido o modelo dos dois concursos realizados até agora. E confirmando-se a divulgação do edital de abertura em dezembro, as provas serão aplicadas a partir de fevereiro (pelo menos na cidade do Rio de Janeiro e nas capitais dos outros 24 estados que receberão vagas), observando-se o intervalo mínimo de 60 dias, previsto no Decreto 6.944/09.
A orientação básica dos especialistas em concursos é para que os interessados em concorrer às novas vagas estudem com base no programa da seleção de 2012, composto por Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Arquivologia e Gestão Pública. Porém, como parte das vagas será para a Receita Federal, alguns aconselham ainda o estudo de Direito Previdenciário e Direito Tributário, cobrados no concurso de 2009, que também foi para atuação na Receita.
Superior - Foi divulgado, no último dia 26, o resultado final, com homologação, do concurso para 347 vagas em cargos de nível superior do Ministério da Fazenda. A lista dos candidatos aprovados e classificados até o limite estabelecido no Decreto 6.944/09 pode ser conferida nos sites da Esaf (organizadora) e aqui na FOLHA DIRIGIDA Online. A validade da seleção será de um ano, podendo dobrar. Inicialmente, o Ministério da Fazenda manifestou a intenção de nomear os aprovados logo após a divulgação do resultado final, mas devido ao corte nas despesas da União com pessoal, anunciado em julho deste ano, as nomeações podem ficar para 2014.
FONTE: FOLHA DIRIGIDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário