segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Assembleia-MS: Concurso confirmado: edital em abril de 2016

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul confirmou que será realizado no início de 2016 o concurso para a área de apoio. Essa será a primeira seleção pública da Casa, em pauta desde 2014, quando o deputado Jerson Domingos (PMDB) solicitou que fossem tomadas as medidas necessárias para a abertura do concurso. A expectativa é de que sejam oferecidas 350 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, e o edital está previsto para abril do ano que vem.
Em outubro de 2014, Jerson Domingos destacou a necessidade de concurso por conta do déficit no quadro de funcionários ocasionado por um número considerável de aposentadorias. Em fevereiro deste ano, o novo presidente do Legislativo, deputado Junior Mochi (PMDB), afirmou que a quantidade de vagas seria definida até o final de 2015. Na ocasião, ele explicou: "Fizemos compromisso verbal com o Ministério Público Estadual sobre o concurso e por esse motivo vamos propor um projeto de lei para aposentadoria incentivada para aqueles servidores que tenham tempo de serviço, mas não a idade para se aposentar. Vamos promover um incentivo remunerado para eles aderirem à aposentadoria e assim poder abrir vagas para a realização do concurso. Isso em um prazo de seis a oito meses para assim poder abrir concurso para um público fixo de funcionários administrativos da Casa”.
Em maio, foi publicada no Diário Oficial da União, a instituição do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Este foi o primeiro passo para o concurso, já que com as aposentadorias, novas vagas serão abertas. Os servidores que atenderem aos requisitos para aposentadoria voluntária deverão assinar Requerimento de Aposentadoria e o Termo de Adesão até o dia 15 de fevereiro de 2016.
No último dia 16, Junior Mochi fez um balanço das conquistas de 2015 e metas para 2016. Ele ressaltou ações de gestão interna que garantiram mais agilidade às atividades legislativas e otimizaram recursos. Segundo ele, graças ao Programa de Aposentadoria Incentivada, 114 servidores se aposentaram, garantindo vagas para o primeiro concurso público da Assembleia Legislativa. Além da previsão do novo edital para abril, ele prometei a reforma das instalações do Palácio Guaicurus, sede do Legislativo estadual, e a conclusão das obras do anexo da Casa de Leis também para o próximo ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário